sábado, 20 de março de 2010

A RESENHA MAIS GOSTOSA DA F1


E aí meus leitores (as), gostaram da nova cara da Fórmula 1?



Toda prova de abertura de campeonato sempre é regada de muita expectativa positiva. É esperado uma disputa de posições mais ferrenha entre equipes e pilotos. Se tem novas regras, então, é esperado uma maior entusiasmo dos que curtem e acompanham a categoria.

Na 1º etapa, o GP do Bahrein foi possível observar que quatro equipes irão disputar o título de pilotos: Ferrari, McLaren, RBR e Mercedes. O que irá definir que Scudria se dará melhor durante o ano? Aquela que construir um carro equilibrado e que tenha uma boa velocidade de ação/reação perante a evolução das equipes concorrentes. Não esqueçendo que para que tudo isso funcione, será necessário dispor de uma "gorda" verba para ir dando continuidade ao projeto.

COMO FOI O GP DO BAHREIN?

Vamos aqui fazer um bate-papo pela dupla de pilotos e suas respectivas equipes.

RBR - Manteve o favoritismo do ano anterior e uma das favoritas a levar um de seus pilotos ao título de campeão. Porém terá que demonstrar ter um motor que não venha a falhar durante o ano. Vettel o "alemãozinho veloz" segurou a primeira posição que conquistará no treino oficial, mas após o primeiro pitstop sua RBR começou a perder rendimento e da primeira colocação caiu o quarto lugar que manteve até o fim da prova. Webber - Não conseguiu acompanhar o ritmo do Vettel e largará da 6º colocação. Na largada não foi bem, perdeu posições e ainda provocou uma cortina de fumaça que veio de seu carro. Finalizou em 8º.



FERRARI - Favoritissima ao título de construtores e pilotos. Mas quem será o "queridinho" da Scuderia? Massa ou Alonso? Isso irá depender dos resultados que cada um irá conquistar durante a temporada.Fato é certo, nas últimas três ou quatro etapas a Ferrari tomará sua decisão. Massa perdeu a oportunidade de chegar à frente do Alonso. Na largada de 2º ele caiu para 3º, e, justamente para seu comnpanheiro. Durante toda a prova andou próximo do Fernando, mas nem sequer ameaçou um ataque. Teve que se contetar com o 2º lugar. Pois seu engenheiro pediu para que ele diminuisse o ritmo pois poderia ficar sem combustivel já que seu carro estava com problemas de refrigeração. Alonso após ter largado da terceira colocação superou Massa e assumiu o 2º lugar. Durante a prova não ameaçou em nenhum momento o primeiro lugar do Vettel. A vitória caiu em seu colo ao superar o "alemãozinho" que vinha com problemas eletricos em sua RBR após a primeira parada para troca de pneus.



MCLAREN - Decepcionou na estreia. O Hamilton largou da 4º e Button em 8º. Após uma largada conservadora o inglês campeão de 2008 adotou uma postura discreta durante toda prova. Pois, todos aqui sabemos que o Lewis é "chatinho" em busca de posições em corridas. Teve sorte a começar a temporada subindo ao pódio na 3º colocação. Button não foi nada bem , largou quase em último (8º) dos dez mais rápidos que compõem a super pole. Ainda não se encontrou na equipe e se demorar demais poderá ser "devorado" pelo Lewis. O austráliano concluiu em 7º.



MERCEDES GP - Ainda não anda no ritmo de Ferrari, McLaren e RBR, mas tem tudo para estar lá, incomodando as outras três. O Nico Rosberg deve estar de sorriso de orelha a orelha. Muito se falou dele tomar tempo de Schumacher, mas o que ocorreu foi ao contrário. Desde os treinos de Sexta até o final da prova estava sempre a frente do alemão. Com isso deve ter calado a boca de muitos, já que todos apostavam que o Schumy iria deitar e rolar sobre o companheiro de equipe. Finalizou em 5º. Schumacher correu a prova sem cometer erros e acho que era isso que ele pensava antes da largada, fazer uma prova conservadora para sentir o carro e suas reações e também desenferrujar dos três anos que ficará ausente da categoria. Concluiu em 6º a etapa de abertura.





WILLIAMS - Aparentemente ainda não será o ano do resurgimento da Equipe como grande favorita para disputar vitórias e o título. Barrichello não fez nada de interessante, largou da 11º posição e conclui em 10º. Seu melhor momento foi quando disputou posição na pista com a STR. Hulkenberg esse aí ainda terá muito aprendizado para adquirir e se pegar as "manhas" com Barrichello irá se da de bem. Largando em 13º se envolveu logo em incidente nas primeiras voltas, o que resultou numa bela rodada onde danificou seu bolido. Poderia até terminado em melhor colocação se não tivesse cometido a falha. O alemão Campeão da GP2 finalizou em 14º.

FORCE INDIA - Demonstrou ter força para estar sempre na zona de pontuação. Mas sua luta será intensa durante todo ano, já que terá que batalhar bastante,pois,equipes rivais como, Renault, Williams e STR querem um lugarzinho ao sol. Adrian Sutil tem arrojo e competência para levar a equipe a se destacar no Mundial, mas será necessário ser mais consistente em seus resultados. Fez uma boa classificação no sábado obtendo a décima colocação, na bandeira verde se envolveu em acidente com Kubica e prejudicou seu desempenho. Concluiu em 12º. Vintantonio Liuzzi - Largando da 12º colocação soube se esquivar dos riscos da primeira curva e marcou seus primeiros pontos, chegando em 9º, marcando assim três pontos. Com essa pontuação o italiano se iguala a 2007 quando corria pela Toro Rosso e durante a temporada inteira marcara a mesma pontuação. Está saindo no lucro hem?!

RENAULT - O carro tem beleza, mas será que irá ser um bom ano para a Equipe? Aliás que de Renault não tem quase nada, um grupo de investimentos chamado Genii Capittal,com sede em Luxemburgo, adquiriu 75% das ações do time. Se for avaliar pelos dois últimos anos onde não tinha um bom carro, é melhor esquecer! Piloto bom eles tem e se chama Kubica. A sensação de 2007. Kubica classificou muito bem sua Renault no grid de largada (9º). Finalizou em 11º. O primeiro piloto russo na categoria, o estreante Vitaly Petrov, de 25 anos de idade, que foi vice-campeão na GP2 não conclui a prova, seu abandono ocorreu no giro 35 com problemas na suspensão.

BMW SAUBER - Considero um dos carros mais feios do grid. A equipe por pouco não foi banida do circo neste ano. A BMW abandonou o projeto F1 no decorrer da temporada passada. O seu proprietário Peter Sauber, conseguiu resgatar a equipe e vem para 2010 na cara e na coragem. Será que vai emplacar? Se conseguir patrocínio durante a temporada acrdito que sim. A sua dupla de pilotos Kamui Kobayaschi e Pedro de La Rosa não foram bens e os dois não concluiram a prova.

LOTUS - Esse nome tem peso na história da categoria, campeão por sete vezes (63, 65, 68, 70, 72, 73 e 78), pilotos como Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna, Nigel Mansell, Jim Clark, etc. já pisaram por lá. Para 2010 o empresário malaio Tony Fernandes comandará a equipe e sua intenção em manter o nome Lotus é homenagear uma antiga equipe que fez muito pela categoria no passado. O experiente italiano Jarno Trulli e Heikki Kovalainen são as duas apostas para andar bem durante o ano.Trulli fianlizou a prova em último (17º) e Kovalainen (14º). A Lotus terá que andar muito se quiser sair das últimas posições. Pelo menos não quebrou, né?!


VIRGIN - Com um carro projetado 100% digital, algo inédito na F1, a equipe do Richard Branson, terá que mostrar para que veio. Com pouca kilometragem nos testes da pré-temporada,e com um orçamento anual cerca de R$ 110 milhões, valor bem "pequeno" se levarmos em conta as gigantes do circo.é muito provavel que quebras irão por vir durante o ano. Lucas de Grassi ficou a pé na prova de abertura ao abandonar na volta 2 de um total de 49, ou seja, não andou nada. O ponto positivo do brasileiro foi sua incrivel largada onde ganhou quatro posições, de 22º foi para 18º. O Timo Glock, aquele do GP Brasil de 2008, lembram? Pois é, será o companheiro do Grassi. Como o brasileiro o Glock não completou a prova,pelos menos andou mais um pouquinho que o Grassi, o alemão abandonou no giro 17.


HISPANIA - Uma equipe que nem sequer testou, seu carro foi apresentado durante a semana do GP e enquanto as outras testavam nos coletivos da pré-temporada, a Hispania se preucupava em apresentar o carro e levar seus materias para o Bahrein. Bruno Senna enfim, realiza seu sonho em guiar um F1 como piloto oficial. Confesso que é muito legal pode visualizar esse garoto por baixo da viseira e observar a incrivel semelhança com seu tio, Ayrton Senna. Bruno largou dos boxes e deu 17 voltas até abandonar com "motor abrindo o bico". Seu companheiro de equipe o indiano Karun Chandhok teve menos sorte que o Bruno também largando dos boxes, deu apenas duas voltas, já que bateu no miolo do circuito.


TORO ROSSO - Em seu quinto ano na categoria, essa é a primeira vez que a Equipe constroi seu primeiro carro e aos poucos a STR vai se desmembrando da RBR, a qual herdava os bólidos. Franz Tost, chefe do time fala um pouco da mudança " Depois de quatro anos da Red Bull Technology, esse é o primeiro carro 100% nosso. Criar uma estrutura necessária para isso foi nosso maior desafio. No final de 2008, aumentamos nosso quadro de funcionários e, em março do ano passado, começamos o verdadeiro trabalho como construtores". Jaime Alguersuari e Sebastian Buemi serão companheiros nesta temporada. Os dois trabalharam juntos na equipe em 2009. Na prova Alguersuari foi 13º e Buemi o 16º.


Valeu Galera!!!


Um comentário:

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

TV MOTOR

TV MOTOR
DEPOIMENTO DE FELIPE NARS SOBRE SUA CARREIRA

TV MOTOR

PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

IMAGEM DA SEMANA - EQUIPE BAHIA RACING CAMPEÃ DO ENDURANCE 6H. NO KARTÓDROMO PALADINO (JOÃO PESSOA)

IMAGEM DA SEMANA - EQUIPE BAHIA RACING CAMPEÃ DO ENDURANCE 6H. NO KARTÓDROMO PALADINO (JOÃO PESSOA)
Parabéns aos pilotos Diego Freitas, Euvaldo Luz, Victor Luz e Armando Duran!

POLÊMICA DA SEMANA - HALLO NÃO!

HALO NÃO! RIO (gente doida) – Aí que fico algumas horas longe do computador e a FIA decide que será o Halo a proteção de cockpit a ser adotada na F-1 no ano que vem. O Shield, testado por Vettel no fim de semana de Silverstone, foi reprovado em menos de uma volta — o piloto ficou tonto e enjoado.


Como a FIA quer alguma coisa em 2018, resolveu partir para algo que foi bem testado no ano passado.


Acho uma aberração estética. Acho que não impediria a mola de atingir a testa de Massa. Acho que que não salvaria Bianchi. Acho que não serve para muita coisa, exceto para o caso de um pneu voar sobre a cabeça de um piloto. Algo que, convenhamos, não tem acontecido com frequência.


Fonte de pesquisa e reprodução: Blog do Flavio Gomes


VÍDEOS INTERESSANTES, EDIÇÃO Nº 25 - FABRICAÇÃO DE UM F-1

GP COMPLETO

*

GP ITÁLIA 1992, MONZA

A 6ª edição do nosso quadro "GP Completo", traz o charmoso e clássico GP Itália, pista "velha" e que traz fortes emoções em qualquer ano que seja disputado. O ano é 1992, as Williams-Renault eram os carros a serem perseguidos pelos adversários, a dupla de pilotos era formada por Nigell Mansell e Ricardo Patrese, que corria em casa.

CINEMA NO BLOG

CINEMA NO BLOG

EM CARTAZ

EM CARTAZ

ECURRALADO

CARINHA DO BLOG (TRISTE)

CARINHA DO BLOG (TRISTE)

O número 13 parece não dá sorte mesmo, pois bem, foi o que aconteceu com o Oreca nº 13 da Rebellion Racing, pilotado por Nelsinho Piquet, Mathias Beche e David Heinemeier-Hansson, eles tinham conquistado o segundo lugar da classe LMP2 e o terceiro posto geral.


Mas a equipe teve que fazer um reparo no motor de arranque e por isso abriram um buraco no carro ao qual danificou uma das homologações, ferindo assim o regulamento. E daí a punição. lamentável!!!

DEDICATÓRIAS

DEDICATÓRIAS
Poster autografado (por Nelson Piquet) para o blogueiro Claudio Heliano

'

'
Poster autografado (por Nigel Mansell) par ao blogueiro Claudio Heliano

'

'
Autografada por Luiz Razia