.jpg) |
Mitsubishi Cross |
Estreou nesse ano os novos carros da Stock Car, saem os modelos sedãs, adotados desde a estreia da categoria no Brasil, em 1979, e entram pela primeira vez na categoria os modelos SUVs.
E o que são os modelos de carros SUVs?
Os carros SUV (Sport Utility Vehicle ou Veículo Utilitário Esportivo) são carros com características de veículos de passeio e off-road, combinando conforto e capacidade de enfrentar diferentes tipos de terreno. Eles geralmente são maiores e mais robustos do que os sedans e hatches, com interior espaçoso e altura livre do solo generosa.
Pensando nesse mercado de SUV que só cresce no país e que vem deixando os modelos sedans comendo poeira, a Vicar decidiu inovar e não foi só isso, ela também trouxe mais uma marca de carro para o grid: a Mitsubishi. Assim, são trê mascas que correm na categoria: Chevrolet Tracker, Toyota Corolla Cross e Mistusibishi Eclipse Cross.
E que tal conhecer a Ficha Técnica dos novos carros da Stock Car?
Ficha técnica Audace SNG01
Motor: AudaceTech
Especificação: quatro cilindros, 2,1 litros, turboalimentado, 16 válvulas e injeção eletrônica, 500 cv (7.600 rpm). Torque 580 Nm (de 4.000 a 6.800 rpm). RPM máximo: 7.600
Eletrônica: Fueltech (Brasil)
Peso: 1.100kg (2kg por cv)
Câmbio: XTrac (Inglaterra) modelo P1529, sequencial e semi automático, seis marchas, é acionado pelo piloto, mas o mecanismo gerencia o engate. Trocas acionadas por borboletas no volante.
Tração: Traseira
Suspensão: independente nas quatro rodas. Triângulos sobrepostos (“duplo A”). Sistema pushrod. Amortecedores reguláveis de competição
Amortecedores: Penske Racing (EUA)
Conectividade: Qualcomm Snapdragon 5G, com sensorização de diversas funções do carro
Visibilidade: câmeras integradas ao chassi com visão dianteira e traseira, além de câmera 360 graus interna. As duas primeiras disponíveis no display do piloto. As três usadas em transmissão de prova e app
Aerodinâmica: SUV ajustada para competição, DRS (asa móvel em fibra de carbono)
Projeto: AudaceTech, ArcelorMittal, IPT e SENAI
Carroceria: Chevrolet Tracker Stock Car, Toyota Corolla Cross Stock Car ou Mitsubishi Eclipse Cross Stock Car.
Material compósito (incluindo fibra de carbono, fibra de vidro, aramida e kevlar), simulações e testes. Fabricação Magna Compósitos (Brasil)
Chassi: aço DP980R ArcelorMittal, da família de Aços Avançados de Alta Resistência, chancela IPT. Homologação CBA
Freios, dianteiros e traseiros: discos ventilados especiais Hipper Freios, pastilhas Cobreq (de competição), com pinças de competição AP Racing (Inglaterra). Seis pistões na dianteira e quatro na traseira
Direção: sistema pinhão/cremalheira, acionamento elétrico
Simulação computacional: IPT e Siemens
Fabricação e prototipagem: ESPAS (Brasil) e AudaceTech
Elementos de competição (motor e suspensão): MTR (Brasil)
Volante: Grid Engineering (Holanda), modelo Stock Car
Rodas: Mangels, liga leve, medidas 11,5 x 18 polegadas (diâmetro x largura)
Pneus: Hankook (Coreia do Sul) medidas 300-680x18
Combustível: Gasolina Podium
Tanque: instalado em cofre de fibra de carbono, é um contêiner de borracha deformável e resistente desenvolvido especialmente para competição, seguindo a classificação standard FT3 da FIA. Válvula de segurança anticapotagem e capacidade ajustável
Segurança: estrutura tubular em aço DP980R ArcelorMittal, proteção antichama por paredes corta-fogo com chapas de alumínio e revestimento resistente ao calor, estruturas do tipo crash box na dianteira e traseira em alumínio para absorção de impacto. Estruturas laterais em carbono, kevlar e aramida para absorção de impacto e dissipação de energia. Banco do piloto projetado e fabricado nos EUA com certificação FIA
Confira fotos de outros ângulos do novo carro da Stock Car
E aí, gostaram? Eu sou suspeito pra dizer alguma coisa, rsrsrsrsr, mas, eu amei D+
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.