quarta-feira, 19 de novembro de 2008

GRANDES PRÊMIOS ASIÁTICOS


Olá amigos da purissíma adrenalina pura!


Quero iniciar esse bate papo com vocês meus grandes leitores, chamando a atenção para a turma de olhos rasgados e pele amarelada : Os japoneses. Essa população é muito, mas muito mesmo, apaixonado por automobilismo fico impressionado como as arquibancadas dos grande prêmios estão sempre cheias. Valendo lembrar que nunca na história da F-1 tivemos pilotos japoneses que tenha sido de grande destaque internacional ou mesmo que tenham competindo em equipes de ponta.


No cenário atual o Japão está sendo representado pelo piloto Kazuki Nakajima que defende a equipe Williams atualmente utilizando motor japonês (Toyota) . Em meu ponto de vista penso seguinte: que me desculpem os japoneses-nada contra vocês- os pilotos só ocupam lugares nos cockpits por exigência de patrocinadores ou então por dispor de uma reserva de milhões de dólares suficientes para cobrir os custos de uma temporada. E o que dizer da China, que por enquanto ainda não apresentou nenhum representante no mundo fechado da f-1?


De uma coisa tenho certeza, o desejo veemente na tecnologia, o desafio constante na superação de marcas e resultados são fatores preponderantes do povo japonês. Um grande abraço a todos as comunidades japonesas existentes em nosso país.


No GP do Japão o sol brilhou intensamente para Fernando Alonso, atualmente o único bicampeão em atividade na categoria soube se aproveitar muito bem da confusa largada deste grande prêmio onde Hamilton habituado ao estilo show-men de pilotar não poupou esforços em recuperar a má largada que fizera. De pole position caiu para terceiro e tentando recuperar a posição antes da primeira curva perdeu o ponto de freada passou reto e por pouco não causou acidentes.


Sua situação ficou ainda pior pois caiu para sétimo, recuperou a sexta colocação e foi em busca do quinto. Adivinhem quem era a próxima vítima do inglês? Acertou quem disse Massa. Pois o bicho pegou entre eles, Lewis superou Massa na freada das curvas 10 e 11 o brasileiro não desistiu e deu o "x" tocando no carro do inglês que rodou e caiu para último lugar (que azarão isso sim!). Daí por diante Hamilton e Massa foram punidos com drive throughs, o inglês devido a confusão na largada e Massa pelo toque no carro nº 22 do inglês. Hamilton não pontuou, chegou em 12º.


Após a confusa largada Kubica da equipe BMW assumi a primeira colocação trazendo com ele o espanhol Alonso que com uma Renault espetacular soube se impor na pista não permitindo que o primeiro colocado Kubica da BMW abrisse mais do que dois segundos de vantagem, nesse ritmo a possibilidade de armar uma boa estratégia na primeira parada de box e tomar a primeira colocação se concretizaria.


E foi o que aconteceu, pois o espanhol colocou menos combustível que Kubica o que implicou em menos tempo (segundos) no boxe e o resultado foi óbvio: conquistou a primeira posição. E sabendo que a BMW pararia mais ou menos cinco voltas depois no segundo pit-stop Alonso tinha a obrigação de "descer a bota", ou seja, acelerar. E foi o que fez abriu poderosos 11.9 segundos para o segundo colocado o que lhe permitiu cruzar a linha de chegada em primeirissimo lugar. Uma vitória bonita e incontestável do talento desse espanhol de vinte e sete anos de idade, dois títulos mundiais e vinte vitórias.


E o que dizer da prova de Massa? Agressiva! Digna de que busca a vitória até o último instante e não se contenta em apenas ser " mais um" na história da categoria e sim ser o número UM. Não consigo esquecer a ultrapassagem sobre o Mark Webber na reta da chegada onde o australiano irresponsavelmente foi fechando a passagem e espremendo o brasileiro para fora da pista o que obrigou-o a passar pela parte pintada de saída dos boxes. Poxa que manobra louca viu! Digna daquelas de roer as unhas. Foi lindo demais! Felipe conclui a prova em 8º mas foi beneficiado com a punição do Bourdais (STR) em 25 segundos e que algumas voltas antes tinha se envolvido em confusão com o brasileiro na saída de boxe quando os dois se chocaram. Assim o Massa assumiu o 7º posto e o francês Bourdais caiu para a 10º colocação. Foi uma pena pois o francês vinha fazendo uma boa prova.


Outro bom destaque da prova foi o Nelson Piquet que concluiu a prova em um bom 4º lugar. Nas últimas dez voltas conseguiu ficar bem próximo do terceiro colocado Kimi Raikkonen da Ferrari, poderia até ter conseguido na pista o terceiro posto do finlandês caso não cometesse uma saída de pista na curva 5.


No GP da China a Ferrari perdeu a receita de como ser competitiva e a McLaren mostrou o que é ser! Vocês meus amados leitores acreditam que a equipe inglesa abriu nada mais nada menos que 12.2 segundos de vantagem para o segundo colocado Raikkonen! Em nenhum momento o inglês se sentiu ameaçado tamanha a sua superioridade neste grande prêmio.


Raikkonen deu show sobre Massa, sempre mais rápido que o brasileiro desde os treinos classificatórios e na prova não foi diferente, o brasileiro em nenhum momento foi uma ameaça para o finlandês .A 12 voltas do encerramento a Ferrari ensaia a troca de posições entre seus pilotos e quando restaram 7 giros para o final da prova Massa ultrapassa o companheiro e assume a segunda posição, o público presente não aprovou a manobra e vaiaram veementemente a farsa.


Esses episódios sempre deixam cicatrizes na categoria e muitos não gostando, irá sempre ocorrer pois se trabalha por uma equipe e não individualmente. Agora se por acaso o título estivesse sendo disputado entre eles, é claro, que a equipe não ia se meter .Em 2007 a disputa entre Hamilton e Alonso foi bem explícita e em nenhum momento foi notado a equipe ditando ordens para facilitar a passagem de um ou outro.


Os três primeiros colocados Hamilton, Massa e Raikkonen são recepcionados muito bem por um corredor composto por mais de vinte garotas altamente selecionadas (bonitas isso sim!) e que dá um charme muito legal ao evento e uma inveja danada a nós pobre mortais carentes de um sorriso e um cheiro feminino ( risos).


Foi mal: no texto Prova de Arrancada a data do evento que ocorreu em Salvador foi 28/09/08. Acho que estou precisando de novos óculos (risos).


Em nosso próximo encontro será a vez de comentar a vitória brasil brasileira de Massa e do suado e disputado título mundial que infelizmente não veio para nossas mãos e sim para a do inglês Lewis Hamilton. Aproveitando este espaço quero agradecer a meu amigo Fagner Assis conhecido também como "guinho" lá da paradisíaca praia de Arembepe pelo apoio.


Uma boa semana e até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem?

04 HORAS DE NURBUGRING COM MAX VERSTAPPEN (AO VIVO)

RECOMENDAMOS

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 24; 12ª ETAPA DA STOCK CAR 2025, INTERLAGOS, SP

  Blog na TV ,edição nº 24 Nessa edição vamos exibir aos amigos fãs do nosso blog e amantes do esporte a motor, a Super Final da Stock Car 2...

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 24; 12ª ETAPA DA STOCK CAR 2025, INTERLAGOS, SP


GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995

GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995
Clique na imagem e assista no You Tube

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

CINEMA NO BLOG: STOCK CAR - MAIS RÁPIDO QUE O TEMPO

Powered By Blogger

BLOGUEIRO E AMIGOS

SENNA EMOTION

SENNA EMOTION

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

Claudio Heliano

Claudio Heliano

Nas horas de lazer andar de kart é sempre bom!





CHAMPIONSHIP F1 2021

CHAMPIONSHIP F1 2021
Blogueiro Claudio Heliano e administrador da Championship F1 com Michel, Campeão Championship F1 2021 e Campeão dos Campeões.

CHAMPIONSHIP F1 2019

CHAMPIONSHIP F1 2019
Blogueiro Claudio Heliano com Ismael Cabral, Campeão Championship F1 2019 e Campeão de Pole Positions

CHAMPIONSHIP F1 2018

CHAMPIONSHIP F1 2018
Blogueiro e administrador do Championship F1com Cleison, Campeão da temporada.

CHAMPIONSHIP F1 2017

CHAMPIONSHIP F1 2017
Blogueiro e administrador do Championship F1 com Michel, campeão da temporada.

BRASILEIRO RALLY 4X4

BRASILEIRO RALLY 4X4
Blogueiro ao lado de Roberto Cunha, piloto 4x4

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019
Blogueiro Claudio Heliano acompanhado do seu pai e seu filho.

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Blogueiro com os pilotos do Baiano Velocidade na Terra

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Claudio Heliano e Beto Mendes, narrador oficial do Velocidade na Terra

RACING DAYS 2015

RACING DAYS 2015
Presidente da Federação de Automobilismo da Bahia com o blogueiro Claudio.

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)
Blogueiro Claudio Heliano e o professor João Rubens da EBK (Escola Baiana de Kart)

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE
Claudio Heliano e Wilson Fittipaldi

GP BAHIA STOCK CAR 2014

GP BAHIA STOCK CAR 2014
Claudio Heliano e Gustavo Jorge

GP Bahia Stock Car

GP Bahia Stock Car
Stock Car, 2014