terça-feira, 17 de maio de 2016

F-1 1972 - EMERSON FITTIPALDI, CAMPEÃO F1 - HISTÓRIAS DO CIRCO DA F-1, EDIÇÃO Nº 6




"Histórias do Circo da F-1", traz em sua sexta edição uma importante passagem da categoria no esporte a motor que influenciou os dirigentes da F-1, a ter provas aqui no Brasil e de ser atualmente um dos mais tradicionais cenários da categoria atualmente, com a realização do GP Brasil.

O ano é 1972 (fui longe hem), GP da Itália (10/9/72), circuito de Monza, o piloto brasileiro Emerson Fittipaldi corria pela equipe Lotus (preto e dourado) lutava pelo seu primeiro título de Campeão. Emerson era favorito, tinha 52 pontos no campeonato, faltavam três provas para o fim da temporada. Jackie Stewart e Hulme, - ambos com 27 pontos tinham chances matemáticas.



Mas o que deveria ser um poço de tranquilidade para Emerson, acabou sendo um desafio de fé e controle emocional para não por tudo a perder. A carreta que transportava a Lotus do brasileiro sofrera uma acidente e foi peça de F-1 para tudo que é canto, sem contar que o carro titular do brasileiro não teve condições de disputar a corrida.

Colin Chapman, proprietário do time, havia deixado uma carreta com um carro reserva na fronteira com a França (Chapman tinha medo da justiça italiana confiscar seus carros, em função do processo que sofria pelo acidente que vitimou Rindt dois anos antes). 

Emerson e Chapman viviam seus dramas, o carro reserva não aceitava muito bem os ajustes para o final de semana da prova. E agora, o que fazer? Para piorar, o tanque de combustível estava vazando gasolina (isso que é sorte, viu). A troca levaria em torno de uma hora, porém o tempo era ouro, e os mecânicos teriam que fazer em trinta minutos, pois bem, eles fizeram em 20 (risos).

A nove voltas do encerramento (total de 55) Emerson liderava a provasó precisava levar o carro (todo remendado) ao final da prova, como dizia o Emerson, foram as nove voltas mais longas de sua carreira. Ao fim da prova, Chapman comemorava com o boné na mão, a torcida ia a loucura.



No Brasil, quem estava ouvindo a rádio Jovem Pan, podia sentir a emoção do narrador da prova: "Emerson Fittipaldi,Campeão Mundial de F1!" Agora adivinhem quem era o narrador? O pai do Emerson, o Barão Fittipaldi!

Emerson se tornava o mais jovem (25 anos) Campeão Mundial de F-1, que pertencia ao escocês Jim Clark. Emerson perderia esse título somente em 2005 para Fernando Alonso (24 anos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

TV MOTOR

TV MOTOR

ESPECIAL FAMÍLIA PIQUET - EPISÓDIO 2 - MOTORSPORT.COM BRASIL

PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

IMAGEM DA SEMANA - P FRANÇA, PONTUAÇÃO DOBRADA CHAMPIONSHIP F1 2018

IMAGEM DA SEMANA - P FRANÇA, PONTUAÇÃO DOBRADA CHAMPIONSHIP F1 2018
Junho 2018

A pontuação dobrada já faz parte do Championship F1 há algumas temporadas e sempre gera uma expectativa nos competidores. É um momento de alguns arriscarem e de outros serem mais conservadores. os que estão na parte de baixo da classificação irão se arriscar mais do que aqueles que estão no topo, faz parte do jogo. Será um risco que eles terão de enfrentar, durante a temporada o calendário do Championship F1 contará com 4 GPs de pontuação dobrada: China (já realizado), França, Cingapura e Brasil.


COMO SERÃO DISTRIBUÍDOS OS PONTOS?


A pole position que normalmente vale cinco pontos, na etapa da França valerá o dobro, ou seja, 10 pontos (que beleza, hem!)


Quem acertar o Dream Team, que é a sequência correta do envio dos palpites com os três pilotos e as posições ao qual chegarão ao final da prova, ganhará mais 10 pontos.


Se o competidor optar por enviar o Dream Team como sendo: 1º, 2º e 3º, marcará um total de 116 pontos, pois o 1º fica com 25 pontos (x2), 2º 18 (x2) e 3º 15 pts (x2).


O final de semana promete muito, estarão em jogo, 126 pontos, e tudo pode mudar dentro do Mundial dos Competiores (rsrsrsrsr). Façam suas pesquisas e boa sorte!




POLÊMICA DA SEMANA - MCLAREN DEVE DISPENSAR FIGURAS PRINCIPAIS DA EQUIPE, DIZ WHITMARSH

POLÊMICA DA SEMANA - MCLAREN DEVE DISPENSAR FIGURAS PRINCIPAIS DA EQUIPE, DIZ WHITMARSH
Junho 2018

Uma revolta liderada pela equipe de funcionários está sendo preparada ou em andamento na McLaren. Os colaboradores descontentes estão prontos para entrar em contato com o ex-diretor da equipe, Martin Whitmarsh.


Abordado por funcionários, Whitmarsh confirmou que desde que o novo chefe, Zak Brown, assumiu o comando, existem desavenças: “As pessoas da McLaren disseram que me enviariam uma carta sobre a situação. Eu lhes disse para não mandarem para mim, mas para Mansour ”, revelou Whitmarsh.


Um relatório da “Sportmail” afirma que Brown e o chefe de equipe, Eric Boullier, estão cada vez mais desmoralizados perante a equipe da fábrica, enquanto a visão de levar a marca para além da F1, em uma capacidade de produção, é questionada.


Whitmarsh revelou que recentemente se encontrou com seu ex-chefe, o acionista de longa data da McLaren, Mansour Ojjeh: “Precisa de uma grande mudança de abordagem. Há muita política entre as principais figuras. Eu acho que vários deles têm que ir. Expliquei minha visão a Mansour e é para os acionistas decidirem o que fazer”, disse Whitmarsh.


Ele acrescenta ainda que o engenheiro, Tim Goss, foi usado como “bode expiatório”, recebendo a culpa por “não ter todas as respostas” aos problemas do carro da McLaren. O relatório da “Sportsmail” adiciona que a “paciência acabou” na sede, após Eric Boullier admitir que “não sabia explicar a falta de desempenho do carro”, no habitual interrogatório pós-corrida na fábrica de Woking, na última semana.


“Os membros do chão da fábrica ficaram tão furiosos com o que viram, com a incompetência de seus líderes, que planejam alistar apoio à Whitmarsh, como uma última tentativa de ajudar a contornar a equipe em dificuldades”.


Fonte de pesquisa e reprodução: f1mania.lance.com

GP COMPLETO

GP COMPLETO

VÍDEOS INTERESSANTES, EDIÇÃO Nº 26 - ENTREVISTA COM FELIPE MASSA, NA "MURETA COM RUBITO"

GP INGLATERRA 2005

CINEMA NO BLOG

CINEMA NO BLOG

EM CARTAZ

EM CARTAZ

SALVEM-SE QUEM PUDER - RALLY DA JUVENTUDE

PROMOÇÕES/ CONCURSOS/ DINÂMICAS

SÉRGIO JIMENEZ - PILOTO STOCK CAR, VAI SORTEAR UM PAR DE ÓCULOS PARA OS FÃS QUE O ESCOLHEREM NO HER

SÉRGIO JIMENEZ - PILOTO STOCK CAR, VAI SORTEAR UM PAR DE ÓCULOS PARA OS FÃS QUE O ESCOLHEREM NO HER
Clique na imagem e saiba como participar.

MUNDIAL PILOTOS F1 2018

MUNDIAL  PILOTOS F1 2018

CLASSIFICAÇÃO APÓS GP CANADÁ


1º Vettel, 121






2º Hamilton, 120




3º Bottas, 86



4º Ricciardo, 82



5º Raikkonen, 68



6º Verstappen50



7ºAlonso, 32



8º Hulkenberg, 32



9º Sainz, 24



10° Magnussen, 19



11° Gasly, 18




12º Perez, 17



13º Ocon, 11





14º Leclerc, 10




15º Vandoorne, 8




16º Stroll, 4





17º Ericsson, 2



18º Brendon, 1


19º Grosjean, 0



20º Sirotkin, 0




MUNDIAL CONSTRUTORES F1 2018

MUNDIAL CONSTRUTORES F1 2018
Classificação após GP Canadá

1º Mercedes: 209 pontos





2º Ferrari: 189








3º Red Bull- Tag Heuer: 134
















4º Renault: 56




5º McLaren-Renault : 40











6º Force India-Mercedes: 28



7º Scuderia Toro Rosso-Honda: 19




8º Hass-Ferrari: 19



9º Sauber-Ferrari: 12












10° Williams-Mercedes: 4