GRANDE PRÊMO DA ITÁLIA


Olá moçada do meu Brasil!

No lendário circuito de Monza (construído em 1922) palco de grandes duelos e infelizes mortes (Gilles Villeneuve, Jochen Rindt, Ronnie Peterson) terra dos Tifosi (fánaticos torcedores da marca de carros Ferrari).Esses torcedores meu amados amigos torcem intensamente pelos carros, para eles piloto são meros condutores que tem como obrigação levar o time de Maranello as desejadas vitórias,observem que em todo GP da Itália a invasão dos torcedores no final da competição é indispensável e comemoram como se estivessem ganhando um campeonato do mundo.


A prova deste ano teve uma grande surpresa, o Alemão Sebastian Vettel da equipe Toro Rosso, que comprou a pequena estrutura pertencente a Minardi no final de 2004 e montou um suporte de qualidade que culminou nessa belíssima vitória.É bom lembrar que esse jovem alemão de apenas 21 anos e dois mesês entrou para as estátisticas da categoria como sendo o piloto mais jovem a obter a pole position como também a vitória.

Sua condução perfeita e segura em todos as 60 voltas em condições nada fáceis, já que Monza é sempre uma pista desafiadora e perigosa ainda mais como estava (molhada) onde lhe renderam inúmeros elogios.Seu chefe de equipe Gerhard Berger o engrandeceu. “ Sebastian provou que pode vencer corridas. Mas ele ainda vai conquistar um campeonato do mundo.Ele é muito bom. É uma sensação inacreditável.Temos sido extremamente sortudo com o apoio da Rede Bull no carro.Estamos construído uma equipe muito boa”.


Hamilton da McLaren-Mercedês foi o piloto mais brilhante na prova.Sua pilotagem super agressiva e com um talento em pista molhada de surpreender, o permitiu chegar numa boa 7º posição ao final da competição. Por vezes não acreditava no que meus olhos contemplavam ele simplesmente colocava no lado e ganhava a posição e quem quiser que se afaste!Alonso, Webber, Glock, Raikkonen, Fisichella foram suas vítimas nas molhadas e desafiantes retas e curvas de Monza.Tem horas que vejo ele pilotando um Kart e não um Fórmula 1, sempre no limite, travando as rodas dianteiras, escorregando nas curvas é um piloto imprevisível onde arrancar suspiro dos torcedores virou rotina.


Felipe Massa dosou seu arrojo e obteve a 6º posição.Como sempre a Ferrari não forneceu a seus pilotos um carro equilibrado em pistas molhadas, com problemas de aquecimento nos pneus não permitiram chegar mais a frente. No ínicio disputou um bom pega com Nico Rosberg da Williams-Toyota que lhe rendeu a 5º colocação.Daí em diante não teve muito o que fazer, poderia até melhorar sua colocação no final da competição mas ao deixar os boxes ápos o primeiro pit-stop pegou um tráfego indesejável que lhe impediu até de disputar o pódio. “Sei que poderia ter ido melhor, mas reconheço que meu desempenho também poderia ser pior.Portanto não há o que lamentar. Agora, só estou a um ponto do meu rival (Hamilton) 78x77 e, por isso, o resultado não foi negativo”.


Nelsinho Piquet o filho do peixe (Nelson Piquet) não passou de um modesto 10º lugar.Há um bom tempo que a Renault adota sempre a mesma tática de parar apenas uma vez, digo isso, em relação ao brasileiro. Nessas condições fica muito difícil para o piloto arriscar uma corrida com mais arrojo, o bólido fica pesado, além de não conseguir tempos de volta sastisfátorios que o possibilitem de chegar mais a frente. Seus resultados ficam mais limitados, aí a torcida é para que os pilotos a frente tenham a estrátegia diferente , torcendo para as possíveis desistências, para quem sabe conseguir chegar na zona de pontos.As vezes dá certo outras vezes não. Alonso seu companheiro de equipe está sempre com táticas de parada similar aos comigo este pequeno comparativo de Alonso e Piquet das últimas seis etapas:


ALONSO – POSIÇÃO DE LARGADA E CHEGADA Inglaterra 6º/6º; Alemanha 5º/11º; Hungria 7º/4º; Europa 12º/Abandonou; Bélgica 6º/4º; Itália 8º/4º.


PIQUET- POSIÇÃO DE LARGADA E CHEGADA Inglaterra 7º/Abandonou; Alemanha 17º/2º; Hungria 10º/6º; Europa 15º/11º; Bélgica 12º/Bateu; Itália 17º/10º.


AGENDE-SE : Dia 19/10/08 em Salvador na região do Dique do Tororó a partir das 10:00 horas ocorrerá mais um evento do automobilistico com varios carros de várias categorias estarão presentes como : f-1, f-truck, kart, rally, stock-car. A festa promete.Não percam!!!


Curiosidades: O trófeu dado aos três primeiros colocados no GP da Europa, no circuito de Valência neste ano chamou a atenção por fugir dos padrões de cor e modelo da f-1 (prateados e geralmente na forma de taça). Os trófeus tinham a forma de vaso (colonial) e na cor branca.

Comentários

RESUMO GP JAPÃO DE FÓRMULA 1

GUIA DA FÓRMULA 1 2024

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI
#192 Toda a F1 pergunta o que houve com a Red Bull

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 21 : ETAPA DE RICHMOND (2024), NASCAR CUP

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23
Clique na imagem e assista no You Tube

ARRANCADA FINAL

CINEMA NO BLOG: ARRANCADA FINAL