domingo, 26 de outubro de 2008

CORRIDA DE CAMINHÃO


Acreditem! O Brasil tornou-se o país da velocidade, pois temos os mais variados campeonatos nacionais e regionais, com grid cheios, arquibancadas lotadas e patrocinadores fortes, o automobilismo se tornou uma grande vitrine do mercado nacional e internacional.


As corridas de caminhões no Brasil são conhecidas como Fórmula Truck e os direitos de transmissão pertecem a Rede Bandeirantes de Televisão. A história da categoria começou em 1987 quando o caminhoneiro santista Aurélio Batista Félix e Francisco Santos resolveram implementar um novo tipo de corrridas: o de caminhão. O local escolhido para a prova de exibição foi no circuito de Cascavel, no Paraná porém um acidente fatal durante a prova de exibição esfriou os planos dos idealizadores. Em 1990 o então Aurélio convidou alguns amigos para exibir o caminhão que ele mesmo construiu, o Francisco ficou abalado com o acontecido e abandonou o projeto.A exibição foi no circuito de Interlagos e assim estaria marcando de vez o nascimento da F-Truck. Em 1995 o mesmo AurélioBatista criou a ANPPC(Associação Nacional dos Proprietário e Pilotos de Caminhão).


O local escolhido para a primeira prova foi em Cascavel (a mesma do acidente fatal) e contava com sete pesos pesados e tinha público acima de 20 mil pessoas. No final desse mesmo ano o grid já contava com 13 caminhões.Em 1996 a CBA(Confederação Brasileira de Automobilismo) homologou o calendário e definiu as regras para o campeonato. O vencedor da primeira prova oficial foi o Renato Martins, que ao final da temporada se tornou o primeiro campeão da novissíma F-Truck pilotando um modelo da marca Scania.


Agora sobre F-1: O Grande Prêmio da Bélgica no circuito de Spa-Francorchamps é sempre um desafio a mais para pilotos e engenheiros, pois achar um ajuste legal nas subidas e descidas de Spa não é nada fácil.Imaginem vocês aí como deve ser para um piloto fazer a curva Eua Roge (a primeira depois da linha de chegada) a mais de 315 km/h! O camarada que esta ali sentadinho inicia a curva em subida na forma de um S e não vê o final da mesma , é realmente espetacular.

A prova deste ano foi vencida por Hamilton da McLaren mas sua alegria duraria menos de três horas ápos o encerramento do GP já que a FIA(Federação Internacional de Automobilismo) puniu-o em 25 segundos devido a ultrapassagem sobre o Kimi Haikkonen da Ferrari que até então era o primeiro colocado. Explico: a três voltas do encerramento da prova de um total de 53, todos os pilotos usavam pneus slick(pista seca), porém uma chuva bem fininha resolveu dar o ar de sua graça. O astuto Lewis decidiu partir para cima do campeão Raikkonen para tomar-lhe a posição,daí lado a lado na chicane Bus Stop Hamilton resolveu atacar, ficou por fora do traçado e para não bater foi obrigado a cortar caminho, e saiu a frente do Finlandês até ai tudo bem, era só devolver a posição e tentar novamente no longo circuito de 7 km.



O inglês fez isso e devolveu a dita cuja-porém se aproveitando de estar um puco mais rápido que a Ferrari pois fez o traçado correto e saiu mais lento é claro- pegou o vácuo(ausência de ar) jogou do lado e contornou a outra curva La Source(a primeira depois da linha de chegada) a frente do finlandês. O Kimi tentou recuperar mas não conseguiu, teve que abandonar a prova já que bateu na mureta de proteção do circuito. Felipe Massa que vinha logo atrás cruzou a linha de chegada em segundo e Nick Heidfeld(BMW) em terceiro.Com a punição Hamilton caiu para terceiro, Heidfeld para segundo e Felipe para primeiro. Mas o maior prejudicado mesmo foi o campeão Kimi já que com a soma de 10 pontos da vitória poderia entrar mais próximo da briga pelo título.
A BMW e a Renault estão de parabéns pois foram muito astutos em trocar os pneus slick pelos os intermediarios assim possibilitaram a Nick Heidfeld(BMW) e Alonso(Renault) a conquistarem o terceiro(ápos a punição do inglês herdou a segunda colocação) e quarto lugares respectivamente e nos presenteando com belas ultrapassagens sobre os concorrentes que lutavam em se manter na pista molhada com pneus para pista seca.


Na F-Indy o campeonato chegou ao seu final, e que se sagrou o campeão foi Neozalândes Scoot Dixon da equipeChip Ganassi. O brasileiro Hélio Castro Neves o "Helinho" foi o vice campeão.No último GP do ano em Chicago disputado em circuito oval, quem fechou o campeonato com chave de ouro foi o nosso Helinho com uma diferença acreditem de apenas 04 cm em relação ao segundo colocado Dixon. A F-Indy é realmente a fórmula da emoção tudo isso ocorreu a 360 Km/h a um palmo de distância lateral de roda com roda. Dixon(Ganassi) campeão com 646 pontos, Helinho(Penske) 629 e Tonny Kannan(Andretti Gren) em terceiro com 546.


O Kart Baiano vem num bom momento.O campeonato contará com seis etapas,quatro disputadas no Kartódromo Ayrton Senna no munícipio de Lauro de Freitas distante 30 Km de Salvador e duas em Vitória da Conquista esta um pouco mais distante, 509 Km da capital(Salvador).
As entradas são gratuitas e quem não viu vá ver,garanto que vocês vão se surpreender com a velocidade dessas máquinas, que podem chegar a 120Km/h, pois emoção é que não falta e sem contar que é no Kart que a grande maioria dos pilotos aprendem os macetes da pilotagem e onde se revelam talentos(Senna, T.Kannan, Barrichello etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

TV MOTOR

TV MOTOR
DEPOIMENTO DE FELIPE NARS SOBRE SUA CARREIRA

TV MOTOR

PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

IMAGEM DA SEMANA - EQUIPE BAHIA RACING CAMPEÃ DO ENDURANCE 6H. NO KARTÓDROMO PALADINO (JOÃO PESSOA)

IMAGEM DA SEMANA - EQUIPE BAHIA RACING CAMPEÃ DO ENDURANCE 6H. NO KARTÓDROMO PALADINO (JOÃO PESSOA)
Parabéns aos pilotos Diego Freitas, Euvaldo Luz, Victor Luz e Armando Duran!

POLÊMICA DA SEMANA - HALLO NÃO!

HALO NÃO! RIO (gente doida) – Aí que fico algumas horas longe do computador e a FIA decide que será o Halo a proteção de cockpit a ser adotada na F-1 no ano que vem. O Shield, testado por Vettel no fim de semana de Silverstone, foi reprovado em menos de uma volta — o piloto ficou tonto e enjoado.


Como a FIA quer alguma coisa em 2018, resolveu partir para algo que foi bem testado no ano passado.


Acho uma aberração estética. Acho que não impediria a mola de atingir a testa de Massa. Acho que que não salvaria Bianchi. Acho que não serve para muita coisa, exceto para o caso de um pneu voar sobre a cabeça de um piloto. Algo que, convenhamos, não tem acontecido com frequência.


Fonte de pesquisa e reprodução: Blog do Flavio Gomes


VÍDEOS INTERESSANTES, EDIÇÃO Nº 25 - FABRICAÇÃO DE UM F-1

GP COMPLETO

*

GP ITÁLIA 1992, MONZA

A 6ª edição do nosso quadro "GP Completo", traz o charmoso e clássico GP Itália, pista "velha" e que traz fortes emoções em qualquer ano que seja disputado. O ano é 1992, as Williams-Renault eram os carros a serem perseguidos pelos adversários, a dupla de pilotos era formada por Nigell Mansell e Ricardo Patrese, que corria em casa.

CINEMA NO BLOG

CINEMA NO BLOG

EM CARTAZ

EM CARTAZ

ECURRALADO

CARINHA DO BLOG (TRISTE)

CARINHA DO BLOG (TRISTE)

O número 13 parece não dá sorte mesmo, pois bem, foi o que aconteceu com o Oreca nº 13 da Rebellion Racing, pilotado por Nelsinho Piquet, Mathias Beche e David Heinemeier-Hansson, eles tinham conquistado o segundo lugar da classe LMP2 e o terceiro posto geral.


Mas a equipe teve que fazer um reparo no motor de arranque e por isso abriram um buraco no carro ao qual danificou uma das homologações, ferindo assim o regulamento. E daí a punição. lamentável!!!

DEDICATÓRIAS

DEDICATÓRIAS
Poster autografado (por Nelson Piquet) para o blogueiro Claudio Heliano

'

'
Poster autografado (por Nigel Mansell) par ao blogueiro Claudio Heliano

'

'
Autografada por Luiz Razia