segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O ADEUS QUE FARÁ FALTA

Oi amigos Apaixonado por F-1 - O seu blog da velocidade !

Muita agitação no mundo do automobilismo está acontecendo, são tantas rezenhas e fatos, que é de deixar um apaixonado como eu, bombardeado com tantas informações. Mas vamos com calma pois diz o ditado popular: que o santo é de barro.


Tudo que envolve o mundo do circo da f-1 tem um preço elevado, alias automobilismo não é algo barato não. Por exemplo, um curso numa escola de pilotagem para carros monopostos gira em torno de R$ 3000 a 3500 com quatro aulas práticas e quatro téoricas. Bom, mas isso não vem ao caso. Quero falar sobre a desistência da equipe BMW, que surpreendetemente anunciou no mês de julho sua desistência da categoria. Mas o que será que levou a fabricante abandonar seu projeto na principal categoria do automobilismo mundial? Dinheiro, falta de resultados, pilotos ou a tal da crise que abalou o mundo no final de 2008?


A BMW antes de ingressar como equipe foi fornecedora de motores para várias equipes desde 1952, sua última aventura como fornecedora de propulsores foi com a equipe Williams até final de 2005. No final desse mesmo ano a BMW adquiriu a maioria das ações da ex-equipe de f-1, Sauber.Então como detinha a maior parte da equipe passou a se chmar de BMW Sauber. Em 2006 tendo como pilotos o alemão Nick Heidfeld e o campeão de 1997, o candense Jacques Villeneuve, que não durou muito tempo e foi despedido no meio da temporada, sendo substítuido pelo polonês Robert Kubica.


A equipe logo em seu primeiro ano marca dois pódios, um na Hungria (3º) com Heidfeld e outro com Kubica (3º) no lendário circuito de Monza. Finaliza a temporada de estreia com o 5º lugar no campeonato de construtores (equipes), marcando 36 pontos.




Para a temporada de 2007 é esperado uma força maior da ação da BMW e foi isso que aconteceu, pois finalizou a temporada com mais dois pódios, conquistados pelo Heidfeld, um no Canadá (2º) e outro na Hungria (3º). A equipe mostrou folego durante toda temporada sempre andando entre os cinco primeiros colocados apenas atrás da McLaren e Ferrari. O maior susto que a equipe passou nesta temporada aconteceu durante o GP do Canadá, onde o polonês Kubica sofreu o pior acidente de sua carreira e que deu um baita susto a todos que assistiam a etapa canadense. Felizmente o piloto saiu com vida. Finalizou a temporada em segundo lugar, após a desclassificação da McLaren ( punida por espionagem) com 101 pontos.



No ano seguinte (2008) a dupla de pilotos está mais que entrosada e a primeira vitória surgiu justamente na etapa onde Kubica se acidentou, no Canadá e para mostrar sua força, o segundo lugar na prova foi conquistado pelo outro piloto da equipe, o alemão Nick Heidfeld. Tornando assim a primeira e única dobradinha da equipe. Foi um ano de conquista onde o polonês foi o piloto que mais pontuou em todas as etapas e também o responsavel pela única pole position conquistada no GP do Bahrein. Das 17 provas, o polonês voador marcou pontos em 14 delas.


A boa evolução do carro se deu a uma "evolução radical" do modelo 2007 para 2008, principalmente tendo foco na parte traseira, onde se dá a tração. Só para lembrar os carros de 2008, por força do regulamento, não teriam mais o controle de tração e nem auxílio aos para os freios (ABS). Confiram nas palavras do diretor técnico Willy Rampf o comentário na integra concedida na pré-temporada 2008 "Com o fim do controle de tração e do auxílio para os freios, esperamos um carro mais nervosso e mais erros dos pilotos, por isso nos concentramos em fazer um equipamwnto mais permissivo e que dê boas respostas. Com a nova unidade de Controle Eletrônico, tivemos que desenvolver um carro mais fácil de pilotar e uma suspensão traseira que melhore a tração". A equipe finalizou a temporada com 135 Pts e ocupou a 3º colocação no mundial.


Em 2009 esperou-se muito da equipe Suiça-Alemã, algumas novidades no regulamento como a proibição de apêndices aerodinamicos e a adoção (não obrigátoria) do KERS, onde esse equipamento, reaproveita a energia gerada nas freadas, e através de um sistema inteligente é direcionada para uma bateria, onde é acionada pelo piloto através de um botão no volante, gerando 80 cv durante cerca de 06 segundos.


O que vimos foi um time perdido onde os resultados não vingavam, o tal do KERS não funcionou com a BMW, muitas vezes por mais que os pilotos e seus engenheiros e mêcanicos se esforçassem para conquistar os resultados de 2006 até 2008, a "carroça" não andava. Era triste ver seus carros sempre no final do grid.


Ela melhorou apenas nas últimas cinco etapas, o que já não adiatava mais. Kubica até beliscou o único pódio para a equipe durante a realização do GP Brasil em São Paulo, onde cruzou a linha de chegada na 2º colocação. No mês de julho, os dirigentes da BMW anunciaram a sua retirada no final da temporada. Nobert Reithofer (presidente do conselho) declarou: "Naturalmente, isso está sendo difícil para nós. Mas é algo que tem que ser feito em nossas novas estratégias. Estaremos nos focando cada vez mais na sustentabilidade e na compatibilidade ambiental. Nossa campanha na F1 não é algo imprescindível nesse ponto".


O diretor esportivo Mario Theissen afirmou. "É algo compreensível. Essa decisão foi tomada com uma perspectiva empresarial. Agora, nos concentraremos nas provas restantes da temporada e mostraremos nosso espírito de luta por um bom resultado, como um adeus positivo às competições da Fórmula 1".


A BMW finalizou 2009 com miseros 36 Pts e uma 6º colocação no Mundial de Construtores.


Williams, McLaren e Ferrari, existem para mostrar a todos o quanto é difícil alcançar bons resultados e mais ainda é manté-los. Um bom domingo a todos e até nosso próximo encontro.













2 comentários:

  1. ortigAMIGO EU SOU DONO DO BLOG http://www.tunados.net e gostaria de fazer parceria de link, e queria saber se você esta aberto a parceria, caso a resposta seja positiva, por favor entre em contato, que estarei colocando seu link.
    newtechsound@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Claro meu amigo, podemos sim fazer essa parceria.
    Visitei seu blog e gostei bastante do seu trabalho.Continue assim sempre trabalhando e sempre inovando.
    ATENCIOSAMENTE
    CLAUDIO HELIANO

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem?

04 HORAS DE NURBUGRING COM MAX VERSTAPPEN (AO VIVO)

RECOMENDAMOS

FÓRMULA 1 2025: "SÓ DEU LANDO", PIASTRI EM 8° E BORTOLETO FRUSTA A TORCIDA BRASILEIRA, LARGANDO EM 16° .GRID DE LARGADA GP MÉXICO,

Lando Norris, emplaca a pole position para o GP do México e vê seus adversários  (Piastri e Max) na  luta pelo título ficarem mais pra trás ...

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, 6ª ETAPA COPA TRUCK


GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995

GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995
Clique na imagem e assista no You Tube

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

CINEMA NO BLOG: STOCK CAR - MAIS RÁPIDO QUE O TEMPO

Powered By Blogger

BLOGUEIRO E AMIGOS

SENNA EMOTION

SENNA EMOTION

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

Claudio Heliano

Claudio Heliano

Nas horas de lazer andar de kart é sempre bom!





CHAMPIONSHIP F1 2021

CHAMPIONSHIP F1 2021
Blogueiro Claudio Heliano e administrador da Championship F1 com Michel, Campeão Championship F1 2021 e Campeão dos Campeões.

CHAMPIONSHIP F1 2019

CHAMPIONSHIP F1 2019
Blogueiro Claudio Heliano com Ismael Cabral, Campeão Championship F1 2019 e Campeão de Pole Positions

CHAMPIONSHIP F1 2018

CHAMPIONSHIP F1 2018
Blogueiro e administrador do Championship F1com Cleison, Campeão da temporada.

CHAMPIONSHIP F1 2017

CHAMPIONSHIP F1 2017
Blogueiro e administrador do Championship F1 com Michel, campeão da temporada.

BRASILEIRO RALLY 4X4

BRASILEIRO RALLY 4X4
Blogueiro ao lado de Roberto Cunha, piloto 4x4

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019
Blogueiro Claudio Heliano acompanhado do seu pai e seu filho.

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Blogueiro com os pilotos do Baiano Velocidade na Terra

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Claudio Heliano e Beto Mendes, narrador oficial do Velocidade na Terra

RACING DAYS 2015

RACING DAYS 2015
Presidente da Federação de Automobilismo da Bahia com o blogueiro Claudio.

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)
Blogueiro Claudio Heliano e o professor João Rubens da EBK (Escola Baiana de Kart)

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE
Claudio Heliano e Wilson Fittipaldi

GP BAHIA STOCK CAR 2014

GP BAHIA STOCK CAR 2014
Claudio Heliano e Gustavo Jorge

GP Bahia Stock Car

GP Bahia Stock Car
Stock Car, 2014