quarta-feira, 27 de julho de 2011

MERCEDES-BENZ GRAND CHALLENGE


Fala turma!

21 de maio marcou a estreia no Brasil de mais uma categoria de carros turismo, seu nome tem um peso muito forte na historia do automobilismo internacional, estou falando da marca de automóveis que tem o símbolo da estrela de três pontas, isso mesmo, Mercedes-Benz.

O CAMPEONATO

O campeonato somente com carros desta marca (monomarca) aqui em nosso país se chama Mercedes-Benz Grand Challenge e são utilizados o modelo Mercedes C250 CGI. Esees carros são originais de fábrica, mas que passam por algumas modificações, para atender os exigentes padrões de segurança impostos pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Os modelos são preparados pela WB Motorsport segundo os critérios de homologação da CBA, e em
conformidade com o Regulamento Técnico da Mercedes-Benz Grand Challenge.

CARACTERÍSTICAS

Mercedes de corrida baseado no modelo C250 Blue Eficiency 2011

MOTOR: 4 cilindros turbo alimentado;
TRAÇÃO: Traseira
POTÊNCIA: 245 Cv.
PESO: 1.250 Kg (minimo)
COMPRIMENTO/LARGURA: 4.581 mm; 1770 mm.
RODAS: Scorro aro 18
PNEUS: Pirelli 265/245-18
CARROCERIA: Aço cromo molibdênio, desenvolvido de acordo com especificações da FIA.

O calendário é composto em oito etapas e segue o modelo utilizado pela outra categoria de carros turismo, Itaipava GT Brasil. As provas ocorrem em rodadas duplas com duração de trinta minutos cada, ou seja, a 1º prova no sábado e a 2º no domingo. A programação inicia-se na sexta-feira, com os treinos livres, o sábado acontece mais um treino livre, a classificação e a 1º prova, no domingo a 2º prova e o encerramento da etapa.

O grid é composto por 22 carros, o participante poderá optar por correr sozinho ou em dupla (optando por correr em dupla, um piloto corre no sábado, e o outro, no domingo).Todos os motores e câmbios são lacrados e qualquer alteração é proibida. Caso seja necessário as manutenções serão realizadas exclusivamente por assistência técnica credenciada pela SRO Latin America. As transmissões são realizadas pela Rede TV.

O pódio é composto pelos cincos primeiros colocados em cada etapa.

PONTUAÇÃO

1º Lugar 20 pontos
2º Lugar 17 pontos
3º Lugar 15 pontos
4º Lugar 13 pontos
5º Lugar 11 pontos
6º Lugar 9 pontos
7º Lugar 7 pontos
8º Lugar 5 pontos
9º Lugar 3 pontos
10º Lugar 1 ponto

CALENDÁRIO

1º etapa - Curitiba, PR/ 22 de Maio
2º etapa - Sta. Cruz do Sul, RS/ 26 de Junho
3º etapa - Curitiba, Pr/ 24 de Julho
4º etapa - Iterlagos, SP/ 28 de Agosto
5º etapa - Jacarepaguá, RJ/ 11 de Setembro
6º etapa - Campo Grande, MS/ 23 de Outubro
7º etapa - Londrina, PR/ 13 de Novembro
8º etapa - Interlagos, SP/ 18 de Dezembro


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HALO NÃO! RIO (gente doida) – Aí que fico algumas horas longe do computador e a FIA decide que será o Halo a proteção de cockpit a ser adotada na F-1 no ano que vem. O Shield, testado por Vettel no fim de semana de Silverstone, foi reprovado em menos de uma volta — o piloto ficou tonto e enjoado.


Como a FIA quer alguma coisa em 2018, resolveu partir para algo que foi bem testado no ano passado.


Acho uma aberração estética. Acho que não impediria a mola de atingir a testa de Massa. Acho que que não salvaria Bianchi. Acho que não serve para muita coisa, exceto para o caso de um pneu voar sobre a cabeça de um piloto. Algo que, convenhamos, não tem acontecido com frequência.


Fonte de pesquisa e reprodução: Blog do Flavio Gomes


VÍDEOS INTERESSANTES, EDIÇÃO Nº 25 - FABRICAÇÃO DE UM F-1

GP COMPLETO

*

GP ITÁLIA 1992, MONZA

A 6ª edição do nosso quadro "GP Completo", traz o charmoso e clássico GP Itália, pista "velha" e que traz fortes emoções em qualquer ano que seja disputado. O ano é 1992, as Williams-Renault eram os carros a serem perseguidos pelos adversários, a dupla de pilotos era formada por Nigell Mansell e Ricardo Patrese, que corria em casa.

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O número 13 parece não dá sorte mesmo, pois bem, foi o que aconteceu com o Oreca nº 13 da Rebellion Racing, pilotado por Nelsinho Piquet, Mathias Beche e David Heinemeier-Hansson, eles tinham conquistado o segundo lugar da classe LMP2 e o terceiro posto geral.


Mas a equipe teve que fazer um reparo no motor de arranque e por isso abriram um buraco no carro ao qual danificou uma das homologações, ferindo assim o regulamento. E daí a punição. lamentável!!!

DEDICATÓRIAS

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Poster autografado (por Nelson Piquet) para o blogueiro Claudio Heliano

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Autografada por Luiz Razia