sexta-feira, 27 de maio de 2011

FATOS E CURIOSIDADES GP MÔNACO



Olá meus amigos (as)!




Neste final de semana (28 e 29), será realizado a 6º etapa do Campeonato Mundial de F-1, o GP de Mônaco, disputado no circuito de Monte Carlo, montado nas ruas do pequeno principado encravado no Sul da França. O GP de Mônaco é o mais charmoso do circo da categoria, ele está para a Fórmula 1, como as 500 Milhas de Indianápolis está para a Fórmula Indy.



O cenário envolvente de lanchas luxuosas,castelos, mansões, a pista super difícil, os guard-rails para todos os lados, pista estreita, traçado super antigo (desde 1929), a possibilidade de batidas e uma pista que tem um túnel (único na categoria), enfim todos esses ingredientes dão uma boa contribuição para esse charme. Mônaco faz parte do calendário da F-1 desde sua criação em 1950. Mônaco foi inaugurada em 1929, teve ao total 100 voltas, em um total de 318 km, durou 3h56min11s e foi vencida por um inglês conhecido como Williams ao volante de de um Bugatti 35B, fazendo 80,104 de média. O primeiro vencedor de Mônaco na F-1 na prova inaugural foi o argentino Juan Manuel Fangio, a bordo de um Alfa Romeo 158.



A primeira prova só foi realizada graças ao empenho de Anthony Noghes, que junto com o piloto monegasco Louis Chiron e a aprovação do príncipe Louis II, fundaram o Automobile Clube de Mônaco (Automóvel Clube de Mônaco). A prova de Mônaco ficou de fora do calendário da categoria em 14 edições: de 1939 a 1947, devido a II Guerra Mundial, e nos anos de 1949, 1951, 1953 e 1954.Em homenagem aos seus fundadores duas curvas do traçado foram batizadas em seus nomes: Louis Chiron (curva 13) e Antony Noghes, este último dá nome à curva que leva a vitória.


Mônaco em toda sua história passou por algumas reformas para atender requisitos de segurança, mas todo o trabalho foi feito para manter o traçado original.1952 a curva Sainte Devote (leva esse nome porque no local há uma igrejinha em homenagem à santa, padroeira do Principado), foi encurtada. 1976, foram criadas duas chicanes: a primeira na Sainte Devote e a segunda no final da curva la Rascasse. Em 1986 foi construído uma nova chicane na saída do túnel. Atualmente Mônaco conta com a extensão de 3.340 metros.E os pilotos percorrem um total de 78 voltas, ao final eles percorrerão a distancia total de 260,520 km.




Em média os pilotos trocam de de marcha 53 vezes em uma volta. O recorde do circuito pertence a Michael Schumacher (1min14s439, em 2004), com uma Ferrari. Em 2010 o pódio foi composto com 1º Mar Webber (RBR); 2ºSebastian Vettel (RBR) e em 3º Robert Kubica (Renault).



Ayrton Senna gostava demais dessa pista, foi lá que ele obteve 6 vitórias e foi eleito o Rei de Mônaco, recorde que até hoje, não foi superado. Senna dominou Mônaco de 1987 até 1993, ficando sem a vitória apenas em 1988, quando liderava a prova com quase 1 minuto de vantagem sobre Alain Prost, tendo batido sua McLaren na entrada do túnel nas últimas voltas.



De tantos brasileiros que passaram na categoria, Nelson Piquet (pai e filho), Gugelmin, Moreno, Christian Fittipaldi, Emerson Fittipaldi e os atuais representates, Massa e Barrichello, nenhum deles tiveram a glória de vencer na ruas do principado.Vencer em Mônaco exige muito do piloto, da perícia até a extrema concentração para não se perder em meio as 19 curvas que compõem o circuito. Além de contar com a sorte de não se envolver nos muitos acidentes que ocorrem todos os anos, com também, contar com a habilidade em negociar as ultrapassagens sobre os retardátarios.



Para Nelson Piquet correr em Mônaco era como andar de bicicleta dentro de um apartamento: muito difícil de não encostar em nada. Mas foi lá também que o francês, Olivier Panis, venceu em 1996, ao volante de uma Ligier Muggen-Honda, sob chuva e na qual apenas quatro carros receberam a bandeira quadriculada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

TV MOTOR

TV MOTOR

ESPECIAL FAMÍLIA PIQUET - EPISÓDIO 3 - MOTORSPORT.COM BRASIL

PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

IMAGEM DA SEMANA - PEDRO PIQUET VIBRA COM PRIMEIRA VITÓRIA NA GP3

IMAGEM DA SEMANA - PEDRO PIQUET VIBRA COM PRIMEIRA VITÓRIA NA GP3
Julho 2018

Pedro Piquet celebrou sua primeira vitória na GP3, obtida na segunda corrida da quarta etapa do campeonato, disputada no circuito de Silverstone no último domingo (8). O piloto liderou um pódio dominado pela equipe Trident após superar o francês Giuliano Alesi na largada e pontear todas as 15 voltas da corrida disputada no interior da Inglaterra. O resultado ainda colocou o brasileiro no top-5 do campeonato, objetivo traçado antes da rodada dupla.


Fonte de pesquisa e reprodução: racingonline


POLÊMICA DA SEMANA - PILOTO DA F-2 É SUSPENSO APÓS "DIA DE FÚRIA" EM SILVERSTONE

POLÊMICA DA SEMANA - PILOTO DA F-2 É SUSPENSO APÓS "DIA DE FÚRIA" EM SILVERSTONE
Julho 2018

Santino Ferrucci, piloto protegido da Haas, recebe gancho de quatro provas após bater no parceiro de equipe e guiar pelo paddock segurando um celular


Piloto júnior da Haas na F1, Santino Ferrucci recebeu quatro corridas de suspensão da F2 após colidir com seu companheiro de equipe Arjun Maini ao fim da etapa de domingo, em Silverstone.


Ferrucci bateu na traseira de seu colega de Trident na volta de retorno aos boxes após a bandeirada.


Pelo incidente, ele recebeu uma multa de 60 mil euros e foi banido das próximas duas rodadas, em Hungaroring e Spa.


Além disso, o americano foi visto guiando sem uma luva entre os paddocks da F2 e F1, o que não é permitido. Nesta mão, ele foi visto segurando um telefone, e, por essas duas infrações, ele recebeu uma multa de 6 mil euros.


Ferrucci também foi visto forçando Maini, que também é protegido da Haas, para fora da pista na curva 4 na prova de domingo, sendo desclassificado da corrida.


A dupla também havia batido na corrida de sábado, sendo que Ferrucci recebeu uma punição por ter forçado Maini para fora da pista.


Gunther Steiner, chefe da equipe Haas na F1, confirmou que investigaria o incidente envolvendo seu pupilo.


“Estou ciente do incidente. Eu o vi na TV quando a corrida estava sendo mostrada. Não percebi, não ouvi o áudio, mas eu estava ciente de que havia problemas”, comentou.


“Eu disse que não vou lidar com isso hoje. Vou lidar durante a semana, então terei mais informações. Estou ciente de que algo aconteceu, mas, no momento, não tenho informações suficientes para comentar.


” Em sua conta no Twitter, a equipe Trident expressou apoio a Maini, acusando Ferrucci de “falta de espírito esportivo e, acima de tudo, com um comportamento não civilizado” por parte do piloto e de seu pai. Além disso, o time também disse que seus advogados lidarão com as implicações contratuais do ocorrido.


Fonte de pesquisa e reprodução: motorsport.com


GP COMPLETO

GP COMPLETO

VÍDEOS INTERESSANTES, EDIÇÃO Nº 26 - ENTREVISTA COM FELIPE MASSA, NA "MURETA COM RUBITO"

GP INGLATERRA 2005

CINEMA NO BLOG

CINEMA NO BLOG

EM CARTAZ

EM CARTAZ

SALVEM-SE QUEM PUDER - RALLY DA JUVENTUDE

BLOG NA TV - APAIXONADO POR F-1

BLOG NA TV - APAIXONADO POR F-1
GP Road America, F-Indy 2018

PROMOÇÕES/ CONCURSOS/ DINÂMICAS

SÉRGIO JIMENEZ - PILOTO STOCK CAR, VAI SORTEAR UM PAR DE ÓCULOS PARA OS FÃS QUE O ESCOLHEREM NO HER

SÉRGIO JIMENEZ - PILOTO STOCK CAR, VAI SORTEAR UM PAR DE ÓCULOS PARA OS FÃS QUE O ESCOLHEREM NO HER
Clique na imagem e saiba como participar.

MUNDIAL PILOTOS F1 2018

MUNDIAL  PILOTOS F1 2018

CLASSIFICAÇÃO APÓS GP INGLATERRA


1º Vettel, 171






2º Hamilton, 163





3º Raikkonen, 116



4º Ricciardo, 106



5º Bottas, 104
6º Verstappen, 104





7º Hulkenberg, 42





8ºAlonso, 40



9° Magnussen, 39



10º Sainz, 28



11º Ocon, 25





12º Perez, 24





13° Gasly, 18





14º Leclerc, 13





15º Grosjean, 12




16º Vandoorne, 8






17º Stroll, 4







18º Ericsson, 3





19º Brendon, 1



20º Sirotkin, 0






MUNDIAL CONSTRUTORES F1 2018

MUNDIAL CONSTRUTORES F1 2018
Classificação após GP Inglaterra



1º Ferrari: 287 pontos





2º Mercedes: 267





3º Red Bull- Tag Heuer: 199

















4º Renault: 70




5º Hass-Ferrari: 51





6º Force India-Mercedes: 49







7º McLaren-Renault : 48













8º Scuderia Toro Rosso-Honda: 19




9º Sauber-Ferrari: 16











10° Williams-Mercedes: 4