sexta-feira, 12 de setembro de 2014

FÓRMULA E - O CARRO



Tem inicio neste final de semana, dia 13 de setembro, uma nova era em corridas de carros, estamos falando da Fórmula E, carros totalmente elétricos e que irão mudar seu conceito quando for falar de carros movidos a eletricidade. Claro que carros movidos a eletricidade não é nenhuma novidade, ter uma categoria exclusiva para esse fim, isso sim, é uma jogada ousada de muita coragem. Será que vai dar certo? E o público irá gostar? Vem cá, e o  "ronco" do motor, empolga? As respostas só vamos saber quando assistirmos a etapa inaugural.

Enquanto isso, vamos conhecer um pouco a nova categoria?


O CARRO 





Chamado de SRT01E ( Spark Racing Technology ) , é o primeiro carro elétrico homologado pela FIA com emissão zero CO2, garantindo o equilíbrio entre sustentabilidade e rentabilidade.O projeto do carro leva a assinatura do francês Frédéric Vausseur.




O fabricante do chassi ficou a cargo da italiana Dallara (a mesma da F-Indy), que conta com mais de 40 anos de historia no automobiLismo. O chassi é feito de fibra de carbono e alumínio, sendo  ao mesmo tempo super leve e incrivelmente forte e totalmente em conformidade com os mais recentes testes de colisão da FIA - o mesmo usado para regular Formula 1.





O gerenciamento eletrônico do motor ficará sob a responsabilidade da McLaren (líder mundial em tecnologia de alto desempenho para automobilismo), essa mesma fabricante, é a fornecedora oficial da F-1 e da Nascar.



A Williams Engenharia Avançada (que faz parte do grupo F1 Team) fornecerá as baterias que produzirão 200 kw, o equivalente a 272 cv.




Michelin será a fornecedora a oficial de pneus (aro 18) para todas as equipes. E todos eles são recauchutados, sendo um pneus misto, ou seja, tanto para condições em pista seca como em pista molhada.




Hewland,será a fabricante do câmbio que utilizará  relações fixas para ajudar a reduzir ainda mais os custos.O cambio será sequencial de cinco velocidades.




A Renault será a fornecedora de motores oficial para todas as equipes. E o  som do motor do carro elétrico fara um barulho diferente de tudo que você está acostumado a ouvir em provas automobilísticas. 


RONCO DO MOTOR

Ficou curioso para saber como é a "sinfonia" do motor? O som faz lembrar o barulho de uma turbina de avião, ouça no vídeo abaixo:




A SIMULAÇÃO

Assista este vídeo e veja como será as corridas do futuro. Lembrando, como o título já menciona, é uma simulação. Todas as dez provas do calendário serão realizadas em circuitos de rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

TV MOTOR

TV MOTOR

HELIO CASTRONEVES 20 ANOS DE F-INDY

PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

IMAGEM DA SEMANA - APÓS ALTA, BARRICHELLO TEM SURPRESA DOS FILHOS EM CASA

Campeão da Stock Car e duas vezes vice da F1 deixou o hospital depois de ter sofrido princípio de AVC no fim de janeiro


Rubens Barrichello deixou o hospital depois de ter sofrido um problema de saúde na última semana e se deparou com uma surpresa de seus filhos ao chegar em casa.


O piloto, duas vezes vice-campeão da F1 e dono do título de 2014 da Stock Car, foi internado no dia 27 de janeiro depois de sentir dores de cabeça em casa.


Fontes ouvidas pelo Motorsport.com Brasil contaram que Barrichello teve um princípio de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e chegou a passar pela UTI (Unidade de Terapia Intensiva).



Rubinho recebeu alta na última quarta-feira (7) e teve uma mensagem de boas-vindas da família em casa.


“Bem-vindo de volta, papai. Esta mensagem estava na garagem. Chorei muito abraçado a eles, na certeza de que nosso medo só nos aproximou, só fortaleceu. Amo muito vocês”, escreveu o piloto, de 45 anos.


Seu pai, Rubão, também se manifestou no Instagram. “Graças a Deus e a todas as orações de vocês, queridos amigos, nosso campeão voltou para casa. Ainda tem uns dias de recuperação, mas está ótimo. Obrigado a todos. Te amo, filho”, postou.


Fonte de pesquisa e reprodução: motorsport.com


POLÊMICA DA SEMANA - PROVAS PIRATAS PREOCUPAM PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO PARANANENSE DE AUTOMOBILISMO

Presidente da FPrA publica resolução para esclarecer as necessidades legais para a realização de um evento


As provas piratas são motivos de preocupação para Rubens Gatti, presidente da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA). Provas piratas são competições realizadas sem autorização da entidade, portanto, sem normas técnicas. Tais regras têm a finalidade de garantir as normas desportivas, técnicas e de segurança ao público e a terceiros.


No ano passado, provas não oficiais trouxeram grandes transtornos à FPrA. Pilotos que participaram de competições piratas e que tiveram algum tipo de descontentamento fizeram reclamações direto à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), gerando uma situação delicada entre as duas entidades, e obrigando a FPrA a fazer esclarecimentos à CBA.


Gatti explica que um alvará só é expedido pela FPrA quando o promotor do evento cumpre com todos os encargos exigidos. Ele deve ser solicitado 30 dias antes da data prevista para o evento. Os técnicos da entidade estabelecem as condições de segurança, sempre buscando preservar a integridade física de participantes, do público e de terceiros. Estas exigências vão desde o equipamento do participantes a normas de evacuação do local caso venha a ocorrer algum imprevisto.


“Em um evento automobilístico, há diversos itens que começam a ser analisados muito tempo antes da data prevista: condições da praça esportiva, capacidade de público, como as pessoas vão chegar ao local e retornar a seus lares... Em caso de um acidente, quais condições e como será feito o atendimento, quantos profissionais estarão à disposição, quais as condições dos equipamentos? Em caso atendimento médico mais aprimorado, como será feito este atendimento e de que forma a ambulância deixará o local? Para os participantes, as análises vão das normais desportivas (regulamentos) às condições do equipamento, se as condições da prova desportiva oferecem a segurança necessária”, acentua Gatti.


Fonte de pesquisa e reprodução: CBA

VÍDEOS INTERESSANTES, EDIÇÃO Nº 26 - ENTREVISTA COM FELIPE MASSA, NA "MURETA COM RUBITO"

GP COMPLETO

GP COMPLETO

GP INGLATERRA 2005

CINEMA NO BLOG

CINEMA NO BLOG

EM CARTAZ

EM CARTAZ

O CORREDOR FANTASMA

CARINHA DO BLOG 2018 (FELIZ)

CARINHA DO BLOG 2018 (FELIZ)
Valeu Pietro!

Atual campeão da World Series Pietro Fittipaldi,18 anos, neto do bicampeão F-1 e Campeão F-Indy, Emerson Fittipaldi, testou pela primeira vez nas ruas de Marrakesh, no Marrocos, com o carro da Formula E da equipe Panasonic Jaguar Racing. A etapa de Marrakesh contou como a terceira prova da temporada 2017/2018. Pietro ao final dos testes obteve a 2ª colocação.





"O treino foi muito bom, terminando em segundo lugar e podendo ajudar a equipe Panasonic Jaguar Racing a trabalhar no ajuste do carro ao longo do dia. O Nelsinho Piquet (titular do carro) é um grande amigo e me ajudou a melhorar a cada saída e fiquei bastante contente com o resultado, aproveitando bem esta ótima oportunidade. A equipe ficou feliz comigo e com o Paul (di Resta, que também esteve testando com o time) e tivemos um dia bem produtivo”, diz Fittipaldi, que deu 60 voltas no teste.