CIRCUITO INTERLAGOS - 69 ANOS DE HISTÓRIA


Oi Nação mais Apaixonada por auto mobilismo do Mundo !


Está se apromixando uma das etapas mais esperadas do calendário mundial de Fórmula 1, vem aí o GP Brasil 2009. E este ano mais do que nunca, nossa torcida será mais que especial, será única, pois é a primeira vez que o nosso representante brasileiro na categoria, o Rubens Barrichello, estará brigando para valer em sua busca pela tão sonhada conquista do Mundial de Pilotos.

Bom, mas vamos deixar a corrida da vitória para ser decidida no domingo(18).


Convido vocês agora para me acompanharem no túnel do tempo, onde mostrarei o porque de Interlagos ser chamado de Interlagos. Venham comigo.


Tudo começou em 1926, no intuito de criar uma area de lazer entre a regiões das represas Billings e Guarapiranga, que forneciam água e energia a São Paulo. Pelas mãos do engenheiro britânicio Luís Romero Sanson que detinha uma empresa (Auto Estaradas S.A.) Nasceu a construção do autódromo. Foi então que em 12 maio de 1940, o Interventor federal (Governador) Dr. Ademar Pereira de Barros, fez as cortes de honra do autodrómo, que era originalmente conhecido como: autódromo Interlagos. Então vocês me perguntam: E por quê o nome Interlagos Claudio? Bem, quem escolheu este nome foi justamente a filha do então engenheiro Sanson, a Jean Romero Sanson que tinha ido visitar as obras. Mas que foi sugerido pelo arquiteto francês, Alfred Agache, que deu a ela duas opções: Intralagos ou Interlagos , já que o empreendimento estava localizado entre dois lagos (Billings e Guarapiranga). Este nome perdurou até o final da década de 70.


A partir do início dos anos 80, passou-se a chamar, Aútodrmo Internacional José Carlos Pace, em homenagem ao piloto brasileiro falecido em acidente aéreo em 1977. Esse mesmo piloto obteve sua única vitoria na F-1 em 1975 pela equipe Brabham, a mesma que deu o primeiro título a outro piloto brasileiro em 1981, o Nelson Piquet.


A prova inaugural contou com 15 mil pessoas, na época o circuito media 7.823 metros (atualmente mede 4.309 metros) ou então 2.677 Milhas, a prova foi vencida pelo piloto brasileiro Arthur Nascimento Júnior, dando 25 voltas,num total de 1 hora, 46 minutos e 44 segundos. . Para chegar ao traçado, o engenheiro britânico, estudou os autódromos de Broklands - Inglaterra, Indianápolis - EUA e Trípoli - Itália. A localização do terreno foi escolhido com critério, pois, moradores da época afirmam que o terreno era "um enorme buraco", o que se explica a alternância de subidas e descidas de Interlagos.


Atualmente o autódromo não só recebe provas das varias categorias do automobilismo nacional e internacional, lá,é também espaço para shows, treinamentos de outras modalidades, como o ciclismo. Há também aulas do curso de mêcanica, como também integração com grupos da terceira idade, entre outras atividades.Há, vale lembrar que o Kartódromo Ayrton Senna existe dentro das dependências do autódromo com 1.150 metros, 61 boxes e arquibancada para mil pessoas.


Interlagos é muito conhecido pelas suas curvas, a mais famosa é a curva 1 e 2, a famosa "S do Senna" idealizado pelo piloto brasileiro Ayrton Senna, na reforma em 1990, que liga a reta dos boxes com a curva do sol. Tem a Curva do Sol (3)- antigamente o sol irradiava na cara dos pilotos, hoje em dia isso não acontece por ser em sentindo anti-horário. Cuva do Sargento (4 e 5) - essa é mais ilária - devido a um sargento da força pública estar "em serviço" ter entrado com sua viatura no circuito e empolgado com a prova, acabou não conseguindo contorna-la, rodando e saindo da pista. Não satisfeito tentou mais uma vez e saiu do mesmo jeitinho. Curva Ferradura (6) - Essa é pela formato que lembra uma ferradura. Curva do Laranjinha (7 e 8) - esta é porque não se tem visão da mesma, ou seja, como dizem os pilotos, "curva cega" e pilotos novatos - conhecidos como "laranjas" erram sua tangência. Curva do Pinheirinho (9) - devido a ter uma árvore na área de escape, quando os carros escapavam iam direto ao seu encontro (já pensou!!!).


Curva Bico de Pato (10) - o nome já diz tudo. Curva do Mergulho (11) - seu contorno em descida é difícil e o carro tende a escapar para o lado externo. Curva da Junção (12 e 13) - no traçado antigo fazia a ligação com o miolo da pista e hoje liga o miolo com a reta dos boxes. E finalizando temos a Curva do Café (14 e15) - devido ao seu pequeno ângulo e que antecede a entrada dos boxes.


A primeira prova oficial válida pelo campeonato de Fórmula 1, aconteceu em 1972, vencida pelo argentino Carlos Reutman, a bordo de um Brarbram-Ford. No ano seguinte foi a vez do brasileiro Emerson Fittipaldi, pilotando uma Lotus-Ford.


Espero que tenham gostado. Fiquem bem e até a próxima! Bye-Bye!!!

Comentários

RESUMO GP JAPÃO DE FÓRMULA 1

GUIA DA FÓRMULA 1 2024

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI
#192 Toda a F1 pergunta o que houve com a Red Bull

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 21 : ETAPA DE RICHMOND (2024), NASCAR CUP

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23
Clique na imagem e assista no You Tube

ARRANCADA FINAL

CINEMA NO BLOG: ARRANCADA FINAL