GP2 SERIES

Oi Nação Apaixonada por F-1 - O seu blog da velocidade!

A GP2 é a principal categoria de acesso a Fórmula 1. Criada em 2005 pelo ex-chefe de equipe da Renault Flávio Briatore, sua popularidade vem crescendo a cada ano. Suas provas são marcadas por grande disputas com direito a muitas rodadas e batidas que são disputadas por garotos jovens que buscam se destacar no automobilismo europeu e claro, ter uma passagem pela categoria principal a F-1. Seus carros se assemelham muito com os da principal categorial, até por que a maioria das equipes da f-1 tem equipes dentro da Gp2. O alemão que hoje defende a equipe Williams, Nico Rosberg, foi o primeiro campeão em 2005. Em 2006 estreou na f-1 na mesma equipe que defende até hoje.

Em 2006 foi a vez do inglês Lewis Hamilton levantar o trófeu de campeão e em 2007 estreou na f-1 pela equipe McLaren, onde continua até hoje. 2007 outro alemão carregou o canecão para casa, Timo Glock e na temporada seguinte (2008) marcou sua ida para a F-1 pela equipe Toyota onde está até os dias atuais. Já para 2009 tivemos outro Nico sendo campeão desta vez, Nico Hulkenberg foi a bola da vez na atual temporada. De 2005 até 2008 o único que não está fazendo parte da principal categoria é o italiano Giorgio Pantano.


O interessante desse piloto italiano é que ao contrário de muitos que buscam a GP2 para ter acesso a F-1, ele disputou uma temporada inteira na principal categoria em 2004 pela Jordan onde não marcou nenhum ponto.Foi para Gp2 em 2005 e tornou se campeão em 2008. Assim Pantano se tornou o primeiro piloto campeão da categoria a não correr na F-1 na temporada seguinte. Desapontado ele desabafa:

"Desafio alguém a ter um currículo como o meu. Ganhei dois mundiais, três europeus e três italianos de kart, fui campeão na F-3 Alemã, na GP2 e sempre andei entre os primeiros na F-3000. Mas não tenho um lugar na Fórmula 1, não é uma piada?", disse o piloto à revista Autosprint.

"Sinto uma total indiferença com relação a mim. Vejo falarem muito sobre Senna e Buemi. Mas, sinceramente, o que eles já fizeram?", questionou Pantano, que não descarta abandonar a carreira. "Nessas horas começo a pensar que ser piloto não é algo vantajoso, e que poderia fazer outra coisa na vida. Quem não tem contatos não é observado. Eu me sinto abandonado pela Fórmula 1."



"Só queria que alguém me desse um carro para eu testar. Aí, depois me diriam se eu tenho potencial para ser campeão ou não. Isso já me deixaria mais tranqüilo. É só o que quero, um teste de verdade que possa me colocar em condições de ser avaliado corretamente".

O campeão deste ano Nico H. de 22 anos de idade que atualmente é tido como piloto de testes da Williams, tentará uma vaga como piloto oficial para a temporada 2010 e é bem provável que tenha o brasileiro mais experiente da categoria (Rubens Barrichello) como companheiro de equipe.


Nico se diz surpreso pelo título da Gp2 em seu ano de estreia "Eu não esperava ser campeão em meu primeiro ano". Mas então fizemos muitos progressos, melhoramos nossa velocidade e nosso carro. Cada vez mais, eu fiquei melhor no carro. Como um novato, tive de conseguir alguma quilometragem para lidar melhor com o carro durante as corridas, economizando mais os pneus. Então, acho que tivemos nosso ponto alto em Nurburgring, Valência e Spa”.

“Todos foram finais de semanas muito disputados. Marcamos muitos pontos e fomos muito consistentes. E consistência é o que vence campeonatos”, completa o alemão.


Seu principal adversário na briga pelo título o francês Romain Grosjean, abandonou a disputa pelo título quando recebeu o convite para correr na F-1 em substituição ao Nelsinho Piquet despedido após o GP da Alemanha. Nico admitiu que isso o ajudou na conquista do título "Eu acho que foi menos difícil. Ele era o principal rival. Petrov fez um trabalho muito bom no final, talvez até melhor que Grosjean tinha feito antes de sair. Mas ele (Grosjean) era um dos principais adversários e isso foi uma perda para o campeonato da GP2. Mas quando surge uma oportunidade com essa, não há como dizer não. Mesmo eu não teria dito não. É ótimo para ele, ele mereceu isso”.


O Brasil em 2009 contou com quatro representantes:o paulista Lucas de Grassi, o mineiro Alberto Valério, o baiano Luís Razia e o paulista Diego Nunes. Somente o Diego Nunes não venceu nenhuma das vinte etapas. Os outros três cada um venceu uma etapa.Lucas na Hungria, Valerio na Inglaterra e Razia na Itália.

Um caloroso abraço e até a próxima!






Comentários

  1. A GP2 realmente tem boas disputas em pista.. é uma categoria que todos deveriam assitir, ao menos de vez em quanso (desculpa de quem trabalha no horário das provas!).
    Muito boa a matéria!
    Ah! e...
    "EU QUERO A MINHA CAMISETA"
    ^^
    Gigi
    www.cafecomf1.com
    www.moto-velocidade.com

    ResponderExcluir
  2. A GP2 é um grande salto para a F1,tem bons pilotos.briatore deveria usar sua inteligencia para melhorar a categoria mais resolveu fazer uma lambança,em 2010 vamos ter mais brasileiros na F1,seria ver todos eles brigando por titulos,fuiii.

    ResponderExcluir
  3. Gisele pode comemorar,a camiseta é sua, você foi a sorteada.Depois entro em contato contigo para pegar seu endereço.
    A Gp2 é realmente fantástica, tem um nível de pilotos jovens, arrojados e que querem mostrar seus talentos para o mundo, principalmente da F-1.
    É uma pena que a Globo só mostra de uma maneira minusculamente reduzida no programa dominical Auto Esporte, digo isso em tv aberta.
    ATENCIOSAMENTE
    CLAUDIO HELIANO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

RESUMO GP JAPÃO DE FÓRMULA 1

GUIA DA FÓRMULA 1 2024

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI
#192 Toda a F1 pergunta o que houve com a Red Bull

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 21 : ETAPA DE RICHMOND (2024), NASCAR CUP

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23
Clique na imagem e assista no You Tube

ARRANCADA FINAL

CINEMA NO BLOG: ARRANCADA FINAL