quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

VIRGIN RACING

Olá meus Apaixonado por F-1 - O seu blog da velocidade!

As equipes estão apresentando seus novos carros para a temporada que está para começar. A primeira etapa será o GP Bahrein, no dia 14 de Março. Iniciou nesta segunda-feira os testes coletivos em Valência na Espanha.E como já se é esperado equipes tradicionais (McLaren, Ferrari, Mercedes, Williams, Renault) estão testando e fazendo acertos em suas belas máquinas.



Tirando as equipes tradicionais e falando das estreantes (Virgin, USF, Campos), nenhumas dessas estão presentes na 1º fase dos testes coletivos. Com certeza ainda estão correndo contra o tempo, para conseguirem deixar o carro pronto para poderem participar na etapa de abertura, no dia 14 de Março. E pensando nisso tudo e também para dar uma satisfação ao público curioso (risos), a equipe estreante Virgin Racing que terá como pilotos oficias, o brasileiro Lucas de Grassi e o alemão Timo Glock, este último correu de Toyota na temporada anterior e foi um dos pontos chaves da conquista do título de 2008 pelo inglês Hamilton, durante o GP Brasil.

O carro tem um visual diferente de outras equipes, digo isso, observando que na tampa do motor, não está seguindo a nova tendência em alongar a tampa bem próximo a asa traseira, como fez Renault, McLaren, Ferrari. Outro detalhe, é a pouca quantidade de patrocinadores em sua carenagem, suas cores se asemelham muito aos carros da Indy. Outro detalhe que chama à atenção desse carro é que ele foi construído totalmente fora dos modos convencionais de fórmula, que utilizam o túnel de vento como um importantíssimo aliado na aerodinamica, como na construção e adaptação de peças do monoposto.


A Virgin Racing está utilizando um programa de computador chamdo de CFD (Dinâmica de Fluidos Computacionais ), onde é muito utilizado na engenharia aeroespacial: aerodinâmica e propulsão de foguetes, otimização de métodos numéricos, e verificação e validação de soluções numéricas. A vantagem desse recurso é não demandarem grande quantidade de recursos, sejam eles materiais ou humanos.Inicialmente, requerem espaço físico, que, em determinados arranjos podem ser de razoável
tamanho. Posteriormente, um grande número de sensores e medidores calibrados
adequadamente, e, finalmente, pessoal especializado com treinamento e conhecimento prático
para operação desses sensores e montagem de dispositivos. Se você meu amigo quer saber mais como funciona este programa acesse:
http://www.dee.ufma.br/~fsouza/anais/arquivos/1_75_347.pdf

O presidente da Virgin, Richard Branson falou da empolgação em anunciar o modelo “Mas que carro! Nick (Wirth) e sua equipe de design realizaram um trabalho incrível, então hoje eles merecem todas as atenções”, disse Branson. “é fantástico fazer parte desta jornada desde o começo e ver uma grande mente da engenharia trabalhando”.

“Tenho certeza que isso será medido pela velocidade do carro na pista de Jerez na próxima semana, mas eu espero que isso não ofusque a maior conquista, que é montar uma equipe de corrida e dar um passo corajoso que desafia as convenções”.


Di Grassi elogiou e aprovou a sua super máquina "Participei passo a passo e, como piloto, tanto eu como o Timo (Glock) pudemos apontar algumas coisas que gostaríamos individualmente no carro. Dei minhas opiniões sobre o volante, por exemplo, do posicionamento de certos comandos, de onde prefiro que estejam, bem como os pedais. Foi um processo muito interessante, ver como um carro de Fórmula 1 é construído a partir do zero".


Nesta quinta (04) e sexta (05) a Virgin fará seus primeiros testes em Silverstone e na semana seguinte participará da 2º etapa dos testes coletivos na Espanha.


Um feliz abraço e até a nossa próxima resenha automobilistica!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

TV MOTOR

TV MOTOR

ULTIMAS VOLTAS GP BRASIL 2006

PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

IMAGEM DA SEMANA - INCÊNDIO NA CALIFÓRNIA AMEAÇA AUTÓDROMO DE SONOMA, MAS PRESIDENTE GARANTE QUE..

Um incêndio na região de Santa Rosa, na Califórnia, chegou nos arredores do circuito de Sonoma. O presidente da pista, no entanto, garante que não há risco de danos na estrutura do palco das decisões da Indy.


A pista de Sonoma amanheceu ameaçada por um incêndio florestal que vem se alastrando pela região. Com foco nas proximidades da cidade californiana de Santa Rosa - aproximadamente 50 km distante do circuito -, o incêndio chegou até os arredores da pista, invadindo o terreno do palco da decisão das temporadas da Indy.


Apesar disso, o presidente do circuito garante que não há risco de danos nas estruturas e afirmou que as equipes da pista estão trabalhando ao lado das autoridades públicas para o controle das chamas.


Fonte de pesquisa e reprodução: grandepremio.uol.com.br

POLÊMICA DA SEMANA - NÃO FAZ O MENOR SENTIDO FELIPE MASSA FORA DA WILLIAMS EM 2018

Uma hipotética saída de Felipe Massa da Williams significa jogar por terra o programa de desenvolvimento iniciado em 2017.


Por: Américo Teixeira Junior


Caso a lógica impere, qualquer discussão sobre o teammate de Lance Stroll em 2018 é inócua, pois não faz o menos sentido remover Felipe Massa da posição. Salvo uma imposição contundente do poder econômico, a evolução da Williams e do piloto canadense passam necessariamente pelas mãos do brasileiro vice-campeão mundial.


O fato de a equipe ter se reestruturado e investido em pessoal qualificado, revela estar em franco desenvolvimento um projeto para a equipe fundada por Frank Williams voltar a figurar entre as protagonistas da Fórmula 1, mesmo estando vulnerável à necessidade de recursos.


A presença de Stroll reflete essa vulnerabilidade, mas nem por isso deixou de ser uma aposta no futuro, pois é visível a evolução do piloto, que inegavelmente se destacou nas categorias de base. Sim, pois há um limite para o poder do dinheiro no automobilismo. Vagas, compram-se, mas moeda alguma se converte em qualidade e resultados.


Felipe Massa faz parte dessa engrenagem dentro das pistas, mas principalmente fora delas. Referência técnica e desportiva, é indispensável uma bagagem como a dele na hora de discutir procedimentos e soluções. Já Stroll está incapacitado de fazê-lo por estar ainda, por assim dizer, tentando descobrir para que lado vira a coisa.


É fato que o pai do canadense é sócio da Williams, dono de uma quantidade não revelada de ações. Estima-se que teria comprado 30% das ações pertencentes a Frank Williams. Independentemente de esse número ser correto, a verdade é que sua palavra tem peso, sendo lícito supor que advogue pela manutenção de um formato que tende a evoluir se a Williams for capaz de entregar um carro promissor em 2018.


Não se pode desconsiderar que os “Irma” da vida também sacodem a Fórmula 1 de tempos em tempos, mas em tempos de, quando muito, “tempestades tropicais”, Felipe Massa fica onde está.


Fonte de pesquisa e reprodução: diariomotorsport

VÍDEOS INTERESSANTES, EDIÇÃO Nº 25 - FABRICAÇÃO DE UM F-1

GP COMPLETO

GP COMPLETO

GP MALÁSIA 2004

O nosso quadro GP Completo, edição nº 7 traz o GP da Malásia de 2004 (segunda prova da temporada), já que estamos em um final de semana de corrida de F-1 (GP Malásia) e não por acaso, que escolhi a Malásia para esta edição.Um grid cheio com bastante carros e pilotos, interessante dizer que em 2004 tínhamos três pilotos brasileiros : Barrichello (Ferrari), Cristiano da Matta (Toyota), Felipe Massa (Sauber).

CINEMA NO BLOG

CINEMA NO BLOG

EM CARTAZ

EM CARTAZ

ECURRALADO

CARINHA DO BLOG (TRISTE)

CARINHA DO BLOG (TRISTE)

O número 13 parece não dá sorte mesmo, pois bem, foi o que aconteceu com o Oreca nº 13 da Rebellion Racing, pilotado por Nelsinho Piquet, Mathias Beche e David Heinemeier-Hansson, eles tinham conquistado o segundo lugar da classe LMP2 e o terceiro posto geral.


Mas a equipe teve que fazer um reparo no motor de arranque e por isso abriram um buraco no carro ao qual danificou uma das homologações, ferindo assim o regulamento. E daí a punição. lamentável!!!

DEDICATÓRIAS

DEDICATÓRIAS
Poster autografado (por Nelson Piquet) para o blogueiro Claudio Heliano

'

'
Poster autografado (por Nigel Mansell) par ao blogueiro Claudio Heliano

'

'
Autografada por Luiz Razia