REFLEXÕES AUTOMOBILÍSTICAS 2008




Olá turma da velocidade! Tudo na paz?

É galerinha mais um final de ano chegando, é hora de fazermos uma reflexão em nossas vidas. As nossas realizações, do que conquistamos, do que aprendemos, do que ensinamos, do bem que proporcionamos ao próximo e também onde erramos. E o que iremos fazer para que no ano que vem não cometamos os erros deste ano. É necessário ser sincero conosco mesmos em nossas avaliações para assim tirar um bom proveito no caminhar de nossas vidas.



O encerramento da temporada de F-1 foi realmente emocionante, termos de volta um brasileiro com chances verdadeiras de trazer para nós um tão sonhado título mundial já valeu demais. A vitória de Massa em nossa casa foi de arrepiar, seu choro incontido flagrado pelo big bhother (câmaras) da globo, a sua batida no peito dizendo: “é para vocês” junto com o cenário de chuva e sol ao mesmo tempo foi digno de produção dos melhores filmes, algo muito tocante.



Tivemos a conquista do título mundial pelo jovem inglês Lewis Hamilton de apenas 23 anos de idade que em tão pouco tempo de f-1(dois anos) surpreendeu a todos com sua velocidade, garra e carisma. Aqui no Brasil ele foi comparado em termos físicos com o jogador de futebol Robinho, seu choro no colo do pai desabando assim toda a pressão que teve que suportar, lembrando de onde tudo começou, dos três empregos que Seu Antony teve que dar conta para poder dar continuidade a carreira do filho. Enfim o título foi merecedor. A disputa psicológica na casa do adversário e tendo que se esconder das câmeras, evitando dar entrevistas desnecessárias que poderiam tirar sua concentração deram certo. Parabéns campeão!



Tivemos a despedida do escocês David Coulthard de 37 anos já encerrando uma carreira na categoria que se iniciou em 1994 pilotando uma Williams modelo FW16 a sua despedida não poderia ser pior, logo na largada na primeira curva de Interlagos sua RBR é tocada justamente pela equipe que começou a carreira uma Williams. O autor do atropelo se chama Nico Rosberg filho do então campeão de 1982 pilotando nada mais nada menos do que a Williams modelo FW07- interessante não acham?! Coulthard foi vice em 2001 quando corria pela McLaren, obteve 13 vitórias, 12 poles positions e uma soma de pontos que chega ao total de 535 pontos onde teve a participação em 247 GPS. Subiu ao pódio em 62 oportunidades.

A equipe Toyota deixou suas marcas neste encerramento ao ser aclamada como heroína ao largar na segunda posição do grid, pois assim era mais uma posição que dificultaria, a conquista do Hamilton pois o inglês teria que chegar em sexto e Massa vencer blá...blá...blá...E saiu como vilã já que a Toyota do Glock estava na quinta posição o que favorecia o título ao Massa. Quando restavam apenas 700 metros para o encerramento todos comemorava o título para o brasileiro, veio a surpresa: Hamilton superou o alemão na última curva, que terminou em sexto e o inglês em quinto dando assim como todos já sabem, a condição de campeão ao piloto da McLaren fechando o campeonato com 98 a 97pts.


Fico triste por Barrichello pois até o momento do fechamento desta edição não sabemos se ele continuará ou não na categoria no ano que vem ainda mais com o encerramento das atividades da Honda na F-1.Será que aparecerá algum comprador? Basta apenas dispor de alguns bilhões de dólares para adquirir toda a estrutura da equipe.Simples não(risos).


Na Stock Car o campeão deste ano foi o paulistano Ricardo Maurício de 27 anos. Na última etapa em Interlagos a prova foi recheada de emoções ( do jeitinho que a gente gosta) muitas rodadas, toques, batidas até pequeno incêndio houve, achei um pouco demorado as ações dos fiscais em apagar o fogo do carro do Noberto Gressy o Betinho, ainda bem que o piloto saiu rapidamente do carro.Ingo Hoffman da adeus a categoria e se aposenta aos 55 anos de idade e 30 de Stock, mas com garra e fome de um garoto de 20 anos.



O alemão- como é conhecido- estreou na categoria em 1979- gente eu tinha apenas dois anos de idade!- correndo com o modelo Opala da marca Chevrolet (que iniciou sua fabricação em nosso país em 1968) e obteve seu primeiro título de campeão de um total de doze na carreira em 1980. Houve também uma discreta participação no projeto nacionalista da F-1 à equipe Coopersucar-Fittipaldi onde o mesmo competiu seis provas nos anos de 76 e 77. Encerrando assim uma carreira vitoriosa, pilotando um Mitsubshi Lancer da equipe AMG obtendo 72 pontos, ocupando o 11º na tabela do campeonato e finalizando com um belo terceiro lugar na 12º e última etapa deste ano.


No desafio internacional das estrelas que ocorreu em Santa Catarina promovido pelo piloto brasileiro de f-1 Felipe Massa teve boa presença de público (12 mil pessoas) que puderam ver de pertinho pilotos de várias categorias em nível nacional e internacional. A grande expectativa era ver o heptacampeão mundial de F-1 Michael Schumacher vencedor da disputa em 2007 e impedir que se fizesse o mesmo este ano.


A competição foi dividida em duas baterias: a primeira foi vencida por Barrichello, seguido de Lucas Di Grassi (atual piloto de teste da Renault) e Tiago Camilo da Stock Car. Na segunda bateria Felipe Massa foi o vencedor, seguido de Fellipe Giafonne (Stock Car) e Di Grassi. Na somatória Barrichello foi o campeão com 36 pontos, seguido de Di Grassi 35 e Massa 31. Para quem torcia pelo Schumacher na primeira bateria o alemão no finalzinho rodou e prejudicou seu kart, mesmo assim chegou em quarto lugar e na segunda não completou a bateria por problemas em seu carro. A organização do evento em solidariedade as vitimas da enchente doaram a importância de R$ 50 mil ao governo do estado.



Este ano tivemos uma grande perda para o automobilismo internacional como para o cinema. O ator Paul Newman - apareceu em mais de 60 filmes - e dono de equipe no automobilismo Norte americano morreu aos 83 anos vitima de câncer no pulmão.



Curiosidades do mundo automobilístico


Nigel Mansell campeão de F-1 em 1992 (Williams) aos 41 anos de idade e campeão da F-Indy em 1993 (Newman-Hass) aos 42anos, obteve sua última vitória na F-1 em 1994 pilotando uma Williams no GP da Austrália.



Até a próxima!


Comentários

  1. Boa tarde!

    Tenho um blog - O Buraco - blig.com.br/oburaco e gostaria de ver com você a possibilidade de fazermos troca de links, entre o meu blog e o seu.

    Abraços!

    Meu email/msn é julioppr@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

RESUMO GP JAPÃO DE FÓRMULA 1

GUIA DA FÓRMULA 1 2024

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI
#192 Toda a F1 pergunta o que houve com a Red Bull

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 21 : ETAPA DE RICHMOND (2024), NASCAR CUP

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23
Clique na imagem e assista no You Tube

ARRANCADA FINAL

CINEMA NO BLOG: ARRANCADA FINAL