O TRICAMPEONATO DE DARIO FRANCHITTI NA FÓRMULA INDY 2010
Olá Família!
O GP de Homestead realizado na noite de sábado (02/10), no circuito oval de Miami, encerrou mais uma temporada super emocionante da Fórmula Indy 2010, foram 17 provas, distribuídos em vários países, incluindo aí uma prova em circuito de rua no Brasil, a categoria contou com provas no Canadá, EUA e Japão.
A prova de Miami foi muito especial, primeiro pelo fato de ser num horário local, com o pôr do sol invadindo a pista e finalizando a corrida (200 voltas) com as estrelas brilhando no céu. Segundo, a disputa envolvia as duas melhores equipes do momento, Penske e Chip Ganassi, com seus dois pilotos representados pelo, Will Power (australiano) e pelo Dario Franchitti (escocês).
A prova foi muito gostosa, onde qualquer vacilo em circuito oval, a mais de 350 Km/h, costuma ser cruel, para aquele piloto que abusa um pouco do pé direito, foi o que aconteceu com o líder do campeonato Will Power, que no giro 135 de um total de 200, escolheu a parte de cima do traçado, pegou a parte suja da pista e se arrastou no muro, o suficiente para danificar a suspensão traseira. O que o obrigou a entrar nos boxes e seus mêcanicos efetuaram a troca ali mesmo com piloto e toda a pressão em volta de todos. Interessante foi observar o rosto do Power ainda com capacete, e ver seus olhos com tamanho bem maiores do que os normais, tenho certeza que o nível de adrenalina alí estava super alto. Power perdeu muitas voltas tentando repor a suspensão traseira, quando voltou a pista tinha cinco voltas de desvantagem e o carro não estava bom após a troca e acabou abandonando.
Um dos melhores momentos ficou reservado para o final da prova quando os pilotos da Equipe Andretti Racing, Tony Kanaan (brasileiro) e Danica Patrick (americana), disputavam a segunda colocação roda a roda em nível de conceração e respeito que so se vê na F-indy que durou mais de 10 voltas e que no final a piloto Danica, conseguiu superar Kanaan, ficando com segunda colocação e Kanaan na terceira posição. Tony se diz satisfeito com o resultado e também por terminar a temporada no pódio “Foi uma corrida emocionante, pois tivemos alguns problemas nos pits que nos levaram lá para traz, mas conseguimos mostrar que podemos passar vários carros”.
“Acho que terminar a temporada no pódio e um grande resultado e nos enche de motivação para o ano que vem. Acho que foi um grande espetáculo e estou feliz por voltar ao pódio”, disse Tony, que foi campeão da Fórmula Indy em 2004.
O melhor brasileiro na tabela geral foi o Helinho, terminando na 4º colocação, logo após a prova Helinho demonstrou tristeza por não estar diretamente na luta pelo título e com dores emocionais, falou da injusta punição em Edmont, na qual foi o vencedor, mas fora punido por uma "manobra desleal" acusada pelos diretores da polémica prova no Canadá
“Fiquei muito surpreso pelo fato de certos pilotos não terem sido penalizados. Infelizmente, a gente tem de falar de novo sobre Edmonton. Foi um episódio tão grotesco e hoje (no sábado), na minha frente, eu vi muita coisa acontecer e não vi nenhuma penalização, não vi nada. Isso frustrou um pouco, mas espero que na temporada de 2011 sejam mais claras todas essas regras”, disse Castroneves.
Helinho aproveita e parabeniza a Chip Ganassi e ao Dario Franchitti pela conquista do Campeonato "Por mais que não fosse eu lutando pelo campeonato, é frustrante porque eu quero ver a equipe campeã, eu quero ver o Roger Penske e todos os integrantes da equipe Penske contentes, então, isso realmente frustra o trabalho de um ano inteiro. Mas eu acredito que esse campeonato é de consistência e está de parabéns a equipe Ganassi”, disse Castroneves.
Ao final das 200 voltas, Dixon se sagrou vencedor da prova, seguido por Danica e Kanaan. Franchitti terminou em oitavo e ficou com o título da temporada 2010 da Fórmula Indy. O escocês já havia sido campeão da categoria em 2007 e 2009. Ao sair do carro o escocês reconheceu que com a saída de seu concorrente ao título, preferiu levantar o pé direito nas 65 voltas para o final "Tínhamos carro para vencer esta prova, mas preferimos ser mais conservadores e não arriscar — afirmou o escocês.
Confira como ficou o resultado final do GP Miami.
►1º Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi), 200 voltas
►2º Danica Patrick (EUA/Andretti), a 2s7587
►3º Tony Kanaan (BRA/Andretti), a 2s7698
►4º Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 3s7827
►5º Helio Castro Neves (BRA/Penske), a 5s3324
►6º Vitor Meira (BRA/A.J.Foyt), a 7s2126
►7º Marco Andretti (EUA/Andretti), a 8s3637
►8º Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi), a 11s1401
►9º Dan Wheldon (ING/Panther), a 22s2521
►10º Graham Rahal (EUA/Rahal Letterman), a 1 volta
►11º Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), a 1 volta
►12º Alex Lloyd (ING/Dreyer & Reinbold) a 1 volta
►13º Ed Carpenter (EUA/Vision), a 1 volta
►14º Alex Tagliani (CAN/Fazzt), a 1 volta
►15º Bertrand Baguette (BEL/Conquest), a 1 volta
►16º Sebastian Saavedra (COL/Conquest), a 1 volta
►17º Raphael Matos (BRA/De Ferran Luczo Fragon), a 1 volta
►18º Takuma Sato (JAP/KV), a 1 volta
►19º Ernesto Viso (VEN/KV), a 2 voltas
►20º Hideki Mutoh (JAP/Newman-Haas-Lanigan), a 2 voltas
►21º Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), a 2 voltas
►22º Sarah Fisher (EUA/Sarah Fisher), a 3 voltas
►23º Simona de Silvestro (SUI/HVM), a 3 voltas
►24º Milka Duno (VEN/Dale Coyne), abandonou
►25º Will Power (AUS/Penske), abandonou
►26º Bia Figueiredo (BRA/Dreyer & Reinbold), abandonou
►27º Mario Moraes (BRA/KV Racing), abandonou
►►►► Galera, add a comunidade do nosso blog no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=103437778
*** Apaixonado por F-1 - O seu blog da velocidade e VOCÊ, uma parceria que chegou pra vencer.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.