segunda-feira, 10 de agosto de 2009

SALVADOR 30º GRAUS

OXALÁ MEU REI!

Ínicio assim mais uma edição de "nosso " encontro automobilístico em homenagem ao público baiano que lotou as arquibancadas do Circuito de Rua Salvador onde foi disputada a 6º etapa de um total de doze. E como bom baiano que sou, e , muito apaixonado por velocidade, fui conferir de pertinho o que os carros da Stock Car tem. Para ínicio de conversa as duas marcas que disputam o campeonato, Chevrolet e Peugeot ,dispoem de modelos ( Chevrolet Vectra e Peugot 307 ) que leva ao público associar o modelo de rua ao de competição.Segundo - O grid é bem cheio ,com 30 carros e 15 equipes, o bom disso é saber que teremos disputas do ínicio ao fim. E em terceiro para finalizar, temos carros bastantes coloridos que acabam atraindo a atenção, como também pilotos conhecidos no cenário nacional e internacional com passagens em várias categorias dentro e fora do país.

A prova foi recheada de emoções,Tiago Camillo da equipe Ypiranga Vogel Motorsport, entrou para a história ao conquistar a pole position do primeiro circuito de rua da categoria. Mas sua sorte não foi muito longe, já que seu motor o deixou na mão na 13º volta, tendo que ir caminhando a pé em direção aos boxes. Problemas também com o atual campeão da categoria o Ricardo Maurício da equipe Eurofarma que tendo problemas com seus freios , se viu obrigado a abandonar a competição.

Os ares de Salvador fizeram um bem tremendo ao piloto carioca Cacá Bueno da RBR (Red Bull Racing) , pois além de vencer a prova, mantém-se na liderança do campeonato com 91 pontos e numa data tão especial como o dia dos pais, falando nisso, um enorme beijo ao meu pai (Adilson), assim que saiu do carro recebeu um caloroso abraço do paizão Galvão Bueno narrador esportivo da rede Globo. Muito feliz após a conquista Cacá declarou " Como é bom ganhar em Salvador! Essa vitória começou com uma bela posição no grid, em terceiro, o que seria fundamental numa pista tão apertada. Eu sabia que o Thiago Camilo e o Ricardo Maurício eram muito rápidos, por isso, após a largada, em nenhum momento pensei em persegui-los – a ideia era economizar freios e pneus desde o início. Consegui fazer um ritmo bastante conservador nas voltas iniciais, forçando só antes da minha parada no box para tentar abrir uma diferença em relação aos pilotos que vinham atrás". No finalzinho o Marco Gomes carro nº 80 da equipe Dolly- Action Power tentou lhe tomar a posição "A quebra do Thiago facilitou a nossa vida, e o Ricardinho acabou tendo um problema nos freios justamente numa parte suja da pista, e bateu no muro. Daí em diante era uma questão de administrar. O Marquinhos deu um pouco de trabalho no final, mas sabia que seria muito difícil ele me passar aqui. Foi uma semana muito prazerosa e uma corrida muito suada, literalmente, mas com um sabor todo especial. Para mim, foi uma vitória inesquecível".

Safety Car ( devido ao acidente com o William Starostik carro nº 31) na volta 6 e bandeiras amarelas realçaram o colorido do circuito baiano e a cada rasgada de motor com seus 480 cv , o público de 47 mil pessoas (o novo recorde na categoria) ia ao delírio, ninguém queria perder nenhum momento.Foi um festival de câmeras e celulares que cumpriram bem o seu papel, registrar todos os momentos do evento.


Os pilotos aprovaram a iniciativa dos organizadores em ter circuitos de rua no calendário, confiram alguns depoimentos:


Luciano Burti ,carro nº 14 " A pista ficou muito boa, segura, e há que se elogiar o Governo da Bahia e a Prefeitura de Salvador pelo trabalho realizado, e também a organizadora Vicar pela ousadia de promover uma etapa da Stock em um circuito de rua. Foi de fato o primeiro passo para a evolução da categoria em circuitos deste tipo. Foi um evento fantástico”. Burti largou da sétima colocação e finalizou a prova em quarto lugar.Adquirindo assim a sua melhor colocação na temporada.


Xandinho Negrão, carro nº 99 " Salvador provou que as corridas de rua são o caminho para a expansão das fronteiras da Stock Car e da falta de autódromos em condições de receber o evento no Brasil. Claro que seriam em número limitado, mas a inclusão de mais uma ou duas cidades é uma tentativa viável. Acho que essa é uma tendência que será seguida daqui para frente” .Visivilmente cansado e suado devido a alta temperatura que chega no interior do carro a 50º graus ele resalta " Circuitos de rua são assim mesmo, difíceis de ultrapassar, mas acho que tudo correu bem. Os acidentes foram normais e a chicane cumpriu seu objetivo. Os probleminhas na montagem podem ser considerados normais para um primeiro ano. Com a experiência adquirida, tenho certeza que a próxima corrida aqui será ainda melhor". Xandinho largou da 10º colocação e terminou num bom quinto posto.

Confiram aqui como terminou o GP Bahia.

1 - Cacá Bueno (RJ/RBR-WA Mattheis/Peugeot 307) - 36 voltas em 50m11s337
2 - Marcos Gomes (SP/Action Power/Chevrolet Vectra) - a 0s477
3 - Ricardo Sperafico (PR/RZ/Peugeot 307) - a 1s245
4 - Luciano Burti (SP/Boettger/Chevrolet Vectra) - a 1s673
5 - Xandinho Negrão (SP/A.Mattheis/Chevrolet Vectra) - a 2s556
6 - Antonio Jorge Neto (SP/RC3 Bassani/Peugeot 307) - a 3s343
7 - Valdeno Brito (PB/RCM/Peugeot 307) - a 3s995
8 - Alceu Feldmann (PR/Boettger/Chevrolet Vectra) - a 4s826
9 - Felipe Maluhy (SP/Avallone/Peugeot 307) - a 5s542
10 - Norberto Gresse (SP/Hot Car/Chevrolet Vectra) - a 5s924
11 - Chico Serra (SP/Avallone/Peugeot 307) - a 6s567
12 - Duda Pamplona (RJ/Pamplona's/Chevrolet Vectra) - a 7s494
13 - Allam Khodair (SP/Full Time/Peugeot 307) - a 9s638
14 - Max Wilson (SP/RC/Chevrolet Vectra) - a 10s120
15 - Giuliano Losacco (SP/JF/Peugeot 307) - a 10s658
16 - Daniel Serra (SP/RBR-WA Mattheis/Peugeot 307) - a 11s511
17 - Rodrigo Sperafico (PR/RZ/Peugeot 307) - a 14s617
18 - Claudio Capparelli (RJ/Amir Nasr/Peugeot 307) - a 15s447
19 - Thiago Marques (PR/JF/Peugeot 307) - a 17s168


Quero dedicar este espaço aqui e agradeçer as pessoas que me ajudaram e me incentivaram a ir ao GP Bahia: Ivana e Carla da loja Compasso, Tiago Brandão, Leandro Lima, Alexandre, Helbert "KaKa".Agradeço também à turma da Arquibancada R5(Fernando e Hugo, pai e filho, ao brother de boné branco e seu amigo que estava ao lado, entre outros).

Um forte abraço aos papais e até a próxima!

5 comentários:

  1. Fala chefe, mandei uma foto de um carro da Stock pro seu celular, confirme se chegou.
    Vlw.
    Faez.

    ResponderExcluir
  2. OI claudinho!adorei o seu último texto "salvador 30° graus"
    meu amigo realmente você tem talento para dissertar os acontecimentos do mundo da velocidade,diferentemente de alguns que escrevem como máquinas, sinto nas suas palavras um tom de amor pelo que faz.
    eu é quem agradeço a você, por nos proporcionar a oportunidade da sua convivência.
    beijos e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado ao meu grande amigo Faez pelo apoio.Agradeço também a minha fã anônima pelos elogios e o que tenho a dizer é, que quando escrevo realmente é com muito amor e prazer. Amor e paixão andam lado a lado, nesse esporte que adotei em minha vida.
    Um fortissímo abraço.
    CLAUDIO HELIANO

    ResponderExcluir
  4. Peixe,como muito sol e o calor humano dos baianos,não podia ser melhor,que venha 2010.

    ResponderExcluir
  5. Aí Jonatas vc é demais!
    Com certeza em 2010 teremos mais uma prova super gostosa e trabalharemos em cima de algumas falhas que ocorreram no decorrer da competição.
    Salvador Bahia Brasil!!!
    Valeu Demais
    CLAUDIO HELIANO

    ResponderExcluir

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

TV MOTOR

TV MOTOR

ULTIMAS VOLTAS GP BRASIL 2006

PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

IMAGEM DA SEMANA - FERRARI ANUNCIA REVELAÇÃO BRASILEIRA PARA ACADEMIA DE PILOTOS

A Ferrari anunciou nesta terça-feira (5) que o brasileiro Gianluca Petecof, de 15 anos, fará parte da academia de pilotos da escuderia italiana. Ele se juntará a um grupo que conta com o também brasileiro Enzo Fittipaldi, neto do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi.


Petecof se destacou no Mundial de Kart deste ano. O piloto de 15 anos terminou na sexta colocação, sendo o brasileiro mais bem posicionado.



Fonte de pesquisa e reprodução: uolesportes

POLÊMICA DA SEMANA - MARCHIONNE SE QUEIXA DE APRESENTAÇÃO DE PILOTOS NOS EUA

Uma das ações mais elogiadas entre as produzidas pela Fórmula 1 nesta temporada, a apresentação dos pilotos no Grande Prêmio dos Estados Unidos foi criticada por Sergio Marchionne, presidente da Ferrari. Nesta terça-feira (5), o dirigente alegou que o Liberty Media, proprietário da categoria, precisa “preservar” o esporte.


Na ocasião, os pilotos foram à pista do Circuito das Américas ao comando de Michael Buffer, consagrado apresentador de lutas de boxe e irmão de Bruce Buffer, annoucer das lutas do UFC. Os competidores foram chamados um a um, como acontece nas partidas da NBA.


“Eu acho que precisamos preservar (o esporte), precisamos modernizá-lo de uma maneira que os americanos achem relevante. “E essa é a parte complicada que eu acho ainda que Chase e eu precisamos conversar. Estamos caminhando por uma corda bamba sobre isso, porque se formos muito longe para tentar atrair, bom…”, disse Marchionne.


“A apresentação dos pilotos em Austin e a forma como organizamos o show não foi o que eu acho que um evento de Fórmula 1 deve ser. Mas fez parte de um exercício de testes e erros, e não acho que aquilo funcionou incrivelmente bem”, seguiu o dirigente da Ferrari.


“Eu acho que muitos dos europeus ficaram um pouco surpresos com o que aconteceu. Precisamos encontrar algo intermediário, que de alguma forma apaixone e realce o interesse do público em ambos os lados”, explicou o italiano, ressaltando porém que é necessário a Fórmula 1 ter relevância nos Estados Unidos.


“Eu acho que é justo dizer que Chase (Carey) e eu concordamos que precisamos de espaço nos Estados Unidos. Eu acho que há uma oportunidade se fizermos as coisas certas. Se fizermos isso, acho que isso irá beneficiar o esporte tremendamente”, seguiu.


“Mas precisamos ter cuidado para que esse desejo de nos tornar atraentes para o público americano não acabe com nosso DNA de esporte que tem algumas origens nobres”, completou.


Fonte de pesquisa e reprodução: racingonline


VÍDEOS INTERESSANTES, EDIÇÃO Nº 25 - FABRICAÇÃO DE UM F-1

GP COMPLETO

GP COMPLETO

GP MALÁSIA 2004

O nosso quadro GP Completo, edição nº 7 traz o GP da Malásia de 2004 (segunda prova da temporada), já que estamos em um final de semana de corrida de F-1 (GP Malásia) e não por acaso, que escolhi a Malásia para esta edição.Um grid cheio com bastante carros e pilotos, interessante dizer que em 2004 tínhamos três pilotos brasileiros : Barrichello (Ferrari), Cristiano da Matta (Toyota), Felipe Massa (Sauber).

CINEMA NO BLOG

CINEMA NO BLOG

EM CARTAZ

EM CARTAZ

ECURRALADO

CARINHA DO BLOG (TRISTE)

CARINHA DO BLOG (TRISTE)

O número 13 parece não dá sorte mesmo, pois bem, foi o que aconteceu com o Oreca nº 13 da Rebellion Racing, pilotado por Nelsinho Piquet, Mathias Beche e David Heinemeier-Hansson, eles tinham conquistado o segundo lugar da classe LMP2 e o terceiro posto geral.


Mas a equipe teve que fazer um reparo no motor de arranque e por isso abriram um buraco no carro ao qual danificou uma das homologações, ferindo assim o regulamento. E daí a punição. lamentável!!!

DEDICATÓRIAS

DEDICATÓRIAS
Poster autografado (por Nelson Piquet) para o blogueiro Claudio Heliano

'

'
Poster autografado (por Nigel Mansell) par ao blogueiro Claudio Heliano

'

'
Autografada por Luiz Razia