quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

A EVOLUÇÃO DOS PNEUS PIRELLI F1

Pneus Pirelli nos anos 90



A fabricante de pneus italiana, Pirelli, é a fornecedora exclusiva dos pneus da Fórmula 1 desde 2011, Bernie Ecclestone, presidente da FOM, deu uma missão para a fabricante de pneus (que estava fora da F-1desde 1992: trazer de volta as emoções das corridas de Fórmula 1. De 2011 até o ano de 2014, muita coisa aconteceu, por exemplo:


  • Como não se lembrar dos pneus que estouravam em plena corrida, pondo em sérios riscos a integridade dos pilotos e do público. (2013)




  • Pneus que esfarelavam rapidamente, aumentando o consumo da borracha, sujando a pista e até dificultando as ultrapassagens, já que os pilotos tinham que encarar o lado sujo da pista, comprometendo a aderência no final, por exemplo, de uma grande reta (2011)




AS MUDANÇAS NOS PNEUS

Fora do circo da F-1 desde os anos 90, a italiana Pirelli retorna a categoria com a exclusividade de ser a fornecedora oficial da categoria. Até 2010 a fornecedora era a Bridgestone.



Pirelli 2011


Em 2012 os pneus demoravam mais para chegar à temperatura ideal e, assim, se deterioravam mais devagar, o que permitia as equipes adotarem estratégias para entrarem menos vezes nos boxes para efetuarem a troca dos compostos.



Pirelli 2012


Em 2013 os pneus F1 passaram por modificações para obter um aquecimento mais uniforme em toda banda de rodagem. O intuito era fazer o pneu se desgastar mais, devido ao aquecimento mais rápido. E desta forma obrigar as equipes a entrarem mais vezes nos boxes para efetuarem as trocas e consequentemente, tentar, modificar o resultado final das provas, obtendo assim mais emoção nas pistas.

Pirelli 2013


Uma serie de mudanças foram feitas nos compostos da Pirelli, visando atender ao novo regulamento da F1 no ano de 2014. Todos os compostos passaram por mudanças. Por exemplo: Os pneus para pista seca tiveram  nova construção e são ligeiramente mais pesados em relação a 2013 - os traseiros tiveram aumento de 250g e os dianteiros de 200g. Além disso, eles foram construídos com novas borrachas, diferentes da utilizada nos compostos de chuva, mais dura e resistente.

Pirelli 2014


Eles também foram modificados visando atender uma melhor distribuição da banda de rodagem com o solo, como também, a distribuição mais uniforme da temperatura, melhorando assim a aderência. O pneu de chuva teve sua banda de rodagem redesenhada para reduzir a aquaplanagem e proporcionar maior aderência, mesmo em condições extremas. Além disso, as alterações foram feitas para tornar-se uma alternativa viável em condições de pista úmida, bem como em chuva pesada.


CHAMPIONSHIP F1 2015

Integrante do CHSPF1, ganha camisa da Ferrari no Desafio Champioship F1




ESTÁ CHEGANDO A TEMPORADA 2015 DA F-1 E COM ELA O CHAMPIONSHIP F1 2015

 Os participantes do Championship F1 2015 irão brigar por apenas um objetivo: terminar o campeonato nas primeiras colocações. Participe deste consagrado modelo de competição, que desde 2010, fascina e desafia os apaixonados pelo Mundo da Fórmula 1. Conheça o regulamento, clique aqui

PROMOÇÃO CHAMPIONSHIP F1 2015 - PARTICIPE E CONCORRA A UMA CAMISA BMW MOTORSPORT







Participe do Championship F1 e concorra a esta belíssima camisa da BMW Motorsport. Mais informações:


E-mail: championshipf1master@gmail.com
Fone: (71) 8200-9042

OferecimentoBaiana Corretora de Seguros

E-mailcontato@baianaseguros.com.br Tel: (71) 3488-1533 (71) 8808-7822 / 9262-2579 / 9992-7579 / 8207-6047




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

TV MOTOR

TV MOTOR

ULTIMAS VOLTAS GP BRASIL 2006

PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

IMAGEM DA SEMANA - TAKUMA SATO SENTA NO MARMON WASP, PRIMEIRO CARRO VENCEDOR DA 1ª EDIÇÃO DAS 500

IMAGEM DA SEMANA -  TAKUMA SATO SENTA NO MARMON WASP, PRIMEIRO CARRO VENCEDOR DA 1ª EDIÇÃO DAS 500

Takuma Sato foi o primeiro piloto japonês a vencer a tradicional 500 Milhas de Indianápolis . E como todo vencedor desta importantíssima corrida, o piloto foi ao museu gravar seu rosto no Troféu Borg-Warner dos vencedores. Aproveitou e experimentou a famosa Marmon Wasp que Ray Harroun levou à vitória no primeiro Indianápolis 500 em 1911. Takuma Sato .foi o vencedor do 101º Indianápolis 500.

POLÊMICA DA SEMANA - NÃO FAZ O MENOR SENTIDO FELIPE MASSA FORA DA WILLIAMS EM 2018

Uma hipotética saída de Felipe Massa da Williams significa jogar por terra o programa de desenvolvimento iniciado em 2017.


Por: Américo Teixeira Junior


Caso a lógica impere, qualquer discussão sobre o teammate de Lance Stroll em 2018 é inócua, pois não faz o menos sentido remover Felipe Massa da posição. Salvo uma imposição contundente do poder econômico, a evolução da Williams e do piloto canadense passam necessariamente pelas mãos do brasileiro vice-campeão mundial.


O fato de a equipe ter se reestruturado e investido em pessoal qualificado, revela estar em franco desenvolvimento um projeto para a equipe fundada por Frank Williams voltar a figurar entre as protagonistas da Fórmula 1, mesmo estando vulnerável à necessidade de recursos.


A presença de Stroll reflete essa vulnerabilidade, mas nem por isso deixou de ser uma aposta no futuro, pois é visível a evolução do piloto, que inegavelmente se destacou nas categorias de base. Sim, pois há um limite para o poder do dinheiro no automobilismo. Vagas, compram-se, mas moeda alguma se converte em qualidade e resultados.


Felipe Massa faz parte dessa engrenagem dentro das pistas, mas principalmente fora delas. Referência técnica e desportiva, é indispensável uma bagagem como a dele na hora de discutir procedimentos e soluções. Já Stroll está incapacitado de fazê-lo por estar ainda, por assim dizer, tentando descobrir para que lado vira a coisa.


É fato que o pai do canadense é sócio da Williams, dono de uma quantidade não revelada de ações. Estima-se que teria comprado 30% das ações pertencentes a Frank Williams. Independentemente de esse número ser correto, a verdade é que sua palavra tem peso, sendo lícito supor que advogue pela manutenção de um formato que tende a evoluir se a Williams for capaz de entregar um carro promissor em 2018.


Não se pode desconsiderar que os “Irma” da vida também sacodem a Fórmula 1 de tempos em tempos, mas em tempos de, quando muito, “tempestades tropicais”, Felipe Massa fica onde está.


Fonte de pesquisa e reprodução: diariomotorsport

VÍDEOS INTERESSANTES, EDIÇÃO Nº 25 - FABRICAÇÃO DE UM F-1

GP COMPLETO

GP COMPLETO

GP MALÁSIA 2004

O nosso quadro GP Completo, edição nº 7 traz o GP da Malásia de 2004 (segunda prova da temporada), já que estamos em um final de semana de corrida de F-1 (GP Malásia) e não por acaso, que escolhi a Malásia para esta edição.Um grid cheio com bastante carros e pilotos, interessante dizer que em 2004 tínhamos três pilotos brasileiros : Barrichello (Ferrari), Cristiano da Matta (Toyota), Felipe Massa (Sauber).

CINEMA NO BLOG

CINEMA NO BLOG

EM CARTAZ

EM CARTAZ

ECURRALADO

CARINHA DO BLOG (TRISTE)

CARINHA DO BLOG (TRISTE)

O número 13 parece não dá sorte mesmo, pois bem, foi o que aconteceu com o Oreca nº 13 da Rebellion Racing, pilotado por Nelsinho Piquet, Mathias Beche e David Heinemeier-Hansson, eles tinham conquistado o segundo lugar da classe LMP2 e o terceiro posto geral.


Mas a equipe teve que fazer um reparo no motor de arranque e por isso abriram um buraco no carro ao qual danificou uma das homologações, ferindo assim o regulamento. E daí a punição. lamentável!!!

DEDICATÓRIAS

DEDICATÓRIAS
Poster autografado (por Nelson Piquet) para o blogueiro Claudio Heliano

'

'
Poster autografado (por Nigel Mansell) par ao blogueiro Claudio Heliano

'

'
Autografada por Luiz Razia