quarta-feira, 14 de outubro de 2009

CIRCUITO INTERLAGOS - 69 ANOS DE HISTÓRIA


Oi Nação mais Apaixonada por auto mobilismo do Mundo !


Está se apromixando uma das etapas mais esperadas do calendário mundial de Fórmula 1, vem aí o GP Brasil 2009. E este ano mais do que nunca, nossa torcida será mais que especial, será única, pois é a primeira vez que o nosso representante brasileiro na categoria, o Rubens Barrichello, estará brigando para valer em sua busca pela tão sonhada conquista do Mundial de Pilotos.

Bom, mas vamos deixar a corrida da vitória para ser decidida no domingo(18).


Convido vocês agora para me acompanharem no túnel do tempo, onde mostrarei o porque de Interlagos ser chamado de Interlagos. Venham comigo.


Tudo começou em 1926, no intuito de criar uma area de lazer entre a regiões das represas Billings e Guarapiranga, que forneciam água e energia a São Paulo. Pelas mãos do engenheiro britânicio Luís Romero Sanson que detinha uma empresa (Auto Estaradas S.A.) Nasceu a construção do autódromo. Foi então que em 12 maio de 1940, o Interventor federal (Governador) Dr. Ademar Pereira de Barros, fez as cortes de honra do autodrómo, que era originalmente conhecido como: autódromo Interlagos. Então vocês me perguntam: E por quê o nome Interlagos Claudio? Bem, quem escolheu este nome foi justamente a filha do então engenheiro Sanson, a Jean Romero Sanson que tinha ido visitar as obras. Mas que foi sugerido pelo arquiteto francês, Alfred Agache, que deu a ela duas opções: Intralagos ou Interlagos , já que o empreendimento estava localizado entre dois lagos (Billings e Guarapiranga). Este nome perdurou até o final da década de 70.


A partir do início dos anos 80, passou-se a chamar, Aútodrmo Internacional José Carlos Pace, em homenagem ao piloto brasileiro falecido em acidente aéreo em 1977. Esse mesmo piloto obteve sua única vitoria na F-1 em 1975 pela equipe Brabham, a mesma que deu o primeiro título a outro piloto brasileiro em 1981, o Nelson Piquet.


A prova inaugural contou com 15 mil pessoas, na época o circuito media 7.823 metros (atualmente mede 4.309 metros) ou então 2.677 Milhas, a prova foi vencida pelo piloto brasileiro Arthur Nascimento Júnior, dando 25 voltas,num total de 1 hora, 46 minutos e 44 segundos. . Para chegar ao traçado, o engenheiro britânico, estudou os autódromos de Broklands - Inglaterra, Indianápolis - EUA e Trípoli - Itália. A localização do terreno foi escolhido com critério, pois, moradores da época afirmam que o terreno era "um enorme buraco", o que se explica a alternância de subidas e descidas de Interlagos.


Atualmente o autódromo não só recebe provas das varias categorias do automobilismo nacional e internacional, lá,é também espaço para shows, treinamentos de outras modalidades, como o ciclismo. Há também aulas do curso de mêcanica, como também integração com grupos da terceira idade, entre outras atividades.Há, vale lembrar que o Kartódromo Ayrton Senna existe dentro das dependências do autódromo com 1.150 metros, 61 boxes e arquibancada para mil pessoas.


Interlagos é muito conhecido pelas suas curvas, a mais famosa é a curva 1 e 2, a famosa "S do Senna" idealizado pelo piloto brasileiro Ayrton Senna, na reforma em 1990, que liga a reta dos boxes com a curva do sol. Tem a Curva do Sol (3)- antigamente o sol irradiava na cara dos pilotos, hoje em dia isso não acontece por ser em sentindo anti-horário. Cuva do Sargento (4 e 5) - essa é mais ilária - devido a um sargento da força pública estar "em serviço" ter entrado com sua viatura no circuito e empolgado com a prova, acabou não conseguindo contorna-la, rodando e saindo da pista. Não satisfeito tentou mais uma vez e saiu do mesmo jeitinho. Curva Ferradura (6) - Essa é pela formato que lembra uma ferradura. Curva do Laranjinha (7 e 8) - esta é porque não se tem visão da mesma, ou seja, como dizem os pilotos, "curva cega" e pilotos novatos - conhecidos como "laranjas" erram sua tangência. Curva do Pinheirinho (9) - devido a ter uma árvore na área de escape, quando os carros escapavam iam direto ao seu encontro (já pensou!!!).


Curva Bico de Pato (10) - o nome já diz tudo. Curva do Mergulho (11) - seu contorno em descida é difícil e o carro tende a escapar para o lado externo. Curva da Junção (12 e 13) - no traçado antigo fazia a ligação com o miolo da pista e hoje liga o miolo com a reta dos boxes. E finalizando temos a Curva do Café (14 e15) - devido ao seu pequeno ângulo e que antecede a entrada dos boxes.


A primeira prova oficial válida pelo campeonato de Fórmula 1, aconteceu em 1972, vencida pelo argentino Carlos Reutman, a bordo de um Brarbram-Ford. No ano seguinte foi a vez do brasileiro Emerson Fittipaldi, pilotando uma Lotus-Ford.


Espero que tenham gostado. Fiquem bem e até a próxima! Bye-Bye!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem?

04 HORAS DE NURBUGRING COM MAX VERSTAPPEN (AO VIVO)

RECOMENDAMOS

"FASTASMA" DE 2007, ASSOMBRA A MCLAREN NA DISPUTA DO TÍTULO DE CAMPEÃO DE PILOTOS

  A McLaren tem em seu DNA, a politica de não favorecimento a apenas um piloto, o time inglês permiti que seus pilotos realizem disputas ent...

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, 6ª ETAPA COPA TRUCK


GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995

GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995
Clique na imagem e assista no You Tube

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

CINEMA NO BLOG: STOCK CAR - MAIS RÁPIDO QUE O TEMPO

Powered By Blogger

BLOGUEIRO E AMIGOS

SENNA EMOTION

SENNA EMOTION

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

Claudio Heliano

Claudio Heliano

Nas horas de lazer andar de kart é sempre bom!





CHAMPIONSHIP F1 2021

CHAMPIONSHIP F1 2021
Blogueiro Claudio Heliano e administrador da Championship F1 com Michel, Campeão Championship F1 2021 e Campeão dos Campeões.

CHAMPIONSHIP F1 2019

CHAMPIONSHIP F1 2019
Blogueiro Claudio Heliano com Ismael Cabral, Campeão Championship F1 2019 e Campeão de Pole Positions

CHAMPIONSHIP F1 2018

CHAMPIONSHIP F1 2018
Blogueiro e administrador do Championship F1com Cleison, Campeão da temporada.

CHAMPIONSHIP F1 2017

CHAMPIONSHIP F1 2017
Blogueiro e administrador do Championship F1 com Michel, campeão da temporada.

BRASILEIRO RALLY 4X4

BRASILEIRO RALLY 4X4
Blogueiro ao lado de Roberto Cunha, piloto 4x4

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019
Blogueiro Claudio Heliano acompanhado do seu pai e seu filho.

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Blogueiro com os pilotos do Baiano Velocidade na Terra

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Claudio Heliano e Beto Mendes, narrador oficial do Velocidade na Terra

RACING DAYS 2015

RACING DAYS 2015
Presidente da Federação de Automobilismo da Bahia com o blogueiro Claudio.

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)
Blogueiro Claudio Heliano e o professor João Rubens da EBK (Escola Baiana de Kart)

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE
Claudio Heliano e Wilson Fittipaldi

GP BAHIA STOCK CAR 2014

GP BAHIA STOCK CAR 2014
Claudio Heliano e Gustavo Jorge

GP Bahia Stock Car

GP Bahia Stock Car
Stock Car, 2014