O GP DA MALÁSIA (1999) HISTÓRIAS DO CIRCO DA F-1, EDIÇÃO Nº 2

Olá meus amigos (as)!



Como de costume estou trazendo para vocês mais um edição do nosso "histórias do circo". Em sua 2º edição , vou retratar um episódio que ocorreu na temporada de 99, envolvendo a Scuderia Ferrari. Vamos lá!


O ano é 1999, GP da Málasia, 15º etapa do mundial, penúltima prova do calendário.Após ocuparem a primeira fila do grid com Michael Schumacher em 1º e Eddie Irvine em 2º, as Ferrari fazem uma boa largada e mantém as posições até a quarta volta de um total de 56 .




Como Schumacher não tinha condições de lutar pelo título, já que tinha sofrido um acidente de graves proporções no GP da Inglaterra, onde quebrara a perna direita e ficara fora de varias etapas, Ross Brawn o estrategista, ordenou que as posições se invertessem e claro, o alemão obedeceu. A vitória pertenceu ao irlandês Irvine, a segunda colocação ficou com o Schumi e a terceira com o finlandês Mika Hakkinen.As chances do segundo piloto da Ferrari de quebrar o jejum de 20 anos sem títulos, - o último em 1979 - aumentavam consideravelmente. Mika Hakkinen fechou o pódio na terceira colocação.



Muita festa por parte dos integrantes da Scuderia Ferrari, tal e coisa, coisa e tal, tudo indicava que levaria a decisão para a última etapa no Japão. É... só que a alegria se transformou em desespero,três horas após o encerramento, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) soltou um comunicado dizendo que as Ferrari estavam desclassificadas. O motivo? Os defletores aerodinâmicos , elementos acoplados a carroceria diante das entradas de ar ultrapassaram em dez milímetros o tolerado pelo regulamento da F-1.




Com essa decisão o maior beneficiado seria o piloto da McLaren Mika Hakkinen, que poderia comemorar o seu segundo título consecutivo. E o que fez a Ferrari? Recorreu da decisão ao Tribunal Internacional de Apelações da FIA. O processo durou em torno de 6 dias . O Resultado? O Tribunal, através de seu presidente , o português José Macedo e Cunha deu sentença favorável a Scuderia Italiana, onde a mesma aceitou a defesa da Ferrari onde continha a informação que existia a tolêrancia de 5 milímetros.



Com esse resultado do Tribunal a Ferrari voltou a ocupar os dois primeiros lugares do Grande Prêmio. A decisão foi para o GP do Japão, onde Mika Hakkinen conquistava ali seu segundo título consecutivo pela equipe McLaren.

"Um abraço e até a próxima parada!".

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