O ADEUS QUE FARÁ FALTA

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Muita agitação no mundo do automobilismo está acontecendo, são tantas rezenhas e fatos, que é de deixar um apaixonado como eu, bombardeado com tantas informações. Mas vamos com calma pois diz o ditado popular: que o santo é de barro.


Tudo que envolve o mundo do circo da f-1 tem um preço elevado, alias automobilismo não é algo barato não. Por exemplo, um curso numa escola de pilotagem para carros monopostos gira em torno de R$ 3000 a 3500 com quatro aulas práticas e quatro téoricas. Bom, mas isso não vem ao caso. Quero falar sobre a desistência da equipe BMW, que surpreendetemente anunciou no mês de julho sua desistência da categoria. Mas o que será que levou a fabricante abandonar seu projeto na principal categoria do automobilismo mundial? Dinheiro, falta de resultados, pilotos ou a tal da crise que abalou o mundo no final de 2008?


A BMW antes de ingressar como equipe foi fornecedora de motores para várias equipes desde 1952, sua última aventura como fornecedora de propulsores foi com a equipe Williams até final de 2005. No final desse mesmo ano a BMW adquiriu a maioria das ações da ex-equipe de f-1, Sauber.Então como detinha a maior parte da equipe passou a se chmar de BMW Sauber. Em 2006 tendo como pilotos o alemão Nick Heidfeld e o campeão de 1997, o candense Jacques Villeneuve, que não durou muito tempo e foi despedido no meio da temporada, sendo substítuido pelo polonês Robert Kubica.


A equipe logo em seu primeiro ano marca dois pódios, um na Hungria (3º) com Heidfeld e outro com Kubica (3º) no lendário circuito de Monza. Finaliza a temporada de estreia com o 5º lugar no campeonato de construtores (equipes), marcando 36 pontos.




Para a temporada de 2007 é esperado uma força maior da ação da BMW e foi isso que aconteceu, pois finalizou a temporada com mais dois pódios, conquistados pelo Heidfeld, um no Canadá (2º) e outro na Hungria (3º). A equipe mostrou folego durante toda temporada sempre andando entre os cinco primeiros colocados apenas atrás da McLaren e Ferrari. O maior susto que a equipe passou nesta temporada aconteceu durante o GP do Canadá, onde o polonês Kubica sofreu o pior acidente de sua carreira e que deu um baita susto a todos que assistiam a etapa canadense. Felizmente o piloto saiu com vida. Finalizou a temporada em segundo lugar, após a desclassificação da McLaren ( punida por espionagem) com 101 pontos.



No ano seguinte (2008) a dupla de pilotos está mais que entrosada e a primeira vitória surgiu justamente na etapa onde Kubica se acidentou, no Canadá e para mostrar sua força, o segundo lugar na prova foi conquistado pelo outro piloto da equipe, o alemão Nick Heidfeld. Tornando assim a primeira e única dobradinha da equipe. Foi um ano de conquista onde o polonês foi o piloto que mais pontuou em todas as etapas e também o responsavel pela única pole position conquistada no GP do Bahrein. Das 17 provas, o polonês voador marcou pontos em 14 delas.


A boa evolução do carro se deu a uma "evolução radical" do modelo 2007 para 2008, principalmente tendo foco na parte traseira, onde se dá a tração. Só para lembrar os carros de 2008, por força do regulamento, não teriam mais o controle de tração e nem auxílio aos para os freios (ABS). Confiram nas palavras do diretor técnico Willy Rampf o comentário na integra concedida na pré-temporada 2008 "Com o fim do controle de tração e do auxílio para os freios, esperamos um carro mais nervosso e mais erros dos pilotos, por isso nos concentramos em fazer um equipamwnto mais permissivo e que dê boas respostas. Com a nova unidade de Controle Eletrônico, tivemos que desenvolver um carro mais fácil de pilotar e uma suspensão traseira que melhore a tração". A equipe finalizou a temporada com 135 Pts e ocupou a 3º colocação no mundial.


Em 2009 esperou-se muito da equipe Suiça-Alemã, algumas novidades no regulamento como a proibição de apêndices aerodinamicos e a adoção (não obrigátoria) do KERS, onde esse equipamento, reaproveita a energia gerada nas freadas, e através de um sistema inteligente é direcionada para uma bateria, onde é acionada pelo piloto através de um botão no volante, gerando 80 cv durante cerca de 06 segundos.


O que vimos foi um time perdido onde os resultados não vingavam, o tal do KERS não funcionou com a BMW, muitas vezes por mais que os pilotos e seus engenheiros e mêcanicos se esforçassem para conquistar os resultados de 2006 até 2008, a "carroça" não andava. Era triste ver seus carros sempre no final do grid.


Ela melhorou apenas nas últimas cinco etapas, o que já não adiatava mais. Kubica até beliscou o único pódio para a equipe durante a realização do GP Brasil em São Paulo, onde cruzou a linha de chegada na 2º colocação. No mês de julho, os dirigentes da BMW anunciaram a sua retirada no final da temporada. Nobert Reithofer (presidente do conselho) declarou: "Naturalmente, isso está sendo difícil para nós. Mas é algo que tem que ser feito em nossas novas estratégias. Estaremos nos focando cada vez mais na sustentabilidade e na compatibilidade ambiental. Nossa campanha na F1 não é algo imprescindível nesse ponto".


O diretor esportivo Mario Theissen afirmou. "É algo compreensível. Essa decisão foi tomada com uma perspectiva empresarial. Agora, nos concentraremos nas provas restantes da temporada e mostraremos nosso espírito de luta por um bom resultado, como um adeus positivo às competições da Fórmula 1".


A BMW finalizou 2009 com miseros 36 Pts e uma 6º colocação no Mundial de Construtores.


Williams, McLaren e Ferrari, existem para mostrar a todos o quanto é difícil alcançar bons resultados e mais ainda é manté-los. Um bom domingo a todos e até nosso próximo encontro.













Comentários

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    ResponderExcluir
  2. Claro meu amigo, podemos sim fazer essa parceria.
    Visitei seu blog e gostei bastante do seu trabalho.Continue assim sempre trabalhando e sempre inovando.
    ATENCIOSAMENTE
    CLAUDIO HELIANO

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