O RETORNO DA EQUIPE LOTUS

Olá seguidores do Apaixonado por F-1 - O seu blog da velocidade!

A lendária equipe Lotus que estreou na Fórmula 1 na década de 50 e consagrou nomes importantes na categoria, como: Graham Hill, Jim Clark, Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ronnie Peterson, Nigel Mansell, entre outras feras.


Colin Chapman, engenheiro aeronáutico foi o idealizador desta equipe que estreou nas pistas da fórmula 1, em 1958, no GP de Mônaco, com a dupla de pilotos com Cliff Allison e Graham Hill (pai do ex-piloto de f-1, Damon Hill). A primeira vitória do time inglês veio rapidamente em 1960, com Stirling Moss, a bordo do revolucionário modelo T18, no GP de Mônaco.

O primeiro título de piloto veio pelas mãos habilidosas do inglês Jim Clark, em 1963 e o último veio pelo Mario Andretti (pai de Michael Andretti), em 1978. A última vitória da Lotus ocorreu com o brasileiro Ayrton Senna em 1987, no Gp dos Estados Unidos. Após a morte do fundador da equipe, Colin Chapman, em dezembro de 1982, aos 54 anos, vítima de enfarte, a escuderia começou a declinar, caindo em dívidas cada vez maiores e tendo que vender seus bens para saldar as ditas dívidas.

Uma parte negra da Lotus foi o histórico de mortes de pilotos que estavam defendendo suas cores, muito se dizia, que os carros de Chapman, eram muito frágeis e que suas peças não eram de boa qualidade. A sua busca por resultados e inovações, como por exemplo, o carro turbina em 1971, eram argumentos muito usados pela mídia na época para tentar explicar tantos fúnerais de pilotos.


Jim Clark de Fórmula 2 (68), Mike Spence (68), Jochen Rindt (70), Ronnie Peterson (78). Muitos outros sofreram graves acidentes que afetaram suas vidas para sempre no automobilismo, em 1969, Graham Hill, fraturou as duas pernas no GP dos Estados Unidos e J. Rindt fraturou o crânio ao perder o aerofólio traseiro também em 69, no GP da Espanha.

Em janeiro de 2005 a Lotus encerra suas atividades e deixa muitos admiradores da velocidade carentes e saudosos pela história da equipe que deu muita dor de cabeça a Ferrari, BRM, Cooper, Brabham. O último piloto a conduzir seu carro foi o Mika Hakkinen em 1994. No Brasil ela ficou conhecida pelas cores do preto e dourado que levou Emerson ao título em 1972 e ao Senna pela primeira vitória do brasileiro em 1985, no GP de Portugual.

Em 2010 seu carro será da mesma cor do Lotus 49 de 1968, preto e amarelo - e que é a minha cor predileta em automóveis de competição -, o modelo será o T127 e terá como dupla de pilotos o experiente Jarno Trulli, ex-Toyota em 2009 e Heikki Kovalainen, ex-McLaren em 2009.


O chefe da equipe, Tony Fernandes fala da emoção em apresentar o novíssimo carro "palavras não podem descrever o que eu sinto hoje. É um trabalho incrível ter um uma licença de F-1, ter cinco pessoas em Hingham e chegar a este dia com este carro. Eu fiquei animado quando Clive (Chapman) disse que este era apenas o começo da volta da Lotus para seus dias iniciais".




E também disse estar tranquilo quanto as pressões em ter uma Lotus de volta à categoria
" Nós sabemos que temos uma grande pressão nos nossos ombros, ficar sobre os ombros de gigantes – Clark, Moss, Hill e Mansell. Nós sabemos que temos uma incrível jornada pela frente. Estamos honrados e felizes por fazer parte da história. Vamos fazer nosso melhor para fazer a Lótus voltar para seus dias de glória".







Lotus é o nome de uma flor exótica e representa nobreza e orientação. E o porque de Chapman batizar a equipe com este nome? Diziam os mais chegados do inglês, que ele chamava Hazel (sua esposa), assim na intimidade.







Bom Carnaval e já sabem: "se for beber vá de táxi".








Comentários

  1. Carro muito bonito, comenta-se que é o que mais se destaca até agora. Gostei do design clássico e da ausência do apêndice aerodinâmico, comum nas outras equipes.
    Só não gostei das rodas amarelas.
    O carro me lembra a Jaguar de uns anos atrás.

    Faez.

    ResponderExcluir
  2. Buen blog; me lo apunto para seguirlo.
    http://pulguitaatodogas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Faez!
    O carro é uma maravilha de beleza e o que está me impressionando nesses novos carros, são o desing.Cada equipe está buscando um desenho próprio e isso é observado,principalmente, nos desenhos das asas dianteiras. Esse carro da Lotus mesmo impressiona pela limpeza nos detalhes aerodinâmicos.
    Valeu meu amigo pela participação e estou esperando você no Champioship F1.
    ATENCIOSAMENTE
    CLAUDIO HELIANO

    ResponderExcluir
  4. Olá Jon Valle!
    Fico muito agradecido por seguir este blog e espero que você continue a comentar nossas matérias.
    Muito obrigado!
    ATENCIOSAMENTE
    CLAUDIO HELIANO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

GP AUSTRÁLIA DE FÓRMULA 1

GUIA DA FÓRMULA 1 2024

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI
#192 Toda a F1 pergunta o que houve com a Red Bull

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 20 : STOCK CAR 2023, CORRIDA 2, ETAPA FINAL (INTERLAGOS, S

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 20 : STOCK CAR 2023, CORRIDA 2, ETAPA FINAL (INTERLAGOS, S
Clique na imagem e assista a etapa final

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23
Clique na imagem e assista no You Tube

CINEMA NO BLOG: O FANTÁSTICO PATINHO FEIO