COMO FUNCIONA UM SET UP DE F1 PARA CLASSIFICAÇÃO - VOCÊ SABIA? EDIÇÃO Nº 16


A busca pela máxima performance é exaustiva. Pilotos, engenheiro
e mecânicos precisam estar afinados e falando a mesma "língua".


Em um treino classificatório, os F-1 são ajustados para atingir a máxima performance é um menor tempo possível é apenas uma ou duas voltas. Pneus novos , o que leva a uma ótima aderência aliado a um cálculo de combustível (no limite). Esses são alguns detalhes que podem fazer a diferença de tempos no grid de largada.


O tipo de composto conta muito na escolha da estratégia
de treino para a classificação.


Suspensão, molas e amortecedores mais rígidos obtém melhores respostas quando o piloto dá o comando no volante. Quanto mais rígida a suspensão, maior será a carga transferida aos pneus em freadas, curvas e acelerações, aumentando o atrito com o solo, elevando assim a temperatura dos pneus.Outros fatores como alinhamento dos pneus, aerodinâmica, equilíbrio (dianteiro/traseiro) contribuem para as performances dos pilotos.


Conjunto suspensão, freio, amortecedores e molas de um F1


O nível técnico de pilotos, engenheiros e projetistas é muito alto. A competitividade na F-1 mostra que não ha margens para erros. A F-1 é complexa sim, mas, o espetáculo é garantido.


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