quarta-feira, 11 de março de 2015

POLÊMICA DA SEMANA - HOLANDÊS GANHA PROCESSO CONTRA A SAUBER E EAMEAÇA ESTREIA DE NARS

(Foto: Agência Reutes)



Corte australiana confirma direito de Giedo van der Garde a uma vaga no GP de Melbourne, no próximo fim de semana; Sauber entra com recurso


A estreia do brasileiro Felipe Nasr na Fórmula 1 está ameaçada. Na noite desta terça-feira (manhã de quarta-feira na Austrália), o tribunal do estado australiano de Victoria deu ganho de causa ao holandês Giedo van der Garde em processo contra a Sauber por uma vaga no grid de 2015 da Fórmula 1. Com a decisão, o piloto ganha o direito de assumir a vaga de um dos titulares da escuderia suíça - Nasr ou o sueco Marcus Ericsson - na corrida do próximo fim de semana, no circuito de Melbourne, que abre a temporada. A Sauber entrou com recurso, que deve ser julgado ainda nesta quarta-feira.


Por meio de nota oficial, a Sauber lamentou a decisão e disse que não seria seguro colocar um piloto que não testou o novo carro para disputar a corrida. - Estamos desapontados com esta decisão e agora precisa de tempo para entender o que isso significa e o impacto que isso terá sobre o início da nossa temporada. O que não podemos fazer é colocar em risco a segurança de nossa equipe, ou qualquer outro piloto na pista, por ter um piloto despreparado em um carro que foi adaptado para outros dois - afirmou a chefe da Sauber Monisha Kaltenborn no comunicado oficial.

Atuais pilotos da Sauber, Nasr e Ericsson também estiveram no tribunal (Foto: Reprodução/Twitter)



Reserva da Sauber no ano passado, Giedo entrou na justiça contra a equipe afirmando que foi demitido sem justa causa. Segundo o piloto, os antigos chefes chegaram a fazer a oferta de uma vaga em junho de 2014, mas descumpriram o acordo posteriormente. No início de novembro, teria sido informado de que a dupla seria formada por Nasr e Ericsson. O brasileiro assinou um contrato de duas temporadas e levou patrocinadores nacionais para a equipe. Ericsson foi contratado para esta temporada e também levou aporte financeiro.


O piloto holandês já havia conseguido na justiça suíça uma decisão que proibia a Sauber de negar sua vaga para a temporada 2015. Ele acionou então o tribunal de Victoria, que resolveu aplicar a decisão em sua jurisdição. Felipe Nasr e Marcus Ericsson compareceram ao tribunal de Melbourne, em Victoria, na Austrália .

 Na primeira audiência do caso na corte australiana, realizada na última segunda-feira, o advogado da Sauber defendeu que seria imprudente entregar o carro ao holandês, já que ele nunca pilotou o modelo 2015 e correria sérios riscos se o guiasse pela primeira vez em plena etapa do campeonato.


O argumento foi rebatido pela defesa de Giedo, que destacou outros casos na F-1 em que equipes escalaram pilotos em cima da hora, sem conhecimento prévio do carro. Desta forma, seu cliente estaria apto para pilotar na corrida deste fim de semana.

 Após a vitória no tribunal, Giedo afirmou que está preparado fisicamente para pilotar e que espera já conduzir um dos carros da Sauber nos treinos da próxima sexta-feira.


- Estou mais forte que nunca. Venho treinando nos últimos três meses e estou ansioso para voltar à equipe e fazer o melhor neste fim de semana. Eu tinha um relacionamento muito bom com a equipe e continuo tendo - disse o holandês. Além de reserva da Sauber em 2014, Giedo van der Garde, de 29 anos, foi piloto titular da equipe Caterham em 2013, quando terminou a temporada sem marcar pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

TV MOTOR

TV MOTOR

ULTIMAS VOLTAS GP BRASIL 2006

PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

IMAGEM DA SEMANA - TAKUMA SATO SENTA NO MARMON WASP, PRIMEIRO CARRO VENCEDOR DA 1ª EDIÇÃO DAS 500

IMAGEM DA SEMANA -  TAKUMA SATO SENTA NO MARMON WASP, PRIMEIRO CARRO VENCEDOR DA 1ª EDIÇÃO DAS 500

Takuma Sato foi o primeiro piloto japonês a vencer a tradicional 500 Milhas de Indianápolis . E como todo vencedor desta importantíssima corrida, o piloto foi ao museu gravar seu rosto no Troféu Borg-Warner dos vencedores. Aproveitou e experimentou a famosa Marmon Wasp que Ray Harroun levou à vitória no primeiro Indianápolis 500 em 1911. Takuma Sato .foi o vencedor do 101º Indianápolis 500.

POLÊMICA DA SEMANA - NÃO FAZ O MENOR SENTIDO FELIPE MASSA FORA DA WILLIAMS EM 2018

Uma hipotética saída de Felipe Massa da Williams significa jogar por terra o programa de desenvolvimento iniciado em 2017.


Por: Américo Teixeira Junior


Caso a lógica impere, qualquer discussão sobre o teammate de Lance Stroll em 2018 é inócua, pois não faz o menos sentido remover Felipe Massa da posição. Salvo uma imposição contundente do poder econômico, a evolução da Williams e do piloto canadense passam necessariamente pelas mãos do brasileiro vice-campeão mundial.


O fato de a equipe ter se reestruturado e investido em pessoal qualificado, revela estar em franco desenvolvimento um projeto para a equipe fundada por Frank Williams voltar a figurar entre as protagonistas da Fórmula 1, mesmo estando vulnerável à necessidade de recursos.


A presença de Stroll reflete essa vulnerabilidade, mas nem por isso deixou de ser uma aposta no futuro, pois é visível a evolução do piloto, que inegavelmente se destacou nas categorias de base. Sim, pois há um limite para o poder do dinheiro no automobilismo. Vagas, compram-se, mas moeda alguma se converte em qualidade e resultados.


Felipe Massa faz parte dessa engrenagem dentro das pistas, mas principalmente fora delas. Referência técnica e desportiva, é indispensável uma bagagem como a dele na hora de discutir procedimentos e soluções. Já Stroll está incapacitado de fazê-lo por estar ainda, por assim dizer, tentando descobrir para que lado vira a coisa.


É fato que o pai do canadense é sócio da Williams, dono de uma quantidade não revelada de ações. Estima-se que teria comprado 30% das ações pertencentes a Frank Williams. Independentemente de esse número ser correto, a verdade é que sua palavra tem peso, sendo lícito supor que advogue pela manutenção de um formato que tende a evoluir se a Williams for capaz de entregar um carro promissor em 2018.


Não se pode desconsiderar que os “Irma” da vida também sacodem a Fórmula 1 de tempos em tempos, mas em tempos de, quando muito, “tempestades tropicais”, Felipe Massa fica onde está.


Fonte de pesquisa e reprodução: diariomotorsport

VÍDEOS INTERESSANTES, EDIÇÃO Nº 25 - FABRICAÇÃO DE UM F-1

GP COMPLETO

GP COMPLETO

GP MALÁSIA 2004

O nosso quadro GP Completo, edição nº 7 traz o GP da Malásia de 2004 (segunda prova da temporada), já que estamos em um final de semana de corrida de F-1 (GP Malásia) e não por acaso, que escolhi a Malásia para esta edição.Um grid cheio com bastante carros e pilotos, interessante dizer que em 2004 tínhamos três pilotos brasileiros : Barrichello (Ferrari), Cristiano da Matta (Toyota), Felipe Massa (Sauber).

CINEMA NO BLOG

CINEMA NO BLOG

EM CARTAZ

EM CARTAZ

ECURRALADO

CARINHA DO BLOG (TRISTE)

CARINHA DO BLOG (TRISTE)

O número 13 parece não dá sorte mesmo, pois bem, foi o que aconteceu com o Oreca nº 13 da Rebellion Racing, pilotado por Nelsinho Piquet, Mathias Beche e David Heinemeier-Hansson, eles tinham conquistado o segundo lugar da classe LMP2 e o terceiro posto geral.


Mas a equipe teve que fazer um reparo no motor de arranque e por isso abriram um buraco no carro ao qual danificou uma das homologações, ferindo assim o regulamento. E daí a punição. lamentável!!!

DEDICATÓRIAS

DEDICATÓRIAS
Poster autografado (por Nelson Piquet) para o blogueiro Claudio Heliano

'

'
Poster autografado (por Nigel Mansell) par ao blogueiro Claudio Heliano

'

'
Autografada por Luiz Razia