terça-feira, 15 de setembro de 2009

CASO NELSINHO PIQUET PARTE 3

Pensou que acabou...o relógio está contando as horas para o dia D.

► 11/09 - Porta-voz de Nelsinho afirma não conhecer suposta carta que circula pela imprensa a respeito do acidente em Cingapura 2008. "Nós não temos nenhuma informação sobre isso. Não divulgamos isso e não sabemos o que é. Eu vi o suposto documento na internet, mas eu sei o mesmo que você sobre isso".

► 11/09 - Presidente da FIA, Max Mosley, prometeu uminidade ao brasileiro caso ele conte a verdade no dia 21 de setembro diante do Tribunal Mundial de Esporte a Motor.
"Nós dissemos isso para ele... que se nos dissesse a verdade nós não iremos proceder contra ele individualmente". Mosley ainda afirma que armar é pior do que enganar. "Se você olhar para qualquer outro esporte, se alguém arma o resultado, isso é geralmente levado a sério”, disse Mosley. “Armar é um nível pior do que enganar. Se você é um ciclista que se dopa, isso é trapaça. Mas se você suborna alguém para cair no meio do pelotão e o líder se acidenta, isso é mais sério".
► 11/09 - Briatore insinua que Nelsinho tinha relações com homem mais velho "Nelsinho é um garoto mimado, que sempre correu com seu time. Quando chegou a uma competição de verdade, perdeu a cabeça. Ele me acusou de ter rompido uma relação com um amigo. Quem me pediu isso foi seu pai (Nelson Piquet). Nelsinho vivia com este senhor. O pai estava preocupado com a relação que seu filho tinha com ele. Fiz com que ele se mudasse de Oxford a Londres para mantê-lo sob controle" - disse Briatore, em entrevista à rádio Jovem Pan.

► 12/09 - Patrick Head, co-proprietário da equipe Williams, declara que o caso tem que ser tratado com firmeza pela FIA."Primeiramente eu quero dizer que eu não sei de qualquer detalhes... e todos os meu comentários são feitos sem saber as circunstancias reais". "Os jovens condutores, antes de se estabelecerem na F-1, estão em uma posição difícil. Mas se o Nelsinho foi convidado a bater de propósito... ele deveria ter dito não ao mesmo tempo". Head dispara." Se isso realmente aconteceu, as pessoas responsáveis devem ser tratadas com muita firmeza. Jovens cometem erros quando estão sobre pressão. Eu colocaria 99% da culpa nas pessoas que pediram para que ele fizesse isso”, concluiu Head, afirmado que o caso irá testar a integridade da categoria.


► 13/09 - O ex-piloto de f-1 e agora comentarista de tv britânica e colunista do Jornal the Times, Martin Brundell, afirma que a carreira de Nelsinho está comprometida.
"Nelsinho Piquet não será contratado por ninguém agora.Um piloto que de bom grado e intencionalmente bate o seu carro? Isso é imperdoável. Esperar todo o inverno para assinar um contrato dias antes do primeiro GP da temporada é estressante, mas não o bastante para bater o carro intencionalmente". Martin B. diz acreditar na história do brasileiro. "Falando com um grupo de pessoas, Niki Lauda me perguntou: `você acredita que aquele acidente foi intencional?´ E eu instintivamente respondi: `Sim´. Ai ele me disse `Eu concordo completamente".


► 15/09 - FIA oferece imunidade a Pat Symond, chefe de engenharia da Renault caso ele colabore com mais informações no dia 21, dia do julgamento no TMEM. "Symonds sugeriu em sua entrevista no dia 27 de agosto que poder querer voltar a dar informações, incluindo as sensíveis às varias perguntas que ele havia recusado respoder". Membros da Quest - empresa contratada pela FIA - para apurar as denúncias, intimou Pat a responder perguntas a respeito, durante o GP da Bélgica, mas ele teria se recusado a responder outras. No relátorio dos membros da Quest constava que:
"O senhor Symonds aceitou que ele dicutiu com NPJ (Nelsinho) a possibilidade de um acidente deliberado no GP de Cingapura em 2008, embora ele tenha sugerido que essa possibilidade foi levantada por NPJ".
► 15/09 - Max Mosley afirma que foi Nelson Piquet (pai) que fez a denúncia da armação em Cingapura "Dois ou três eses atrás, eu ouvi alguns boatos sobre o caso. Mas não havia nada que pudéssemos fazer porque não havia nenhuma evidência. Nelson Piquet veio me ver depois do GP da Hungria, em julho, e disse o que havia acontecido. Eu o ouvi e disse: “Se Nelsinho fizer uma denúncia formal sobre isto, então, obviamente, vamos investigar”. Nelson arranjou tudo para que isto acontecesse. Nós começamos a olhar todos os arquivos e gravações que tínhamos sobre o que tinha acontecido com o carro. Mosley afirma que a telemetria é bem comprometedora. "Certamente a telemetria do carro indicou que algo muito incomum aconteceu na curva onde ele bateu, de acordo com os especialistas que observaram o arquivo. Então, tinha bastante para que fosse impensável não investigar".
► 15/09 - Conversa de rádio revela mudança na estratégia de Pit Stop para o piloto espanhol que era de três para duas paradas Eu posso dizer que não vamos mais fazer três paradas - diz Pat Symonds, diretor técnico da Renault, que antecipou em quatro voltas a entrada do piloto espanhol nos boxes e mudou a estratégia para apenas dois pit stops.

Mais tarde, Symonds diz a um engenheiro não identificado.


- Não se preocupe com o combustível, pois vamos tirá-lo (Alonso) do tráfego mais cedo.


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'Pat, você não acha que está muito cedo (para ele parar)?', pergunta um engenheiro da Renault. 'Está tudo bem', responde o diretor técnico
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Nelsinho também surge na transcrição dos diálogos, preocupado em saber em que volta estava. Symonds responde pelo rádio:


- Ele está para completar a volta 8. Apenas avise-o que ele está terminando a volta número 8.

Pouco depois, um engenheiro pergunta se haverá realmente mudança de planos. O diretor afirma que sim, mas o engenheiro, novamente não identificado, parece estranhar a decisão.

- Pat, você não acha que está muito cedo (para ele parar)?Symonds, então, reafirma que "está tudo certo", e o engenheiro se limita a respondes "Ok, entendi".

Mais tarde, após a batida, trechos mostram o brasileiro pedindo desculpa pelo erro. Briatore também aparece na gravação, só que demonstrando irritação com Nelsinho.

- Desculpa, pessoal. Tive uma pequena derrapagem.

Um dos engenheiros pergunta:

- Ele está bem? Ele está bem?

Symonds pede:

- Pergunta se está tudo bem com ele”.

O piloto brasileiro responde:

- Sim. Bati com a parte de trás da cabeça. Mas acho que está tudo ok.

Passados vários minutos, o chefe de equipe, Flavio Briatore, aparece no rádio mostrando sua irritação com Nelsinho.

- Que desgraça. Ele não é um piloto.

* Conversação publicada na página do GloboEsporte.com do dia 15/09/09.

Por enquanto é só (risos).

Vamos lá Apaixonados por f-1, participem da enquente do Nelsinho aqui neste Blog.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Vamos jogar essa merda q infelizmente um piloto brasileiro s envolveu numa privada e dar descarga,q ñ acoteça mais.

    ResponderExcluir
  2. Que sirva de exemplo para toda categoria e para aqueles pilotos que topam tudo por uma vitória. Uma mancha no automobilismo brasileiro e que será sempre lembrado, principalmente, por ele ser um Piquet.
    ATENCIOSAMENTE
    CLAUDIO HELIANO

    ResponderExcluir

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Acho uma aberração estética. Acho que não impediria a mola de atingir a testa de Massa. Acho que que não salvaria Bianchi. Acho que não serve para muita coisa, exceto para o caso de um pneu voar sobre a cabeça de um piloto. Algo que, convenhamos, não tem acontecido com frequência.


Fonte de pesquisa e reprodução: Blog do Flavio Gomes


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O número 13 parece não dá sorte mesmo, pois bem, foi o que aconteceu com o Oreca nº 13 da Rebellion Racing, pilotado por Nelsinho Piquet, Mathias Beche e David Heinemeier-Hansson, eles tinham conquistado o segundo lugar da classe LMP2 e o terceiro posto geral.


Mas a equipe teve que fazer um reparo no motor de arranque e por isso abriram um buraco no carro ao qual danificou uma das homologações, ferindo assim o regulamento. E daí a punição. lamentável!!!

DEDICATÓRIAS

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Poster autografado (por Nelson Piquet) para o blogueiro Claudio Heliano

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Autografada por Luiz Razia