CORRIDA DE CAMINHÃO


Acreditem! O Brasil tornou-se o país da velocidade, pois temos os mais variados campeonatos nacionais e regionais, com grid cheios, arquibancadas lotadas e patrocinadores fortes, o automobilismo se tornou uma grande vitrine do mercado nacional e internacional.


As corridas de caminhões no Brasil são conhecidas como Fórmula Truck e os direitos de transmissão pertecem a Rede Bandeirantes de Televisão. A história da categoria começou em 1987 quando o caminhoneiro santista Aurélio Batista Félix e Francisco Santos resolveram implementar um novo tipo de corrridas: o de caminhão. O local escolhido para a prova de exibição foi no circuito de Cascavel, no Paraná porém um acidente fatal durante a prova de exibição esfriou os planos dos idealizadores. Em 1990 o então Aurélio convidou alguns amigos para exibir o caminhão que ele mesmo construiu, o Francisco ficou abalado com o acontecido e abandonou o projeto.A exibição foi no circuito de Interlagos e assim estaria marcando de vez o nascimento da F-Truck. Em 1995 o mesmo AurélioBatista criou a ANPPC(Associação Nacional dos Proprietário e Pilotos de Caminhão).


O local escolhido para a primeira prova foi em Cascavel (a mesma do acidente fatal) e contava com sete pesos pesados e tinha público acima de 20 mil pessoas. No final desse mesmo ano o grid já contava com 13 caminhões.Em 1996 a CBA(Confederação Brasileira de Automobilismo) homologou o calendário e definiu as regras para o campeonato. O vencedor da primeira prova oficial foi o Renato Martins, que ao final da temporada se tornou o primeiro campeão da novissíma F-Truck pilotando um modelo da marca Scania.


Agora sobre F-1: O Grande Prêmio da Bélgica no circuito de Spa-Francorchamps é sempre um desafio a mais para pilotos e engenheiros, pois achar um ajuste legal nas subidas e descidas de Spa não é nada fácil.Imaginem vocês aí como deve ser para um piloto fazer a curva Eua Roge (a primeira depois da linha de chegada) a mais de 315 km/h! O camarada que esta ali sentadinho inicia a curva em subida na forma de um S e não vê o final da mesma , é realmente espetacular.

A prova deste ano foi vencida por Hamilton da McLaren mas sua alegria duraria menos de três horas ápos o encerramento do GP já que a FIA(Federação Internacional de Automobilismo) puniu-o em 25 segundos devido a ultrapassagem sobre o Kimi Haikkonen da Ferrari que até então era o primeiro colocado. Explico: a três voltas do encerramento da prova de um total de 53, todos os pilotos usavam pneus slick(pista seca), porém uma chuva bem fininha resolveu dar o ar de sua graça. O astuto Lewis decidiu partir para cima do campeão Raikkonen para tomar-lhe a posição,daí lado a lado na chicane Bus Stop Hamilton resolveu atacar, ficou por fora do traçado e para não bater foi obrigado a cortar caminho, e saiu a frente do Finlandês até ai tudo bem, era só devolver a posição e tentar novamente no longo circuito de 7 km.



O inglês fez isso e devolveu a dita cuja-porém se aproveitando de estar um puco mais rápido que a Ferrari pois fez o traçado correto e saiu mais lento é claro- pegou o vácuo(ausência de ar) jogou do lado e contornou a outra curva La Source(a primeira depois da linha de chegada) a frente do finlandês. O Kimi tentou recuperar mas não conseguiu, teve que abandonar a prova já que bateu na mureta de proteção do circuito. Felipe Massa que vinha logo atrás cruzou a linha de chegada em segundo e Nick Heidfeld(BMW) em terceiro.Com a punição Hamilton caiu para terceiro, Heidfeld para segundo e Felipe para primeiro. Mas o maior prejudicado mesmo foi o campeão Kimi já que com a soma de 10 pontos da vitória poderia entrar mais próximo da briga pelo título.
A BMW e a Renault estão de parabéns pois foram muito astutos em trocar os pneus slick pelos os intermediarios assim possibilitaram a Nick Heidfeld(BMW) e Alonso(Renault) a conquistarem o terceiro(ápos a punição do inglês herdou a segunda colocação) e quarto lugares respectivamente e nos presenteando com belas ultrapassagens sobre os concorrentes que lutavam em se manter na pista molhada com pneus para pista seca.


Na F-Indy o campeonato chegou ao seu final, e que se sagrou o campeão foi Neozalândes Scoot Dixon da equipeChip Ganassi. O brasileiro Hélio Castro Neves o "Helinho" foi o vice campeão.No último GP do ano em Chicago disputado em circuito oval, quem fechou o campeonato com chave de ouro foi o nosso Helinho com uma diferença acreditem de apenas 04 cm em relação ao segundo colocado Dixon. A F-Indy é realmente a fórmula da emoção tudo isso ocorreu a 360 Km/h a um palmo de distância lateral de roda com roda. Dixon(Ganassi) campeão com 646 pontos, Helinho(Penske) 629 e Tonny Kannan(Andretti Gren) em terceiro com 546.


O Kart Baiano vem num bom momento.O campeonato contará com seis etapas,quatro disputadas no Kartódromo Ayrton Senna no munícipio de Lauro de Freitas distante 30 Km de Salvador e duas em Vitória da Conquista esta um pouco mais distante, 509 Km da capital(Salvador).
As entradas são gratuitas e quem não viu vá ver,garanto que vocês vão se surpreender com a velocidade dessas máquinas, que podem chegar a 120Km/h, pois emoção é que não falta e sem contar que é no Kart que a grande maioria dos pilotos aprendem os macetes da pilotagem e onde se revelam talentos(Senna, T.Kannan, Barrichello etc.).

Comentários

GP AUSTRÁLIA DE FÓRMULA 1

GUIA DA FÓRMULA 1 2024

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI
#192 Toda a F1 pergunta o que houve com a Red Bull

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 20 : STOCK CAR 2023, CORRIDA 2, ETAPA FINAL (INTERLAGOS, S

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 20 : STOCK CAR 2023, CORRIDA 2, ETAPA FINAL (INTERLAGOS, S
Clique na imagem e assista a etapa final

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23
Clique na imagem e assista no You Tube

CINEMA NO BLOG: O FANTÁSTICO PATINHO FEIO