sexta-feira, 12 de setembro de 2014

FÓRMULA E - O CARRO



Tem inicio neste final de semana, dia 13 de setembro, uma nova era em corridas de carros, estamos falando da Fórmula E, carros totalmente elétricos e que irão mudar seu conceito quando for falar de carros movidos a eletricidade. Claro que carros movidos a eletricidade não é nenhuma novidade, ter uma categoria exclusiva para esse fim, isso sim, é uma jogada ousada de muita coragem. Será que vai dar certo? E o público irá gostar? Vem cá, e o  "ronco" do motor, empolga? As respostas só vamos saber quando assistirmos a etapa inaugural.

Enquanto isso, vamos conhecer um pouco a nova categoria?


O CARRO 





Chamado de SRT01E ( Spark Racing Technology ) , é o primeiro carro elétrico homologado pela FIA com emissão zero CO2, garantindo o equilíbrio entre sustentabilidade e rentabilidade.O projeto do carro leva a assinatura do francês Frédéric Vausseur.




O fabricante do chassi ficou a cargo da italiana Dallara (a mesma da F-Indy), que conta com mais de 40 anos de historia no automobiLismo. O chassi é feito de fibra de carbono e alumínio, sendo  ao mesmo tempo super leve e incrivelmente forte e totalmente em conformidade com os mais recentes testes de colisão da FIA - o mesmo usado para regular Formula 1.





O gerenciamento eletrônico do motor ficará sob a responsabilidade da McLaren (líder mundial em tecnologia de alto desempenho para automobilismo), essa mesma fabricante, é a fornecedora oficial da F-1 e da Nascar.



A Williams Engenharia Avançada (que faz parte do grupo F1 Team) fornecerá as baterias que produzirão 200 kw, o equivalente a 272 cv.




Michelin será a fornecedora a oficial de pneus (aro 18) para todas as equipes. E todos eles são recauchutados, sendo um pneus misto, ou seja, tanto para condições em pista seca como em pista molhada.




Hewland,será a fabricante do câmbio que utilizará  relações fixas para ajudar a reduzir ainda mais os custos.O cambio será sequencial de cinco velocidades.




A Renault será a fornecedora de motores oficial para todas as equipes. E o  som do motor do carro elétrico fara um barulho diferente de tudo que você está acostumado a ouvir em provas automobilísticas. 


RONCO DO MOTOR

Ficou curioso para saber como é a "sinfonia" do motor? O som faz lembrar o barulho de uma turbina de avião, ouça no vídeo abaixo:




A SIMULAÇÃO

Assista este vídeo e veja como será as corridas do futuro. Lembrando, como o título já menciona, é uma simulação. Todas as dez provas do calendário serão realizadas em circuitos de rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

TV MOTOR

TV MOTOR
DEPOIMENTO DE FELIPE NARS SOBRE SUA CARREIRA

TV MOTOR

PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

IMAGEM DA SEMANA/VÍDEO DA SEMANA -MULHER DE 79 ANOS PILOTA F1 E QUEBRA RECORDE

POLÊMICA DA SEMANA - HALLO NÃO!

HALO NÃO! RIO (gente doida) – Aí que fico algumas horas longe do computador e a FIA decide que será o Halo a proteção de cockpit a ser adotada na F-1 no ano que vem. O Shield, testado por Vettel no fim de semana de Silverstone, foi reprovado em menos de uma volta — o piloto ficou tonto e enjoado.


Como a FIA quer alguma coisa em 2018, resolveu partir para algo que foi bem testado no ano passado.


Acho uma aberração estética. Acho que não impediria a mola de atingir a testa de Massa. Acho que que não salvaria Bianchi. Acho que não serve para muita coisa, exceto para o caso de um pneu voar sobre a cabeça de um piloto. Algo que, convenhamos, não tem acontecido com frequência.


Fonte de pesquisa e reprodução: Blog do Flavio Gomes


VÍDEOS INTERESSANTES, EDIÇÃO Nº 25 - FABRICAÇÃO DE UM F-1

GP COMPLETO

*

GP ITÁLIA 1992, MONZA

A 6ª edição do nosso quadro "GP Completo", traz o charmoso e clássico GP Itália, pista "velha" e que traz fortes emoções em qualquer ano que seja disputado. O ano é 1992, as Williams-Renault eram os carros a serem perseguidos pelos adversários, a dupla de pilotos era formada por Nigell Mansell e Ricardo Patrese, que corria em casa.

CINEMA NO BLOG

CINEMA NO BLOG

EM CARTAZ

EM CARTAZ

ECURRALADO

CARINHA DO BLOG (TRISTE)

CARINHA DO BLOG (TRISTE)

O número 13 parece não dá sorte mesmo, pois bem, foi o que aconteceu com o Oreca nº 13 da Rebellion Racing, pilotado por Nelsinho Piquet, Mathias Beche e David Heinemeier-Hansson, eles tinham conquistado o segundo lugar da classe LMP2 e o terceiro posto geral.


Mas a equipe teve que fazer um reparo no motor de arranque e por isso abriram um buraco no carro ao qual danificou uma das homologações, ferindo assim o regulamento. E daí a punição. lamentável!!!

DEDICATÓRIAS

DEDICATÓRIAS
Poster autografado (por Nelson Piquet) para o blogueiro Claudio Heliano

'

'
Poster autografado (por Nigel Mansell) par ao blogueiro Claudio Heliano

'

'
Autografada por Luiz Razia