quarta-feira, 13 de maio de 2009

CHUVA

“Chuva lá vem ela... chuva lá vem ela e vem se dó... lá vem, lá vem, lá vem hó... (trecho da música de Edson Gomes- chuva).

Chuva lembra transtornos, mas também lembra prosperidade, que lembra alegria, mas também tristeza. Para uns é sorte para outros pouca sorte, em alguns setores é sinônimo de altas vendas em outras baixas vendas. E no automobilismo? Bom, é sempre palco de emoções onde tudo pode acontecer, tem pilotos que se amarram em correr com pista molhada (Senna, Schumacher, Barrichello) outros nem tanto (Prost, Piquet). Em circuitos ovais não se corre com chuva, nem mesmo alguns pinguinhos, pois o risco de acidente é elevadíssimo.


No Brasil a referência em pilotagem sob chuva é do Ayrton Senna. Ter o piloto brasileiro em pista encharcada a vitória era sempre certa.Dos atuais pilotos da f-1 destaco o Rubens Barrichello que tem uma mão muito boa nessas condições.Para quem não se lembra a primeira vitória do Barrica (apelido do Rubinho) foi sob chuva no GP da Alemanha em 2000 quando pilotava para a equipe Ferrari.Detalhe: enquanto todos os outros pilotos entraram nos boxes para por pneus de chuva ele tomou a decisão de permanecer na pista de pneus slick.


CAMPEONATO DE FÓRMULA 1

O GP da China (3º etapa) começou com um pé d’água daqueles. A largada foi dada com a presença do Safety-Car devido à má visibilidade e com isso o risco de acidentes aumenta. Após 7 voltas o carro de segurança foi recolhido e o espetáculo começou.A ótima surpresa foi presença do Vettel da RBR na pole position seguido do rápido Alonso com sua Renault.Webber e Barrichello dividiram a segunda fila.E pela primeira vez Rubinho reunia todas as chances para obter sua primeira vitória apos a sair da Ferrari, mas não soube aproveitar, ao contornar a última curva do circuito quando ocupava o 2º posto perdeu o ponto de referência e acabou saindo para a área de escape que encharcada adere mais ainda o carro.Dessa forma permitiu que o 3º colocado assumisse seu lugar e adivinhem quem era? Jenson Button que vinha 4 segundos atrás.



Após a escapada o Rubinho não manteve o mesmo ritmo e em nenhum momento ameaçou o Button. Outro piloto que melhorou demais em pista molhada foi o Massa. Largando em 12º após doze voltas já ocupava a impressionante 7º colocação. E sabemos que a Ferrari não tem um bom carro e Felipe descontou no braço, não tomou conhecimento de ninguém. No ritmo que estava com certeza chegaria facilmente entre os três primeiros. Mas infelizmente (mais uma vez) o cavalinho rampante (símbolo da Ferrari ficou fracas das pernas e parou, ou seja, o carro simplesmente foi diminuindo a velocidade e parou. Deixando o Felipe frustrado.



Nesta temporada a categoria mudou para valer, quem diria que as BMW estariam freqüentando os últimos lugares. Em 2008 ela era a terceira força e Kubica o seu melhor produto. Pois é.. gira mundo mundo gira.Além do polonês ter largado dos boxes ainda fez um favor de bater na traseira do Trulli fortemente.O melhor colocado foi o Heidfeld que chegou em 12º. Fala-se de Ferrari, de McLaren, mas onde está o Kovalainen? Só vejo o carro dele nos boxes ou então quando abandona.





A Renault vive um momento difícil na categoria e é visível o quanto Alonso tem se esforçado para estar entre os sete primeiros, mesmo com o Kers está muito difícil alcançar um bom resultado. O espanhol não passou de um 9 posto.Falando em Renault, cadê o Piquet? Esse aí por enquanto não acertou uma prova sempre largando do fundo- neste GP foi 16º-Na corrida não fez nada de mais finalizou num 13º. Se esse garoto não melhorar a performance poderá perder seu lugar na equipe ainda no meio da temporada.Candidatos é que não faltam!



O ótimo desempenho das RBR foi o grande destaque da corrida. Eles abocanharam o primeiro e segundo lugares. Uma dobradinha inédita para equipe que iniciou suas atividades na temporada de 2005, quando comprou a equipe Jaguar no final de 2004. E a primeira vitória da equipe e pelas mãos do famoso Sebastian Vettel o mesmo que venceu o grande prêmio da Itália em 2008 onde levou STR a primeira vitória na categoria equipe pela qual defendeu. Foi na Itália que Berger(seu patrão) afirmou que ele em breve seria campeão Mundial.Será que teremos que aturar mais um alemão vencedor? O interessante foi ele venceu o GP da China nas mesmas condições climáticas, ou seja, largando da pole position e com bastante chuva.



Após o GP Chinês o inglês Button continua firme na liderança do campeonato. Após emplacar um terceiro lugar ele tem um total de 21 Pts, seguido por Barrichello com 15Pts e Vettel em terceiro com 10Pts. Não poderia deixar de falar da 1º vitória do piloto baiano Luiz Razia que disputa a Gp2 categoria de porta de acesso a f-1. Sua primeira vitória ocorreu no GP Bahrein(26/05/09) que fez parte da preliminar da f-1.E como todo piloto seu sonho com certeza é estar na formula 1 em breve.


STOCK CAR

O paraibano Valdeno Britto levou seu Peugeot (nº 77) da equipe RCM a vitória na etapa de Curitiba. Para quem não se lembra Valdeno foi o vencedor da corrida do milhão ano passado no Rio de Janeiro.Muito feliz comemorou: “ A equipe teve mais méritos do que eu. É uma equipe nova, mas muito competente, quero agradecer ao Meinha e ao André Bragantini por tudo que estou vivendo. É uma equipe que me dá liberdade para escolher o acerto, e eu nunca tive um carro tão bom quanto nesta etapa”. Na segunda colocação chegou o Bi-Campeão Cacá Bueno (Red Bul Racing) e Thiago Camilo (Ipiranga Vogel Motorsport) em terceiro. Apos duas etapas o Líder do campeonato é o Valdeno com 33Pts, Paulo Salustiano o segundo com 32Pts. E em terceiro Antonio Pizzonia com 30Pts.



NOTÍCIAS QUENTES



****A Rainha do basquete brasileiro a ex-jogadora Hortência deu declarações polêmicas na posse do novo presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Carlo Nunes. Na sede do auditório a ex-jogadora foi convidada a dar algumas palavrinhas e dentre elas fez comparações com a f-1 e soltou essa: “ Desejo muita sorte ao novo presidente, o basquete está precisando. Sorte é trabalho, mas é preciso ter estrela. O Rubinho Barrichello, por exemplo, tem estrela, apesar de muitos dizerem que não. Ele é milionário, ganha muito dinheiro. O problema é que a estrela dele fica na bunda e se apaga quando ele senta no cockpit – afirmou, arrancando gargalhadas dos presidentes de federações.



****No dia 16 de agosto deste ano Interlagos terá a honra de sediar corrida histórica onde carros de formula um das décadas de 60,70 e 80 fizeram história no automobilismo mundial. McLaren, Brabham, Lótus, Tyrrel, March, Williams e Ferrari estão confirmadas. Esse tipo de prova acontece desde 1995 e corre pelas pistas da Europa e a categoria é chamada de: Historic Formula One.



O autódromo de Interlagos, em São Paulo, vai receber uma prova histórica de Fórmula um no próximo mês de agosto. Carros antigos da McLaren, Brabham, Lótus, March, Tyrrell, Williams e Ferrari irão competir no Brasil pela primeira vez numa etapa da Historic Formula One, categoria que existe desde 1995, mas que até então era disputada apenas nas pistas da Europa. Será a primeira vez que a categoria virá ao Brasil e terá transmissão ao vivo pela rede Globo.
Os pilotos estarão vestidos a caráter e detalhe: os carros são todos originais! A prova terá duração de 30 minutos.

O príncipe Albert, de Mônaco foi convidado para entrega do troféu ao vencedor. Querem saber o preço dos ingressos? Anotem aí: Sábado e domingo (classificação e treino) setor A- descoberto R$ 180 (Curva do Café), setor B e M cobertos (reta dos boxes) R$ 390. O setor VIP tem o preço mais “salgado” custa R$ 2.600(cesso ao paddock). É valido lembrar que acontecerão provas preliminares da Porsche Cup e Fórmula 3 Sul Americana.Os ingressos poderão ser adquiridos através do site
http://www.historicf1.com.br/



Peço desculpas pelo atraso em comentar os acontecimentos do GP do Bahrein. Na próxima edição postarei os acontecimentos. Obrigado pela compreensão e até próxima!

2 comentários:

  1. Claudio sempre acompanho seu blog, ele é maravilhoso assim como vc.
    Beijão e Sucesso.

    ResponderExcluir

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

TV MOTOR

TV MOTOR
DEPOIMENTO DE FELIPE NARS SOBRE SUA CARREIRA

TV MOTOR

PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

IMAGEM DA SEMANA - EQUIPE BAHIA RACING CAMPEÃ DO ENDURANCE 6H. NO KARTÓDROMO PALADINO (JOÃO PESSOA)

IMAGEM DA SEMANA - EQUIPE BAHIA RACING CAMPEÃ DO ENDURANCE 6H. NO KARTÓDROMO PALADINO (JOÃO PESSOA)
Parabéns aos pilotos Diego Freitas, Euvaldo Luz, Victor Luz e Armando Duran!

POLÊMICA DA SEMANA - HALLO NÃO!

HALO NÃO! RIO (gente doida) – Aí que fico algumas horas longe do computador e a FIA decide que será o Halo a proteção de cockpit a ser adotada na F-1 no ano que vem. O Shield, testado por Vettel no fim de semana de Silverstone, foi reprovado em menos de uma volta — o piloto ficou tonto e enjoado.


Como a FIA quer alguma coisa em 2018, resolveu partir para algo que foi bem testado no ano passado.


Acho uma aberração estética. Acho que não impediria a mola de atingir a testa de Massa. Acho que que não salvaria Bianchi. Acho que não serve para muita coisa, exceto para o caso de um pneu voar sobre a cabeça de um piloto. Algo que, convenhamos, não tem acontecido com frequência.


Fonte de pesquisa e reprodução: Blog do Flavio Gomes


VÍDEOS INTERESSANTES, EDIÇÃO Nº 25 - FABRICAÇÃO DE UM F-1

GP COMPLETO

*

GP ITÁLIA 1992, MONZA

A 6ª edição do nosso quadro "GP Completo", traz o charmoso e clássico GP Itália, pista "velha" e que traz fortes emoções em qualquer ano que seja disputado. O ano é 1992, as Williams-Renault eram os carros a serem perseguidos pelos adversários, a dupla de pilotos era formada por Nigell Mansell e Ricardo Patrese, que corria em casa.

CINEMA NO BLOG

CINEMA NO BLOG

EM CARTAZ

EM CARTAZ

ECURRALADO

CARINHA DO BLOG (TRISTE)

CARINHA DO BLOG (TRISTE)

O número 13 parece não dá sorte mesmo, pois bem, foi o que aconteceu com o Oreca nº 13 da Rebellion Racing, pilotado por Nelsinho Piquet, Mathias Beche e David Heinemeier-Hansson, eles tinham conquistado o segundo lugar da classe LMP2 e o terceiro posto geral.


Mas a equipe teve que fazer um reparo no motor de arranque e por isso abriram um buraco no carro ao qual danificou uma das homologações, ferindo assim o regulamento. E daí a punição. lamentável!!!

DEDICATÓRIAS

DEDICATÓRIAS
Poster autografado (por Nelson Piquet) para o blogueiro Claudio Heliano

'

'
Poster autografado (por Nigel Mansell) par ao blogueiro Claudio Heliano

'

'
Autografada por Luiz Razia