A FESTA EM ABU DHABI TEM NOME, SEBASTIAN VETTEL O "ALEMÃOZINHO VOADOR"
No último Grande Prêmio da temporada 2010 de Fórmula 1, disputado no último domingo (14), em Abu Dhabi, no belissimo circuito Yas Marina, Sebastian Vettel escreveu seu nome no grande e seleto grupo de Campeões Mundiais. Durante toda temporada tomeia ousadia e chamei o Vettel de "alemãozinho voador". E não deixa de ser uma verdade, não é mesmo? Sinceramente não acreditava que Mark Webber, seu companheiro de equipe fosse "amarelar" diante de um sonhado e desejado título mundial.
Com o mesmo carro que Vettel apenas saiu da 5º colocação e o pior atrás de Fernando Alonso que incrivelmente coseguiu por a marca do Cavalinho Rampante na terceira posição do grid. Surpreendentemente a McLaren resolveu andar firme nesse GP, pois, há algumas provas estava uma tristeza de doer. Bom para Vettel que largava na pole e não tão bom para Alonso que precisaria de 4º lugar no final da prova para ser campeão.
O que vimos a partir do apagar das luzes vermelhas foi um Vettel tranquilo, concentrado e com uma vontade "daquelas" de vencer a prova. E foi isso que aconteceu, pois, o que vimos durante toda a temporada é que quando Vettel largava na pole dificilmente não vencia. A pista não favorecia possibilidades de ultrapassagens , o que ajudou o Vettel e destruiu o Webber e o Alonso. A estrategia da Ferrari em parar logo apos o Webber não ajudou o Alonso, apesar de o espanhol conseguir voltar a frente do australiano. O que "quebrou a Ferrari foi que quando houve o acidente de Schumacher e Liuzzi, onde forçou a entrada do Safety Car, ainda na primeira volta, alguns corredores como o Rosberg e Petrov foram imediatamente ao boxes e ganharam uma boa vantagem quando outros carros começaram a realizar os seus pit-stop.
No final das 55 voltas Alonso cruzou a linha de chegada em 7º e marcou apenas 6 pontos, Webber 4 e Vettel com a vitória somou 25 pontos. Alonso furioso por não ter conseguido a ultrapassagem sobre o russo da Renault, ergueu o punho na direção de Petrov, reclamando sobre seu comportamento na pista. O russo educadamente ergue as duas mãos querendo dizer" o que é que você quer meu amigo?!" e deu um - chega para lá - ainda dentro do carro.
Com a vitória e o título para a alemanha (oito ao total), a emoção e o choro ainda no carro foi ouvido por todos que acompanhavam a prova, é até estranho ver uma alemão chorando. Parabéns ao Vettel que não deixou a peteca cair mesmo nos momentos mais estressantes, mesmo diante de tantas falhas pessoais, falhas mêcanicas, críticas pesadas do meio especializado, sobre suas atuações desastrosas em alguns GPs. Algo interessante nesse GP de Abu Dhabi é que Vettel não sabia o que estava acontecendo com Alonso, só soube na última volta através de seu engenheiro, com certeza, para o "alemãozinho voador" não fazer bobagem, confira nas palavras do novo campeão.
- Para ser sincero, eu não sabia de nada. Eu só imaginava. Nas últimas 10 voltas, meu engenheiro Rocky (Guillaume Rocquelin) estava me dando dicas para trazer o carro para casa. Agora eu sei por que ele estava tão nervoso. Ele disse “está ficando bom”, mas eu não sabia o que isso significava. Eu só me concentrei em mim mesmo, e de repente eles começaram a gritar que eu tinha conquistado o título – contou Vettel.
Confira a classificação final do GP de Abu Dhabi
1. Sebastian Vettel (ALE/RBR) - 55 voltas em 1h39m36s837
2. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 10s1
3. Jenson Button (ING/McLaren) - a 11s
4. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 30s7
5. Robert Kubica (POL/Renault) - a 39s
6. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 43s5
7. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 43s7
8. Mark Webber (AUS/RBR) - a 44s2
9. Jaime Alguersuari (ESP/STR) - a 50s2
10. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 50s8
11. Nick Heidfeld (FIN/Sauber) - a 51s5
12. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 57s6
13. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 58s3
14. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - a 59s5
15. Sebastien Buemi (SUI/STR - a 63s1
16. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - a 64s7
17. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - a uma volta
18. Lucas di Grassi (BRA/VRT) - a duas voltas
19. Bruno Senna (BRA/Hispania) - a duas voltas
20. Christian Klien (AUT/Hispania) - a duas voltas
21. Jarno Trulli (ITA/Lotus) - a quatro voltas
Não completaram:
Timo Glock (ALE/VRT) - a 12 voltas
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - acidente
Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - acidente
Preferia Webber, mas antes Vettel que Alonso.
ResponderExcluirDei uma olhada no retrospecto do alemão nas outras categorias e vi que demonstrou habilidade.
Faez.
É Faez, eu também tinha a preferência por Webber até em virtude de ser o concorrente direto do Alonsinho. Mas a zebra prevaleceu, Webber amarelou e Alonsinho se quebrou (risos) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
ResponderExcluirATT:
CLAUDIO HELIANO