segunda-feira, 9 de novembro de 2009

TRISTE FIM DO AUTÓDROMO DE JACAREPAGUÁ

Olá meus amigos (as)!

O Rio de Janeiro é eleita a cidade maravilhosa, vista e desejada por turistas nacionais e internacionais. Muito popular, é cantada por vários astros da música, e também é um prato cheio para os compositores. Pontos turísticos não faltam para visitações: Pão de Açucar, Corcovado, Cristo, Praia de Ipanema, entre outros. Meu cunhado (Nilson), já esteve por lá, neste ano e ficou encantado com a beleza natural e com o carioca, que é um povo caloroso e receptivo. Minha irmã (Clarice), minhas amigas, Nivea e Silvana, já pisaram os pés por lá também.


Recentemente ficamos sabendo que o Rio de Janeiro, foi escolhida para sediar as Olimpíadas de 2016, um grande mérito para o Brasil e toda a nossa grande massa de pessoas que rala muito para tirar o sustento de cada dia. Mas para que o país abrigue os jogos, será necessário passar por mudanças radicais para atender as exigências dos organizadores e uma delas me deixou triste: o Autódromo Internacional Nelson Piquet, mais conhecido, como autódromo de Jacarepaguá, será totalmente demolido!!!
Já vi muitos autódromos serem modificados, passarem por grandes reformas, para atender exigências de segurança dos organizadores como também para proporcionar conforto e comodidade para o público. Mas demolição de um património daqueles, um local onde se fez e ainda se faz histórias. Isso mesmo, meus amigos, se vocês quiserem conhecer o autódromo, terão que ir em busca de documentários, revistas e sites especializados.

O oval (único no Brasil), que faz parte da aréa e que abrigou provas da F-Indy, que se chamava na época de F-Cart, no período de 1996 até 2000, não escapará das terríveis máquinas e equipamentos de destruição de quaisquer obras (dinamites, tratores, britadeira, etc). Em 2006 uma parte do circuito foi destruída (setor norte) para os Jogos do Panamericanos de 2007. E com o sucesso que foi o evento, os líderes políticos, queriam mais. Sediar pela primeira vez uma Olimpíada (estava nos palanos), e para isso foi enviado ao COI (Comitê Olímpico Internacional), os seus projetos e entre eles estava a destruição de toda a aréa do autódromo.

Na aréa do autódromo, será construído o Centro Olímpico Nacional de Treinamento, onde abrigará as provas de basquete, judô, lutas, esgrima, handebol, hóquei e pólo aquático.
Este Centro será uma referência na América do Sul no que diz respeito ao treinamento de atletas de alto nível, disse o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, em entrevista durante a apresentação da candidatura do Rio de Janeiro a sede das Olimpíadas de 2016.
Confiram abaixo nota oficial emitida pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) a respeito da construção de um novo autódromo.


Documento assinado com Prefeitura garante autódromo de padrão internacional no Rio

29 de outubro – A movimentação cada vez maior em torno dos investimentos necessários para realizar os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro envolve o cumprimento de acordos assinados e homologados em juízo para garantir a prática segura e regular do automobilismo no estado fluminense e região.

Palco de etapas dos campeonatos mundiais de F-1, F-Indy e Motociclismo, o Autódromo de Jacarepaguá perdeu, em 2006, parte de sua área e do seu traçado clássico para a construção de arenas dedicadas a receber competições dos Jogos Panamericanos de 2007 em troca de uma reforma das instalações reminiscentes e a construção de uma variante, em conformidade com o projeto aprovado pela FIA, em condições de sediar provas de Fórmula 1. Apesar de concordada e garantida por acordo assinado entre o Município do Rio Janeiro, a CBA e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, e homologado em juízo, a obra não foi realizada.

Posteriormente o Ministério dos Esportes, o Município do Rio de Janeiro, o Comitê Olímpico Brasileiro e a CBA firmaram novo acordo, a ser submetido ao juízo que homologou o acordo anterior, estabelecendo que, acaso o Rio de Janeiro fosse escolhido como sede olímpica para 2016, a União e o Município disponibilizariam área, a ser aprovada pela CBA, para construção de autódromo (com projeto aprovado pela FIA) e kartódromo. Estas praças desportivas seriam feitos pelo entes públicos, que manteriam o Autódromo de Jacarepaguá em funcionamento até a inauguração do novo autódromo.

Eventos como os Grandes Prêmios do Brasil de F1 em 1978 e entre 1981 e 1989, etapas do Campeonato de F-Indy entre 1996 e 2000, e do Campeonato Mundial de Motociclismo entre 1995 e 2000 contribuíram sistematicamente para a arrecadação de impostos municipal, estadual e federal e a geração de milhares de empregos diretos e indiretos de forma constante e regular. Tal regularidade proporcionou benefícios palpáveis à indústria do turismo, uma das maiores fontes de emprego do Rio de Janeiro.

Ante a profusão de declarações confusas por parte de entidades e personalidades que em momento algum estiveram envolvidas em tais negociações, a Confederação Brasileira de Automobilismo reitera sua confiança nos contratos acima mencionados e segue trabalhando para que todos os brasileiros sejam beneficiados com a realização dos Jogos Olímpicos no País sem que outros setores da sociedade, que contribuem de forma constante e regular para essa mesma sociedade, sejam prejudicados por interesses passageiros.

Wagner Gonzalez
Assessor de Imprensa
Confederação Brasileira de Automobilismo


Será que dá para dormir com um barulho desses??? Agoram me digam: Quando é que vai ser iniciado as obras? Até lá pilotos, equipes e fãs estarão carentes do esporte a motor na capital. Espero que não seja "só" mais uma "dessas" promessas. No final de dezembro todas as atividades do autódromo estarão sepultadas. Enquanto no Rio se destrói um autódromo, aqui na Bahia, espera-se pela construção de "um". Ai,ai, viu!!!

2 comentários:

  1. Bom blog, já esta na minha lista de blogs.

    Grande Abraço!

    Kimi_Cris

    ResponderExcluir
  2. Valeu Demais Kimi cris pela presença.

    ATENCIOSAMENTE
    CLAUDIO HELIANO

    ResponderExcluir

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

TV MOTOR

TV MOTOR

ESPECIAL FAMÍLIA PIQUET - EPISÓDIO 3 - MOTORSPORT.COM BRASIL

PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

IMAGEM DA SEMANA - PEDRO PIQUET VIBRA COM PRIMEIRA VITÓRIA NA GP3

IMAGEM DA SEMANA - PEDRO PIQUET VIBRA COM PRIMEIRA VITÓRIA NA GP3
Julho 2018

Pedro Piquet celebrou sua primeira vitória na GP3, obtida na segunda corrida da quarta etapa do campeonato, disputada no circuito de Silverstone no último domingo (8). O piloto liderou um pódio dominado pela equipe Trident após superar o francês Giuliano Alesi na largada e pontear todas as 15 voltas da corrida disputada no interior da Inglaterra. O resultado ainda colocou o brasileiro no top-5 do campeonato, objetivo traçado antes da rodada dupla.


Fonte de pesquisa e reprodução: racingonline


POLÊMICA DA SEMANA - PILOTO DA F-2 É SUSPENSO APÓS "DIA DE FÚRIA" EM SILVERSTONE

POLÊMICA DA SEMANA - PILOTO DA F-2 É SUSPENSO APÓS "DIA DE FÚRIA" EM SILVERSTONE
Julho 2018

Santino Ferrucci, piloto protegido da Haas, recebe gancho de quatro provas após bater no parceiro de equipe e guiar pelo paddock segurando um celular


Piloto júnior da Haas na F1, Santino Ferrucci recebeu quatro corridas de suspensão da F2 após colidir com seu companheiro de equipe Arjun Maini ao fim da etapa de domingo, em Silverstone.


Ferrucci bateu na traseira de seu colega de Trident na volta de retorno aos boxes após a bandeirada.


Pelo incidente, ele recebeu uma multa de 60 mil euros e foi banido das próximas duas rodadas, em Hungaroring e Spa.


Além disso, o americano foi visto guiando sem uma luva entre os paddocks da F2 e F1, o que não é permitido. Nesta mão, ele foi visto segurando um telefone, e, por essas duas infrações, ele recebeu uma multa de 6 mil euros.


Ferrucci também foi visto forçando Maini, que também é protegido da Haas, para fora da pista na curva 4 na prova de domingo, sendo desclassificado da corrida.


A dupla também havia batido na corrida de sábado, sendo que Ferrucci recebeu uma punição por ter forçado Maini para fora da pista.


Gunther Steiner, chefe da equipe Haas na F1, confirmou que investigaria o incidente envolvendo seu pupilo.


“Estou ciente do incidente. Eu o vi na TV quando a corrida estava sendo mostrada. Não percebi, não ouvi o áudio, mas eu estava ciente de que havia problemas”, comentou.


“Eu disse que não vou lidar com isso hoje. Vou lidar durante a semana, então terei mais informações. Estou ciente de que algo aconteceu, mas, no momento, não tenho informações suficientes para comentar.


” Em sua conta no Twitter, a equipe Trident expressou apoio a Maini, acusando Ferrucci de “falta de espírito esportivo e, acima de tudo, com um comportamento não civilizado” por parte do piloto e de seu pai. Além disso, o time também disse que seus advogados lidarão com as implicações contratuais do ocorrido.


Fonte de pesquisa e reprodução: motorsport.com


GP COMPLETO

GP COMPLETO

VÍDEOS INTERESSANTES, EDIÇÃO Nº 26 - ENTREVISTA COM FELIPE MASSA, NA "MURETA COM RUBITO"

GP INGLATERRA 2005

CINEMA NO BLOG

CINEMA NO BLOG

EM CARTAZ

EM CARTAZ

SALVEM-SE QUEM PUDER - RALLY DA JUVENTUDE

BLOG NA TV - APAIXONADO POR F-1

BLOG NA TV - APAIXONADO POR F-1
GP Road America, F-Indy 2018

PROMOÇÕES/ CONCURSOS/ DINÂMICAS

SÉRGIO JIMENEZ - PILOTO STOCK CAR, VAI SORTEAR UM PAR DE ÓCULOS PARA OS FÃS QUE O ESCOLHEREM NO HER

SÉRGIO JIMENEZ - PILOTO STOCK CAR, VAI SORTEAR UM PAR DE ÓCULOS PARA OS FÃS QUE O ESCOLHEREM NO HER
Clique na imagem e saiba como participar.

MUNDIAL PILOTOS F1 2018

MUNDIAL  PILOTOS F1 2018

CLASSIFICAÇÃO APÓS GP INGLATERRA


1º Vettel, 171






2º Hamilton, 163





3º Raikkonen, 116



4º Ricciardo, 106



5º Bottas, 104
6º Verstappen, 104





7º Hulkenberg, 42





8ºAlonso, 40



9° Magnussen, 39



10º Sainz, 28



11º Ocon, 25





12º Perez, 24





13° Gasly, 18





14º Leclerc, 13





15º Grosjean, 12




16º Vandoorne, 8






17º Stroll, 4







18º Ericsson, 3





19º Brendon, 1



20º Sirotkin, 0






MUNDIAL CONSTRUTORES F1 2018

MUNDIAL CONSTRUTORES F1 2018
Classificação após GP Inglaterra



1º Ferrari: 287 pontos





2º Mercedes: 267





3º Red Bull- Tag Heuer: 199

















4º Renault: 70




5º Hass-Ferrari: 51





6º Force India-Mercedes: 49







7º McLaren-Renault : 48













8º Scuderia Toro Rosso-Honda: 19




9º Sauber-Ferrari: 16











10° Williams-Mercedes: 4