sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

RALI DAKAR


Oi turma da velocidade!


Quando se fala em rali a primeira coisa que vem em mente são carros preparados para enfrentar todo tipo de terreno, seja terra, cascalho ou neve. E com a modalidade do Rali Dakar ou Rala Paris Dakar como queiram alguns não fogem a regra.


A competição do Rali Dakar teve ínicio primeiramente em 1978 mais especificamente em 26/12/1978(eu só tinha apenas um ano de vida) e seu idealizador atende pelo nome de Thyerri Sabine tudo começou quando o mesmo participava do rali- Abdin Nace- onde o mesmo teria se perdido no deserto a bordo de sua moto.


A competição tem sempre seu ínicio na primeira semana do ano e geralmente a prova tem duração de 15 dias. Inicialmente a prova cumpria o trecho que se iniciava em Paris (França) e terminava em Dakar (Senegal), mas ao longo desses 30 anos algumas mudanças ocorreram, devido a patrocínios, acordos comercias como também a segurança para pilotos e organizadores. Por exemplo, em 2008 não houve edição devido ao assassinato de quatro turistas franceses nos arredores da Mauritânia (África) como também ameaças do grupo terrorista AlQaeda.


Em 2009 a competição iniciou oficialmente no dia 03 de janeiro e finalizou no dia 17 do mês corrente. O roteiro deste ano é pela América do Sul (Argentina e Chile). Foram inscritos 217 motos, 177 carros, 81 caminhões e 25 quadriciclos. A competição registrou uma baixa fatal, o piloto de motos Pascal Terry de 49 anos foi encontrado morto no trecho entre as cidades de Santa Rosa e Porto Madryn na Argentina. Seu corpo estava a quinze metros de seu veículo. Tudo indica que ele tenha ficado sem gasolina e teria enviado socorro aos organizadores e os mesmos demoraram a chegar ao local. As investigações continuam para saber realmente o que aconteceu.
Após 9574 km percorridos e 14 etapas o vencedor do título na categoria caminhões foi o russo Firdaus Kabirov, o brasileiro veterano André Azevedo terminou na classificação geral em 6º lugar. Na categoria motos o espanhol Marc Coma assegurou o bi campeonato. O brasileiro Zé Hélio que participou pela primeira vez no Dakar finalizou o rali numa boa 12º colocação. Mesmo com experiência em outras competições (tetra campeão) no rali dos sertões o brasileiro ficou no total a 4h54min57s do campeão espanhol Comas.


Na categoria carros o sul africano Giniel de Villiers conquistou o título a bordo de seu Volkswagen quebrando a hegemonia da Mitsubishi. No quadriciclo quem levou a melhor foi o theco Josef Machacek com seu veículo de fabricação da Yamaha.


O francês Franc Maudet representante da organização citou a possibilidade de trazer uma etapa para o Brasil provavelmente em 2011 “São só planos por enquanto. O importante é que o evento se firme na América do Sul, como neste ano”.


OUTRAS NOTÍCIAS


Algumas mudanças foram implantadas na f-1 para este ano. Os carros terão que atender as novas regras impostas pela FIA. Por exemplo: O banimento dos pneus com sulcos e o retorno dos slicks, que foram usados até 1997. Outra mudança diz relação às asas dianteiras e traseiras, onde os dianteiros estão bem largos e os traseiros bem estreitos. A terceira mudança o público não perceberá a olho nu é a adoção do KERS um conjunto de engrenagens que terá a função de reaproveitar a energia gerada nas freadas e converte-las em potência, ou seja, vai gerar um acréscimo de 80 CV.


Partindo do príncipio que um motor de F-1 gera em torno de 850 CV mais os 80 do KERS da uma somatória de 930 CV haja “braço” para segurar a barata (risos). O piloto acionará esse dispositivo através de um botão no volante. Com esse pacote espera-se conseguir mais ultrapassagens na pista, o que resultaria em mais emoção e atrativos para os grandes prêmios. O equipamento em 2009 é opcional, mas a partir de 2010 o uso será obrigatório.


Segundo a imprensa inglesa a equipe Renault F-1 poderá deixar a categoria a partir de 2010, caso a crise mundial econômica não dê sinal de melhoras, o emprego dos mais de 100 trabalhadores na sede da equipe em Oxfordshire (Inglaterra) estaria ameaçado.


O chefão da f-1 Bernie Eclestone sugeriu que as equipes com mais recursos colocassem mais um carro no grid o que totalizaria três. Tudo isso por causa da lacuna que a Honda deixou ao abandonar a categoria. Segundo alguns conhecedores das clausulas que regem o circo, o exigido é que se tenha no mínimo 20 carros no grid. Bernie Eclestone nega informação. Atualmente o grid é composto por 18 carros. Até o presente momento não foi apresentado oficialmente nenhum comprador para a Honda.
FORMULA INDY

Já está definido o calendário 2009 da F-Indy serão 17 provas e o campeonato inicia no dia 05 de abril em St.Petesburg. O brasileiro Hélio Castro Neves que correu na Penske em 2008, será substituído por Will Power até que o brasileiro resolva suas pendências com os tribunais norte-americanos. Hélio está sendo acusado de sonegar imposto.
STOCK CAR

Estão confirmados os testes coletivos para a nova temporada da Stock Car. Serão nos dias 17 e 18 de fevereiro no autódromo de Interlagos - São Paulo.


A turma de Salvador que se prepare, pois a Stock Car terá umas das etapas na capital baiana, provavelmente no dia 05 de Julho. Detalhe: Meu aniversário é dia 01/07, que presentão hem!!!


Até a próxima pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

TV MOTOR

TV MOTOR

ESPECIAL FAMÍLIA PIQUET - EPISÓDIO 3 - MOTORSPORT.COM BRASIL

PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

IMAGEM DA SEMANA - PEDRO PIQUET VIBRA COM PRIMEIRA VITÓRIA NA GP3

IMAGEM DA SEMANA - PEDRO PIQUET VIBRA COM PRIMEIRA VITÓRIA NA GP3
Julho 2018

Pedro Piquet celebrou sua primeira vitória na GP3, obtida na segunda corrida da quarta etapa do campeonato, disputada no circuito de Silverstone no último domingo (8). O piloto liderou um pódio dominado pela equipe Trident após superar o francês Giuliano Alesi na largada e pontear todas as 15 voltas da corrida disputada no interior da Inglaterra. O resultado ainda colocou o brasileiro no top-5 do campeonato, objetivo traçado antes da rodada dupla.


Fonte de pesquisa e reprodução: racingonline


POLÊMICA DA SEMANA - PILOTO DA F-2 É SUSPENSO APÓS "DIA DE FÚRIA" EM SILVERSTONE

POLÊMICA DA SEMANA - PILOTO DA F-2 É SUSPENSO APÓS "DIA DE FÚRIA" EM SILVERSTONE
Julho 2018

Santino Ferrucci, piloto protegido da Haas, recebe gancho de quatro provas após bater no parceiro de equipe e guiar pelo paddock segurando um celular


Piloto júnior da Haas na F1, Santino Ferrucci recebeu quatro corridas de suspensão da F2 após colidir com seu companheiro de equipe Arjun Maini ao fim da etapa de domingo, em Silverstone.


Ferrucci bateu na traseira de seu colega de Trident na volta de retorno aos boxes após a bandeirada.


Pelo incidente, ele recebeu uma multa de 60 mil euros e foi banido das próximas duas rodadas, em Hungaroring e Spa.


Além disso, o americano foi visto guiando sem uma luva entre os paddocks da F2 e F1, o que não é permitido. Nesta mão, ele foi visto segurando um telefone, e, por essas duas infrações, ele recebeu uma multa de 6 mil euros.


Ferrucci também foi visto forçando Maini, que também é protegido da Haas, para fora da pista na curva 4 na prova de domingo, sendo desclassificado da corrida.


A dupla também havia batido na corrida de sábado, sendo que Ferrucci recebeu uma punição por ter forçado Maini para fora da pista.


Gunther Steiner, chefe da equipe Haas na F1, confirmou que investigaria o incidente envolvendo seu pupilo.


“Estou ciente do incidente. Eu o vi na TV quando a corrida estava sendo mostrada. Não percebi, não ouvi o áudio, mas eu estava ciente de que havia problemas”, comentou.


“Eu disse que não vou lidar com isso hoje. Vou lidar durante a semana, então terei mais informações. Estou ciente de que algo aconteceu, mas, no momento, não tenho informações suficientes para comentar.


” Em sua conta no Twitter, a equipe Trident expressou apoio a Maini, acusando Ferrucci de “falta de espírito esportivo e, acima de tudo, com um comportamento não civilizado” por parte do piloto e de seu pai. Além disso, o time também disse que seus advogados lidarão com as implicações contratuais do ocorrido.


Fonte de pesquisa e reprodução: motorsport.com


GP COMPLETO

GP COMPLETO

VÍDEOS INTERESSANTES, EDIÇÃO Nº 26 - ENTREVISTA COM FELIPE MASSA, NA "MURETA COM RUBITO"

GP INGLATERRA 2005

CINEMA NO BLOG

CINEMA NO BLOG

EM CARTAZ

EM CARTAZ

SALVEM-SE QUEM PUDER - RALLY DA JUVENTUDE

BLOG NA TV - APAIXONADO POR F-1

BLOG NA TV - APAIXONADO POR F-1
GP Road America, F-Indy 2018

PROMOÇÕES/ CONCURSOS/ DINÂMICAS

SÉRGIO JIMENEZ - PILOTO STOCK CAR, VAI SORTEAR UM PAR DE ÓCULOS PARA OS FÃS QUE O ESCOLHEREM NO HER

SÉRGIO JIMENEZ - PILOTO STOCK CAR, VAI SORTEAR UM PAR DE ÓCULOS PARA OS FÃS QUE O ESCOLHEREM NO HER
Clique na imagem e saiba como participar.

MUNDIAL PILOTOS F1 2018

MUNDIAL  PILOTOS F1 2018

CLASSIFICAÇÃO APÓS GP INGLATERRA


1º Vettel, 171






2º Hamilton, 163





3º Raikkonen, 116



4º Ricciardo, 106



5º Bottas, 104
6º Verstappen, 104





7º Hulkenberg, 42





8ºAlonso, 40



9° Magnussen, 39



10º Sainz, 28



11º Ocon, 25





12º Perez, 24





13° Gasly, 18





14º Leclerc, 13





15º Grosjean, 12




16º Vandoorne, 8






17º Stroll, 4







18º Ericsson, 3





19º Brendon, 1



20º Sirotkin, 0






MUNDIAL CONSTRUTORES F1 2018

MUNDIAL CONSTRUTORES F1 2018
Classificação após GP Inglaterra



1º Ferrari: 287 pontos





2º Mercedes: 267





3º Red Bull- Tag Heuer: 199

















4º Renault: 70




5º Hass-Ferrari: 51





6º Force India-Mercedes: 49







7º McLaren-Renault : 48













8º Scuderia Toro Rosso-Honda: 19




9º Sauber-Ferrari: 16











10° Williams-Mercedes: 4