SALVADOR 30º GRAUS

OXALÁ MEU REI!

Ínicio assim mais uma edição de "nosso " encontro automobilístico em homenagem ao público baiano que lotou as arquibancadas do Circuito de Rua Salvador onde foi disputada a 6º etapa de um total de doze. E como bom baiano que sou, e , muito apaixonado por velocidade, fui conferir de pertinho o que os carros da Stock Car tem. Para ínicio de conversa as duas marcas que disputam o campeonato, Chevrolet e Peugeot ,dispoem de modelos ( Chevrolet Vectra e Peugot 307 ) que leva ao público associar o modelo de rua ao de competição.Segundo - O grid é bem cheio ,com 30 carros e 15 equipes, o bom disso é saber que teremos disputas do ínicio ao fim. E em terceiro para finalizar, temos carros bastantes coloridos que acabam atraindo a atenção, como também pilotos conhecidos no cenário nacional e internacional com passagens em várias categorias dentro e fora do país.

A prova foi recheada de emoções,Tiago Camillo da equipe Ypiranga Vogel Motorsport, entrou para a história ao conquistar a pole position do primeiro circuito de rua da categoria. Mas sua sorte não foi muito longe, já que seu motor o deixou na mão na 13º volta, tendo que ir caminhando a pé em direção aos boxes. Problemas também com o atual campeão da categoria o Ricardo Maurício da equipe Eurofarma que tendo problemas com seus freios , se viu obrigado a abandonar a competição.

Os ares de Salvador fizeram um bem tremendo ao piloto carioca Cacá Bueno da RBR (Red Bull Racing) , pois além de vencer a prova, mantém-se na liderança do campeonato com 91 pontos e numa data tão especial como o dia dos pais, falando nisso, um enorme beijo ao meu pai (Adilson), assim que saiu do carro recebeu um caloroso abraço do paizão Galvão Bueno narrador esportivo da rede Globo. Muito feliz após a conquista Cacá declarou " Como é bom ganhar em Salvador! Essa vitória começou com uma bela posição no grid, em terceiro, o que seria fundamental numa pista tão apertada. Eu sabia que o Thiago Camilo e o Ricardo Maurício eram muito rápidos, por isso, após a largada, em nenhum momento pensei em persegui-los – a ideia era economizar freios e pneus desde o início. Consegui fazer um ritmo bastante conservador nas voltas iniciais, forçando só antes da minha parada no box para tentar abrir uma diferença em relação aos pilotos que vinham atrás". No finalzinho o Marco Gomes carro nº 80 da equipe Dolly- Action Power tentou lhe tomar a posição "A quebra do Thiago facilitou a nossa vida, e o Ricardinho acabou tendo um problema nos freios justamente numa parte suja da pista, e bateu no muro. Daí em diante era uma questão de administrar. O Marquinhos deu um pouco de trabalho no final, mas sabia que seria muito difícil ele me passar aqui. Foi uma semana muito prazerosa e uma corrida muito suada, literalmente, mas com um sabor todo especial. Para mim, foi uma vitória inesquecível".

Safety Car ( devido ao acidente com o William Starostik carro nº 31) na volta 6 e bandeiras amarelas realçaram o colorido do circuito baiano e a cada rasgada de motor com seus 480 cv , o público de 47 mil pessoas (o novo recorde na categoria) ia ao delírio, ninguém queria perder nenhum momento.Foi um festival de câmeras e celulares que cumpriram bem o seu papel, registrar todos os momentos do evento.


Os pilotos aprovaram a iniciativa dos organizadores em ter circuitos de rua no calendário, confiram alguns depoimentos:


Luciano Burti ,carro nº 14 " A pista ficou muito boa, segura, e há que se elogiar o Governo da Bahia e a Prefeitura de Salvador pelo trabalho realizado, e também a organizadora Vicar pela ousadia de promover uma etapa da Stock em um circuito de rua. Foi de fato o primeiro passo para a evolução da categoria em circuitos deste tipo. Foi um evento fantástico”. Burti largou da sétima colocação e finalizou a prova em quarto lugar.Adquirindo assim a sua melhor colocação na temporada.


Xandinho Negrão, carro nº 99 " Salvador provou que as corridas de rua são o caminho para a expansão das fronteiras da Stock Car e da falta de autódromos em condições de receber o evento no Brasil. Claro que seriam em número limitado, mas a inclusão de mais uma ou duas cidades é uma tentativa viável. Acho que essa é uma tendência que será seguida daqui para frente” .Visivilmente cansado e suado devido a alta temperatura que chega no interior do carro a 50º graus ele resalta " Circuitos de rua são assim mesmo, difíceis de ultrapassar, mas acho que tudo correu bem. Os acidentes foram normais e a chicane cumpriu seu objetivo. Os probleminhas na montagem podem ser considerados normais para um primeiro ano. Com a experiência adquirida, tenho certeza que a próxima corrida aqui será ainda melhor". Xandinho largou da 10º colocação e terminou num bom quinto posto.

Confiram aqui como terminou o GP Bahia.

1 - Cacá Bueno (RJ/RBR-WA Mattheis/Peugeot 307) - 36 voltas em 50m11s337
2 - Marcos Gomes (SP/Action Power/Chevrolet Vectra) - a 0s477
3 - Ricardo Sperafico (PR/RZ/Peugeot 307) - a 1s245
4 - Luciano Burti (SP/Boettger/Chevrolet Vectra) - a 1s673
5 - Xandinho Negrão (SP/A.Mattheis/Chevrolet Vectra) - a 2s556
6 - Antonio Jorge Neto (SP/RC3 Bassani/Peugeot 307) - a 3s343
7 - Valdeno Brito (PB/RCM/Peugeot 307) - a 3s995
8 - Alceu Feldmann (PR/Boettger/Chevrolet Vectra) - a 4s826
9 - Felipe Maluhy (SP/Avallone/Peugeot 307) - a 5s542
10 - Norberto Gresse (SP/Hot Car/Chevrolet Vectra) - a 5s924
11 - Chico Serra (SP/Avallone/Peugeot 307) - a 6s567
12 - Duda Pamplona (RJ/Pamplona's/Chevrolet Vectra) - a 7s494
13 - Allam Khodair (SP/Full Time/Peugeot 307) - a 9s638
14 - Max Wilson (SP/RC/Chevrolet Vectra) - a 10s120
15 - Giuliano Losacco (SP/JF/Peugeot 307) - a 10s658
16 - Daniel Serra (SP/RBR-WA Mattheis/Peugeot 307) - a 11s511
17 - Rodrigo Sperafico (PR/RZ/Peugeot 307) - a 14s617
18 - Claudio Capparelli (RJ/Amir Nasr/Peugeot 307) - a 15s447
19 - Thiago Marques (PR/JF/Peugeot 307) - a 17s168


Quero dedicar este espaço aqui e agradeçer as pessoas que me ajudaram e me incentivaram a ir ao GP Bahia: Ivana e Carla da loja Compasso, Tiago Brandão, Leandro Lima, Alexandre, Helbert "KaKa".Agradeço também à turma da Arquibancada R5(Fernando e Hugo, pai e filho, ao brother de boné branco e seu amigo que estava ao lado, entre outros).

Um forte abraço aos papais e até a próxima!

Comentários

  1. Fala chefe, mandei uma foto de um carro da Stock pro seu celular, confirme se chegou.
    Vlw.
    Faez.

    ResponderExcluir
  2. OI claudinho!adorei o seu último texto "salvador 30° graus"
    meu amigo realmente você tem talento para dissertar os acontecimentos do mundo da velocidade,diferentemente de alguns que escrevem como máquinas, sinto nas suas palavras um tom de amor pelo que faz.
    eu é quem agradeço a você, por nos proporcionar a oportunidade da sua convivência.
    beijos e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado ao meu grande amigo Faez pelo apoio.Agradeço também a minha fã anônima pelos elogios e o que tenho a dizer é, que quando escrevo realmente é com muito amor e prazer. Amor e paixão andam lado a lado, nesse esporte que adotei em minha vida.
    Um fortissímo abraço.
    CLAUDIO HELIANO

    ResponderExcluir
  4. Peixe,como muito sol e o calor humano dos baianos,não podia ser melhor,que venha 2010.

    ResponderExcluir
  5. Aí Jonatas vc é demais!
    Com certeza em 2010 teremos mais uma prova super gostosa e trabalharemos em cima de algumas falhas que ocorreram no decorrer da competição.
    Salvador Bahia Brasil!!!
    Valeu Demais
    CLAUDIO HELIANO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

GP AUSTRÁLIA DE FÓRMULA 1

GUIA DA FÓRMULA 1 2024

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI
#192 Toda a F1 pergunta o que houve com a Red Bull

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 20 : STOCK CAR 2023, CORRIDA 2, ETAPA FINAL (INTERLAGOS, S

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 20 : STOCK CAR 2023, CORRIDA 2, ETAPA FINAL (INTERLAGOS, S
Clique na imagem e assista a etapa final

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23
Clique na imagem e assista no You Tube

CINEMA NO BLOG: O FANTÁSTICO PATINHO FEIO