HANS



Fala amigos (as)!

Hans (Head And Neck Support) é um dispositivo de segurança utilizado por pilotos em provas automobilisticas no mundo inteiro. Em muitas categorias eles são obrigatórios, como a F-1, Nascar, Indy, entre outras. No Brasil categorias como a Stock Car, Mini Challenge, F-Truck, já fazem uso deste importantissimo item.

Sua função é garantir que o piloto não sofra danos na coluna e pescoço, caso venha sofrer algum acidente. O Hans é colocado sobre a nuca e ombros, sendo ligado ao capacete do piloto através de travas. Fabricado em fibra de carbono, seu peso chega a cerca de 1 kilo.

Os criadores deste dispositivo foram Jim Downing e Bob Hubbard, Downing é um ex-piloto. Dr. Hubbard trabalha na GM, e, é responsável por testes de colisão focando principalmente os ferimentos na cabeça e pescoço. Hans foi desenvolvido em 1986, inicialmente os pilotos não deram credibilidade ao novo dispositivo, já que se tratava de algo bastante volumoso e os pilotos acreditavam que o equipamento traria dificuldades na mobilidade de entrar e sair do carro como também no movimento no interior do veículo.

A mudança de comportamento de pilotos e organizadores das corridas mudaria a partir do ano 2000, já que em 2000 e 2001, a categoria americana de carros turismo, a famosa, Nascar sofreu baixa de 4 corredores, principalmente quando o lendário piloto americano, Dale Earnhardt Sr. morreu em um acidente na Daytona 500 em 18 de fevereiro de 2001. Após essas fatalidades a Nascar sentiu-se pressionada a buscar melhorias em segurança e logo após a primeira semana da morte do piloto, Dale houve uma encomenda na primeira semana de 250 HANS.

Assistam o vídeo e comparem o crash test com HANS e sem HANS.

Comentários

RESUMO GP JAPÃO DE FÓRMULA 1

GUIA DA FÓRMULA 1 2024

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI
#192 Toda a F1 pergunta o que houve com a Red Bull

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 21 : ETAPA DE RICHMOND (2024), NASCAR CUP

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23
Clique na imagem e assista no You Tube

ARRANCADA FINAL

CINEMA NO BLOG: ARRANCADA FINAL