MARCOS GOMES É PEGO EM EXAME ANTIDOPING E É SUSPENSO PELO STJD
Marcos Gomes (Foto: Cleber Akamine/ Globoesporte.com ) |
O Vice-campeão de 2008 da Stock Car, Marcos Gomes,'Marquinhos' Gomes, como é chamado pelos colegas mais próximos, 28 anos, que era visto até a metade do Campeonato (6° etapa) da Stock Car na equipe Full Time, que atualmente tem como pilotos Xandinho Negrão e Rubens Barrichello, foi afastado das atividades do esporte a motor por seis meses, a decisão foi declarada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em julgamento realizado no dia 07 de novembro. O piloto brasileiro foi pego no exame antidoping, realizado durante a realização da 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car, realizado 06 de maio de 2012, no Autódromo Velopark, Rio Grande do Sul.
Confira o comunicado emitido pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).
28 de novembro de 2012 - O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por maioria, em julgamento realizado em 7 de novembro de 2012, condenou o piloto Marcos Gomes a seis meses de suspensão, em virtude de achados analíticos adversos (metilfenidato, isometepteno e canabinoide) no exame antidoping procedido durante a 3a etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car, realizado 06 de maio de 2012, no Autódromo Velopark, Rio Grande do Sul, contando a suspensão a partir do dia do exame.
Conheça as substâncias encontradas no exame antidoping do piloto Marcos Gomes
►Metilfenidato - (conhecido por suas denominações comerciais Ritalina® , do laboratório Novartis Biociências, e Concerta®, do laboratório Janssen Cilag, uma subsidiária da Johnson & Johnson) é uma substância química utilizada como fármaco, estimulante leve do sistema nervoso central, com mecanismo de ação ainda não bem elucidado, estruturalmente relacionado com as anfetaminas.[3] É usada no tratamento medicamentoso dos casos de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), narcolepsia e hipersonia idiopática do sistema nervoso central (SNC). Fonte: Wikipédia - A enciclópedia livre
►Isometepteno - O cloridrato de isometepteno, é um espasmolítico que
possui dois mecanismos de ação principais: ação direta
sobre o músculo liso e ação simpaticomimética. Possui
ainda ação analgésica e potencializadora de analgésicos. Indicado no tratamento de vários tipos de dor de cabeça ou
cólicas. Fonte: Pratidonaduzzi
►Canabinoide - O uso de canabinóides é a prática de doping com mais casos positivos verificados em Portugal em 2007 e em 2008, segundo dados estatísticos do CNAD.
Estamos a falar da marijuana e do haxixe, substâncias que podem alterar o rendimento dos atletas em determinadas modalidades em que o relaxamento é fundamental para um bom desempenho. Porém, nas práticas desportivas mais activas, o uso de canabinóides também é considerado doping, porque preenche dois requisitos inaceitáveis: lesa a saúde do atleta e belisca aquilo que se entende pelo espírito do desporto.
Os casos sucedem-se em várias modalidades e reportam-se a atletas juniores e seniores, levantando-se a dúvida de que o desporto, afinal, pode não tirar os mais jovens dos caminhos considerados desviantes. "Não se pode esperar que o contexto desportivo seja a panaceia para todos os males.
O desporto, efectivamente, ajuda, mas não é remédio. Se calhar, não fosse a prática desportiva, havia mais jovens a fumar substâncias proibidas", explicou Ana Luísa Pereira, socióloga do desporto no FCDEF (Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física). "Provavelmente, muitos deles têm esse tipo de comportamento para mostrarem que já são adultos", completou a docente.
Quando um atleta utiliza canabinóides, e é apanhado num controlo antidoping, poderá ser punido com uma advertência ou uma pena de suspensão de um ano, de acordo com a nova legislação em vigor. "A advertência leva a que o atleta seja controlado durante seis meses e, se se verificar a presença da mesma substância, a pena é agravada", complementou Luís Horta, do CNAD. Tratando-se de uma segunda infracção, o praticante fica sujeito a uma pena de dois a quatro anos, como se pode ler no artigo 59 da Lei n.º 27/2009.
"Estamos muito preocupados com este caso, porque é um problema que tem aumentado nas nossas sociedades actuais e isso reflecte-se no desporto", confirmou. Fonte: Jornal de Notícias
A planta da maconha contém mais de 400 substâncias químicas, das quais 60 se classificam na categoria dos canabinoides, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde. O tetra-hidrocarbinol (THC) é um desses canabinoides e é a substância mais associada aos efeitos que a maconha produz no cérebro. Fonte: Brasil escola
Marcos Gomes no volante e seu pai, Paulo Gomes (barba e bigode) Foto: Miguel Costa Junior/ MF2 |
Marcos Gomes é filho do tetracampeão (Stock Car) Paulo Gomes, o Paulão, e irmão do também piloto Pedro Gomes.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.