sábado, 13 de fevereiro de 2010

O RETORNO DA EQUIPE LOTUS

Olá seguidores do Apaixonado por F-1 - O seu blog da velocidade!

A lendária equipe Lotus que estreou na Fórmula 1 na década de 50 e consagrou nomes importantes na categoria, como: Graham Hill, Jim Clark, Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ronnie Peterson, Nigel Mansell, entre outras feras.


Colin Chapman, engenheiro aeronáutico foi o idealizador desta equipe que estreou nas pistas da fórmula 1, em 1958, no GP de Mônaco, com a dupla de pilotos com Cliff Allison e Graham Hill (pai do ex-piloto de f-1, Damon Hill). A primeira vitória do time inglês veio rapidamente em 1960, com Stirling Moss, a bordo do revolucionário modelo T18, no GP de Mônaco.

O primeiro título de piloto veio pelas mãos habilidosas do inglês Jim Clark, em 1963 e o último veio pelo Mario Andretti (pai de Michael Andretti), em 1978. A última vitória da Lotus ocorreu com o brasileiro Ayrton Senna em 1987, no Gp dos Estados Unidos. Após a morte do fundador da equipe, Colin Chapman, em dezembro de 1982, aos 54 anos, vítima de enfarte, a escuderia começou a declinar, caindo em dívidas cada vez maiores e tendo que vender seus bens para saldar as ditas dívidas.

Uma parte negra da Lotus foi o histórico de mortes de pilotos que estavam defendendo suas cores, muito se dizia, que os carros de Chapman, eram muito frágeis e que suas peças não eram de boa qualidade. A sua busca por resultados e inovações, como por exemplo, o carro turbina em 1971, eram argumentos muito usados pela mídia na época para tentar explicar tantos fúnerais de pilotos.


Jim Clark de Fórmula 2 (68), Mike Spence (68), Jochen Rindt (70), Ronnie Peterson (78). Muitos outros sofreram graves acidentes que afetaram suas vidas para sempre no automobilismo, em 1969, Graham Hill, fraturou as duas pernas no GP dos Estados Unidos e J. Rindt fraturou o crânio ao perder o aerofólio traseiro também em 69, no GP da Espanha.

Em janeiro de 2005 a Lotus encerra suas atividades e deixa muitos admiradores da velocidade carentes e saudosos pela história da equipe que deu muita dor de cabeça a Ferrari, BRM, Cooper, Brabham. O último piloto a conduzir seu carro foi o Mika Hakkinen em 1994. No Brasil ela ficou conhecida pelas cores do preto e dourado que levou Emerson ao título em 1972 e ao Senna pela primeira vitória do brasileiro em 1985, no GP de Portugual.

Em 2010 seu carro será da mesma cor do Lotus 49 de 1968, preto e amarelo - e que é a minha cor predileta em automóveis de competição -, o modelo será o T127 e terá como dupla de pilotos o experiente Jarno Trulli, ex-Toyota em 2009 e Heikki Kovalainen, ex-McLaren em 2009.


O chefe da equipe, Tony Fernandes fala da emoção em apresentar o novíssimo carro "palavras não podem descrever o que eu sinto hoje. É um trabalho incrível ter um uma licença de F-1, ter cinco pessoas em Hingham e chegar a este dia com este carro. Eu fiquei animado quando Clive (Chapman) disse que este era apenas o começo da volta da Lotus para seus dias iniciais".




E também disse estar tranquilo quanto as pressões em ter uma Lotus de volta à categoria
" Nós sabemos que temos uma grande pressão nos nossos ombros, ficar sobre os ombros de gigantes – Clark, Moss, Hill e Mansell. Nós sabemos que temos uma incrível jornada pela frente. Estamos honrados e felizes por fazer parte da história. Vamos fazer nosso melhor para fazer a Lótus voltar para seus dias de glória".







Lotus é o nome de uma flor exótica e representa nobreza e orientação. E o porque de Chapman batizar a equipe com este nome? Diziam os mais chegados do inglês, que ele chamava Hazel (sua esposa), assim na intimidade.







Bom Carnaval e já sabem: "se for beber vá de táxi".








4 comentários:

  1. Carro muito bonito, comenta-se que é o que mais se destaca até agora. Gostei do design clássico e da ausência do apêndice aerodinâmico, comum nas outras equipes.
    Só não gostei das rodas amarelas.
    O carro me lembra a Jaguar de uns anos atrás.

    Faez.

    ResponderExcluir
  2. Buen blog; me lo apunto para seguirlo.
    http://pulguitaatodogas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Faez!
    O carro é uma maravilha de beleza e o que está me impressionando nesses novos carros, são o desing.Cada equipe está buscando um desenho próprio e isso é observado,principalmente, nos desenhos das asas dianteiras. Esse carro da Lotus mesmo impressiona pela limpeza nos detalhes aerodinâmicos.
    Valeu meu amigo pela participação e estou esperando você no Champioship F1.
    ATENCIOSAMENTE
    CLAUDIO HELIANO

    ResponderExcluir
  4. Olá Jon Valle!
    Fico muito agradecido por seguir este blog e espero que você continue a comentar nossas matérias.
    Muito obrigado!
    ATENCIOSAMENTE
    CLAUDIO HELIANO

    ResponderExcluir

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

TV MOTOR

TV MOTOR

HELIO CASTRONEVES 20 ANOS DE F-INDY

PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

IMAGEM DA SEMANA - APÓS ALTA, BARRICHELLO TEM SURPRESA DOS FILHOS EM CASA

Campeão da Stock Car e duas vezes vice da F1 deixou o hospital depois de ter sofrido princípio de AVC no fim de janeiro


Rubens Barrichello deixou o hospital depois de ter sofrido um problema de saúde na última semana e se deparou com uma surpresa de seus filhos ao chegar em casa.


O piloto, duas vezes vice-campeão da F1 e dono do título de 2014 da Stock Car, foi internado no dia 27 de janeiro depois de sentir dores de cabeça em casa.


Fontes ouvidas pelo Motorsport.com Brasil contaram que Barrichello teve um princípio de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e chegou a passar pela UTI (Unidade de Terapia Intensiva).



Rubinho recebeu alta na última quarta-feira (7) e teve uma mensagem de boas-vindas da família em casa.


“Bem-vindo de volta, papai. Esta mensagem estava na garagem. Chorei muito abraçado a eles, na certeza de que nosso medo só nos aproximou, só fortaleceu. Amo muito vocês”, escreveu o piloto, de 45 anos.


Seu pai, Rubão, também se manifestou no Instagram. “Graças a Deus e a todas as orações de vocês, queridos amigos, nosso campeão voltou para casa. Ainda tem uns dias de recuperação, mas está ótimo. Obrigado a todos. Te amo, filho”, postou.


Fonte de pesquisa e reprodução: motorsport.com


POLÊMICA DA SEMANA - PROVAS PIRATAS PREOCUPAM PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO PARANANENSE DE AUTOMOBILISMO

Presidente da FPrA publica resolução para esclarecer as necessidades legais para a realização de um evento


As provas piratas são motivos de preocupação para Rubens Gatti, presidente da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA). Provas piratas são competições realizadas sem autorização da entidade, portanto, sem normas técnicas. Tais regras têm a finalidade de garantir as normas desportivas, técnicas e de segurança ao público e a terceiros.


No ano passado, provas não oficiais trouxeram grandes transtornos à FPrA. Pilotos que participaram de competições piratas e que tiveram algum tipo de descontentamento fizeram reclamações direto à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), gerando uma situação delicada entre as duas entidades, e obrigando a FPrA a fazer esclarecimentos à CBA.


Gatti explica que um alvará só é expedido pela FPrA quando o promotor do evento cumpre com todos os encargos exigidos. Ele deve ser solicitado 30 dias antes da data prevista para o evento. Os técnicos da entidade estabelecem as condições de segurança, sempre buscando preservar a integridade física de participantes, do público e de terceiros. Estas exigências vão desde o equipamento do participantes a normas de evacuação do local caso venha a ocorrer algum imprevisto.


“Em um evento automobilístico, há diversos itens que começam a ser analisados muito tempo antes da data prevista: condições da praça esportiva, capacidade de público, como as pessoas vão chegar ao local e retornar a seus lares... Em caso de um acidente, quais condições e como será feito o atendimento, quantos profissionais estarão à disposição, quais as condições dos equipamentos? Em caso atendimento médico mais aprimorado, como será feito este atendimento e de que forma a ambulância deixará o local? Para os participantes, as análises vão das normais desportivas (regulamentos) às condições do equipamento, se as condições da prova desportiva oferecem a segurança necessária”, acentua Gatti.


Fonte de pesquisa e reprodução: CBA

VÍDEOS INTERESSANTES, EDIÇÃO Nº 26 - ENTREVISTA COM FELIPE MASSA, NA "MURETA COM RUBITO"

GP COMPLETO

GP COMPLETO

GP INGLATERRA 2005

CINEMA NO BLOG

CINEMA NO BLOG

EM CARTAZ

EM CARTAZ

O CORREDOR FANTASMA

CARINHA DO BLOG 2018 (FELIZ)

CARINHA DO BLOG 2018 (FELIZ)
Valeu Pietro!

Atual campeão da World Series Pietro Fittipaldi,18 anos, neto do bicampeão F-1 e Campeão F-Indy, Emerson Fittipaldi, testou pela primeira vez nas ruas de Marrakesh, no Marrocos, com o carro da Formula E da equipe Panasonic Jaguar Racing. A etapa de Marrakesh contou como a terceira prova da temporada 2017/2018. Pietro ao final dos testes obteve a 2ª colocação.





"O treino foi muito bom, terminando em segundo lugar e podendo ajudar a equipe Panasonic Jaguar Racing a trabalhar no ajuste do carro ao longo do dia. O Nelsinho Piquet (titular do carro) é um grande amigo e me ajudou a melhorar a cada saída e fiquei bastante contente com o resultado, aproveitando bem esta ótima oportunidade. A equipe ficou feliz comigo e com o Paul (di Resta, que também esteve testando com o time) e tivemos um dia bem produtivo”, diz Fittipaldi, que deu 60 voltas no teste.