quinta-feira, 9 de abril de 2009

KART



Olá meus amigos (a)!


A história do Kart vem de longas datas, tudo começou durante a II Guerra Mundial onde conseguir um Jeep para transportar peças e ferramentas nos campos de aviação ingleses era muito difícil, foi então os militares americanos construíram pequenos veículos motorizados que se assemelhavam aos atuais karts e aproveitando um momento ou outro de descanso apostavam corridas. Acredita-se que esses modelos seriam os precursores do Kart.


O primeiro Kart deu a luz em 1943 e seu criador foi o James Olivey Day na Inglaterra. Somente em setembro de 1956 é que oficialmente o Kart realmente apareceu para ficar. Seus construtores se chamavam Lou Borelli e Arthur Inglês dois americanos apaixonados por automobilismo. Este Kart foi construído com peças de carros de corridas, o motor era um dois tempos de fabricação da West Bend que girava em torno de 2,5 cv de potência, o chassi era pedaço de tubo de outros carros o mesmo acontecendo com banco e volante. O sistema de freios era muito interessante: consistia em uma alavanca que empurrada fazia com que uma pastilha entrasse em contato com a roda traseira direita através de um disco.


Os Karts atuais têm dois pedais, acelerador e freio.Em 1957 já se podia comprar o veículo através de kits, de lá para cá a evolução se fez presente. Em dezembro desse mesmo ano foi criado o primeiro clube de kart, o GO - Kart Clube of America, atualmente conhecido por International Clube Federation e com a criação deste clube foi possível definir potências e classes, como também padrões de construção. Nessa época os fabricantes construíam os veículos de acordo com que achavam melhor. Tinha kart com chassis quadrado, alongado, estreito, feitos com tubos de água (que absurdo), de três rodas umas grandes outras pequenas, enfim era uma bagunça (risos).No Brasil ele surgiu em 1959 através do comerciante de automóveis Claudio Daniel Rodrigues que com sua visão iniciou a fabricação por aqui após assistir algumas provas nos EUA.


Vejam que interessante: O primeiro kart tinha pneus de carro de mão e motor de bomba d’água! O piloto dirigia praticamente deitado (modelo americano que disputava provas de longa duração). Mas não demorou muito para o Claudio(meu xará) se moldar aos modelos europeus que tinham a forma adotada até hoje que é sentado.Quando Emerson Fittipaldi começou a correr de kart na década de 60 era preciso tirar carteira de habilitação. Muitos outros pilotos como Wilson Fittipaldi,José Carlos Pace,Afonso Giaffone entre outros tiveram seus destaques no Kartismo.No final dos anos 80 início dos 90 os Kart ganharam carenagens e são usados até hoje.Pilotos como Senna,Piquet,Moreno,Barrichello entre outros foram grandes nomes do Kartismo brasileiro.
CAMPEOANTO FÓRMULA 1

Voltando a falar de f-1: Na prova de abertura na Austrália o pacote adotado pela FIA deu certo e o que não faltou foi emoção, acidentes e pilotos tentado domar as novas “baratas” do automobilismo mundial. Pudemos ver algo em minha opinião praticamente impossível, equipes médias que ocupavam o meio do grid irem para as primeiras colocações e com chances reais de vitórias independentemente de depender das grandes forças (McLaren e Ferrari) quebrarem para poderem vencer. E o mais gostoso disso tudo é poder saber que não saberemos ou não quem irá vencer a próxima corrida.Nota 10!!!Vejam agora como as equipes se saíram na prova de estréia:


Brawn GP Fantástica atuação do Jenson Button e do Barrichello que posicionaram a estreante equipe na primeira fila. Um carro que nasceu bem e na qual utiliza diferentes peças (difusor, suspensão) que estão fazendo a diferença e sem contar é claro com pilotos competentes. O inglês conduziu muito bem sua máquina durante as 58 voltas no circuito de Albert Park e sua vitória foi mais que merecida.Rubinho não fez uma boa largada e perdeu muitas posições o que lhe prejudicou brigar pela primeira colocação e segundo suas declarações teve problemas com o câmbio.Numa ótima prova de recuperação o brasileiro consegui um ótimo segundo lugar(ainda bem,né).

Toyota As duas tiveram que largar dos boxes por ter irregularidades no aerofólio traseiro e nem isso apagou o brilho dessa equipe que a cada ano vem mostrando muita evolução. O experiente Trulli finalizou numa ótima 3º colocação e Glock na 4º.

Williams Mostrou que tem potencial para buscar as velhas e boas vitórias do passado, ainda mais que utiliza os difusores iguais a da Brawn GP e Toyota. Nakajima perdeu o controle do carro(volta 21) e acabou batendo na mureta de proteção do circuito.Nico Rosberg terminou numa boa 6º colocação.

Force Índia – Ela prometeu neste ano lutar pelos primeiros pontos na categoria, mas seus pilotos não contribuíram para isso. O Fisichella ficou na primeira curva e o alemão Sutil até que andou bem e conseguiu concluir na 9º colocação.

Ferrari Por ser uma Ferrari decepcionou e mostrou que terá que evoluir muito para voltar a andar na frente. Massa com muito esforço largou da 6º colocação e Raikkonen da 7º. Na largada até que foi bem, deu um bom salto para terceiro mas seus pneus traseiros desgastaram muito rápido e prejudicou sua estratégia de prova, infelizmente a 12 voltas do fim da prova, com problemas na direção hidráulica foi obrigado a abandonar.Raikkonen também sofreu com o excessivo desgaste prematuro dos seus pneus e foi prejudicado, também não concluiu a prova acabou batendo na mureta de proteção.

STR Está de parabéns conseguiu colocar seus dois carros na zona de pontos. O estreante Sebastian Buemi em 7º e Sebastian Bourdais em 8º.

McLaren Mostrou ter um carro com problemas e nem parece aquela maravilhosa equipe de 2008, seus engenheiros terão muito trabalho durante o ano para melhorar a performance. Logo de cara Hamilton ocupou o 15º lugar no grid apresentou problemas de câmbio à equipe foi obrigada a mexer no carro (o que é proibido) e a FIA puniu o piloto com cinco posições. O Inglês fez uma prova de recuperação e acabou cruzando a linha de chegada primeiramente na quarta colocação,depois foi com um argumento que o Trulli da Toyota teria feito uma ultrapassagem irregular com o Safety Car na pista,o que é proibido, então herdou o terceiro posto.A Fia continuou recebendo denúncia que Hamilton estaria mentindo então a Fia investigou a conversa de rádio entre piloto e a equipe e descobriu que o inglês faltou com a verdade e para puni-lo pelo falso testemunho resolveu desclassificá-lo. Kovalainen coitado se envolveu em acidente logo na primeira curva e não concluiu a prova.

Renault Esperava uma melhor performance dos R29 por tudo que estava apresentando nos testes coletivos. Piquet iniciou um campeonato muito atrás e na volta 24 de um total de 58 teve problemas com os freios onde rodou e abandonou. Alonso veio numa boa durante a competição e marcou seus primeiros pontos ocupando a 5º colocação.

BMW Por ser a equipe que tem o Kers mais desenvolvido achei que seria imbatível nas pistas, mas me enganei. Kubica largou da quarta posição no grid e almejava um pódio e por estar mais rápido tentou tomar a segunda colocação do Vettel por fora na curva 3, os dois se estranharam e acabaram batendo a três voltas do fim e abandonaram,o que causou a entrada do Safety Car e a prova foi encerrada com a presença do mesmo na pista.Já Heidfeld finalizou na décima posição.

RBR Essa iniciou muito bem o campeonato, com a revelação de 2008 Sebastian Vettel em seus carros a equipe ainda trará muitas surpresas boas. De primeira o alemão ocupou o terceiro lugar no grid e sua velocidade e arrojo são sempre um show de espetáculo. Faltou pouco para esse garoto ocupar o pódio (2º), caso não se envolvesse em acidente ao tentar se defender dos ataques do Kubica (3º) pela disputa de posições. Seu companheiro de equipe o piloto da casa Mark Webber não deu sorte e rodou na primeira curva o que comprometeu sua performance, o australiano teve que se contentar com a 12º colocação.


NOTÍCIAS QUENTES

Dia 14 de abril haverá o julgamento no Tribunal de Apelação para julgar se os difusores que as equipes Brawn GP, Toyota e Williams utilizam estão de acordo com os regulamentos impostos pela FIA.

Muito obrigado pela atenção e até o nosso próximo encontro.

Um comentário:

  1. gostei da história do Kart,
    o primeiro kart tinha pneus de carro de mão e motor de bomba d’água auahuahau
    muito o texto

    Abração
    http://f1trulli.blogspot.com

    ResponderExcluir

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HALO NÃO! RIO (gente doida) – Aí que fico algumas horas longe do computador e a FIA decide que será o Halo a proteção de cockpit a ser adotada na F-1 no ano que vem. O Shield, testado por Vettel no fim de semana de Silverstone, foi reprovado em menos de uma volta — o piloto ficou tonto e enjoado.


Como a FIA quer alguma coisa em 2018, resolveu partir para algo que foi bem testado no ano passado.


Acho uma aberração estética. Acho que não impediria a mola de atingir a testa de Massa. Acho que que não salvaria Bianchi. Acho que não serve para muita coisa, exceto para o caso de um pneu voar sobre a cabeça de um piloto. Algo que, convenhamos, não tem acontecido com frequência.


Fonte de pesquisa e reprodução: Blog do Flavio Gomes


VÍDEOS INTERESSANTES, EDIÇÃO Nº 25 - FABRICAÇÃO DE UM F-1

GP COMPLETO

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GP ITÁLIA 1992, MONZA

A 6ª edição do nosso quadro "GP Completo", traz o charmoso e clássico GP Itália, pista "velha" e que traz fortes emoções em qualquer ano que seja disputado. O ano é 1992, as Williams-Renault eram os carros a serem perseguidos pelos adversários, a dupla de pilotos era formada por Nigell Mansell e Ricardo Patrese, que corria em casa.

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EM CARTAZ

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CARINHA DO BLOG (TRISTE)

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O número 13 parece não dá sorte mesmo, pois bem, foi o que aconteceu com o Oreca nº 13 da Rebellion Racing, pilotado por Nelsinho Piquet, Mathias Beche e David Heinemeier-Hansson, eles tinham conquistado o segundo lugar da classe LMP2 e o terceiro posto geral.


Mas a equipe teve que fazer um reparo no motor de arranque e por isso abriram um buraco no carro ao qual danificou uma das homologações, ferindo assim o regulamento. E daí a punição. lamentável!!!

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