sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

RALI DAKAR


Oi turma da velocidade!


Quando se fala em rali a primeira coisa que vem em mente são carros preparados para enfrentar todo tipo de terreno, seja terra, cascalho ou neve. E com a modalidade do Rali Dakar ou Rala Paris Dakar como queiram alguns não fogem a regra.


A competição do Rali Dakar teve ínicio primeiramente em 1978 mais especificamente em 26/12/1978(eu só tinha apenas um ano de vida) e seu idealizador atende pelo nome de Thyerri Sabine tudo começou quando o mesmo participava do rali- Abdin Nace- onde o mesmo teria se perdido no deserto a bordo de sua moto.


A competição tem sempre seu ínicio na primeira semana do ano e geralmente a prova tem duração de 15 dias. Inicialmente a prova cumpria o trecho que se iniciava em Paris (França) e terminava em Dakar (Senegal), mas ao longo desses 30 anos algumas mudanças ocorreram, devido a patrocínios, acordos comercias como também a segurança para pilotos e organizadores. Por exemplo, em 2008 não houve edição devido ao assassinato de quatro turistas franceses nos arredores da Mauritânia (África) como também ameaças do grupo terrorista AlQaeda.


Em 2009 a competição iniciou oficialmente no dia 03 de janeiro e finalizou no dia 17 do mês corrente. O roteiro deste ano é pela América do Sul (Argentina e Chile). Foram inscritos 217 motos, 177 carros, 81 caminhões e 25 quadriciclos. A competição registrou uma baixa fatal, o piloto de motos Pascal Terry de 49 anos foi encontrado morto no trecho entre as cidades de Santa Rosa e Porto Madryn na Argentina. Seu corpo estava a quinze metros de seu veículo. Tudo indica que ele tenha ficado sem gasolina e teria enviado socorro aos organizadores e os mesmos demoraram a chegar ao local. As investigações continuam para saber realmente o que aconteceu.
Após 9574 km percorridos e 14 etapas o vencedor do título na categoria caminhões foi o russo Firdaus Kabirov, o brasileiro veterano André Azevedo terminou na classificação geral em 6º lugar. Na categoria motos o espanhol Marc Coma assegurou o bi campeonato. O brasileiro Zé Hélio que participou pela primeira vez no Dakar finalizou o rali numa boa 12º colocação. Mesmo com experiência em outras competições (tetra campeão) no rali dos sertões o brasileiro ficou no total a 4h54min57s do campeão espanhol Comas.


Na categoria carros o sul africano Giniel de Villiers conquistou o título a bordo de seu Volkswagen quebrando a hegemonia da Mitsubishi. No quadriciclo quem levou a melhor foi o theco Josef Machacek com seu veículo de fabricação da Yamaha.


O francês Franc Maudet representante da organização citou a possibilidade de trazer uma etapa para o Brasil provavelmente em 2011 “São só planos por enquanto. O importante é que o evento se firme na América do Sul, como neste ano”.


OUTRAS NOTÍCIAS


Algumas mudanças foram implantadas na f-1 para este ano. Os carros terão que atender as novas regras impostas pela FIA. Por exemplo: O banimento dos pneus com sulcos e o retorno dos slicks, que foram usados até 1997. Outra mudança diz relação às asas dianteiras e traseiras, onde os dianteiros estão bem largos e os traseiros bem estreitos. A terceira mudança o público não perceberá a olho nu é a adoção do KERS um conjunto de engrenagens que terá a função de reaproveitar a energia gerada nas freadas e converte-las em potência, ou seja, vai gerar um acréscimo de 80 CV.


Partindo do príncipio que um motor de F-1 gera em torno de 850 CV mais os 80 do KERS da uma somatória de 930 CV haja “braço” para segurar a barata (risos). O piloto acionará esse dispositivo através de um botão no volante. Com esse pacote espera-se conseguir mais ultrapassagens na pista, o que resultaria em mais emoção e atrativos para os grandes prêmios. O equipamento em 2009 é opcional, mas a partir de 2010 o uso será obrigatório.


Segundo a imprensa inglesa a equipe Renault F-1 poderá deixar a categoria a partir de 2010, caso a crise mundial econômica não dê sinal de melhoras, o emprego dos mais de 100 trabalhadores na sede da equipe em Oxfordshire (Inglaterra) estaria ameaçado.


O chefão da f-1 Bernie Eclestone sugeriu que as equipes com mais recursos colocassem mais um carro no grid o que totalizaria três. Tudo isso por causa da lacuna que a Honda deixou ao abandonar a categoria. Segundo alguns conhecedores das clausulas que regem o circo, o exigido é que se tenha no mínimo 20 carros no grid. Bernie Eclestone nega informação. Atualmente o grid é composto por 18 carros. Até o presente momento não foi apresentado oficialmente nenhum comprador para a Honda.
FORMULA INDY

Já está definido o calendário 2009 da F-Indy serão 17 provas e o campeonato inicia no dia 05 de abril em St.Petesburg. O brasileiro Hélio Castro Neves que correu na Penske em 2008, será substituído por Will Power até que o brasileiro resolva suas pendências com os tribunais norte-americanos. Hélio está sendo acusado de sonegar imposto.
STOCK CAR

Estão confirmados os testes coletivos para a nova temporada da Stock Car. Serão nos dias 17 e 18 de fevereiro no autódromo de Interlagos - São Paulo.


A turma de Salvador que se prepare, pois a Stock Car terá umas das etapas na capital baiana, provavelmente no dia 05 de Julho. Detalhe: Meu aniversário é dia 01/07, que presentão hem!!!


Até a próxima pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem?

04 HORAS DE NURBUGRING COM MAX VERSTAPPEN (AO VIVO)

RECOMENDAMOS

#TBT APAIXONADO POR F-1 - O SEU BLOG DA VELOCIDADE: ESTREIA DE PILOTOS BRASILEIROS NA FÓRMULA 1

    Nessa   8 ª edição   do nosso   #Tbt , vamos relembrar um post que eu fiz no ano de   2020,  onde eu falei sobre a falta de pilotos bras...

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, 6ª ETAPA COPA TRUCK


GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995

GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995
Clique na imagem e assista no You Tube

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

CINEMA NO BLOG: STOCK CAR - MAIS RÁPIDO QUE O TEMPO

Powered By Blogger

BLOGUEIRO E AMIGOS

SENNA EMOTION

SENNA EMOTION

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

Claudio Heliano

Claudio Heliano

Nas horas de lazer andar de kart é sempre bom!





CHAMPIONSHIP F1 2021

CHAMPIONSHIP F1 2021
Blogueiro Claudio Heliano e administrador da Championship F1 com Michel, Campeão Championship F1 2021 e Campeão dos Campeões.

CHAMPIONSHIP F1 2019

CHAMPIONSHIP F1 2019
Blogueiro Claudio Heliano com Ismael Cabral, Campeão Championship F1 2019 e Campeão de Pole Positions

CHAMPIONSHIP F1 2018

CHAMPIONSHIP F1 2018
Blogueiro e administrador do Championship F1com Cleison, Campeão da temporada.

CHAMPIONSHIP F1 2017

CHAMPIONSHIP F1 2017
Blogueiro e administrador do Championship F1 com Michel, campeão da temporada.

BRASILEIRO RALLY 4X4

BRASILEIRO RALLY 4X4
Blogueiro ao lado de Roberto Cunha, piloto 4x4

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019
Blogueiro Claudio Heliano acompanhado do seu pai e seu filho.

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Blogueiro com os pilotos do Baiano Velocidade na Terra

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Claudio Heliano e Beto Mendes, narrador oficial do Velocidade na Terra

RACING DAYS 2015

RACING DAYS 2015
Presidente da Federação de Automobilismo da Bahia com o blogueiro Claudio.

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)
Blogueiro Claudio Heliano e o professor João Rubens da EBK (Escola Baiana de Kart)

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE
Claudio Heliano e Wilson Fittipaldi

GP BAHIA STOCK CAR 2014

GP BAHIA STOCK CAR 2014
Claudio Heliano e Gustavo Jorge

GP Bahia Stock Car

GP Bahia Stock Car
Stock Car, 2014