domingo, 26 de outubro de 2008

CORRIDA DE CAMINHÃO


Acreditem! O Brasil tornou-se o país da velocidade, pois temos os mais variados campeonatos nacionais e regionais, com grid cheios, arquibancadas lotadas e patrocinadores fortes, o automobilismo se tornou uma grande vitrine do mercado nacional e internacional.


As corridas de caminhões no Brasil são conhecidas como Fórmula Truck e os direitos de transmissão pertecem a Rede Bandeirantes de Televisão. A história da categoria começou em 1987 quando o caminhoneiro santista Aurélio Batista Félix e Francisco Santos resolveram implementar um novo tipo de corrridas: o de caminhão. O local escolhido para a prova de exibição foi no circuito de Cascavel, no Paraná porém um acidente fatal durante a prova de exibição esfriou os planos dos idealizadores. Em 1990 o então Aurélio convidou alguns amigos para exibir o caminhão que ele mesmo construiu, o Francisco ficou abalado com o acontecido e abandonou o projeto.A exibição foi no circuito de Interlagos e assim estaria marcando de vez o nascimento da F-Truck. Em 1995 o mesmo AurélioBatista criou a ANPPC(Associação Nacional dos Proprietário e Pilotos de Caminhão).


O local escolhido para a primeira prova foi em Cascavel (a mesma do acidente fatal) e contava com sete pesos pesados e tinha público acima de 20 mil pessoas. No final desse mesmo ano o grid já contava com 13 caminhões.Em 1996 a CBA(Confederação Brasileira de Automobilismo) homologou o calendário e definiu as regras para o campeonato. O vencedor da primeira prova oficial foi o Renato Martins, que ao final da temporada se tornou o primeiro campeão da novissíma F-Truck pilotando um modelo da marca Scania.


Agora sobre F-1: O Grande Prêmio da Bélgica no circuito de Spa-Francorchamps é sempre um desafio a mais para pilotos e engenheiros, pois achar um ajuste legal nas subidas e descidas de Spa não é nada fácil.Imaginem vocês aí como deve ser para um piloto fazer a curva Eua Roge (a primeira depois da linha de chegada) a mais de 315 km/h! O camarada que esta ali sentadinho inicia a curva em subida na forma de um S e não vê o final da mesma , é realmente espetacular.

A prova deste ano foi vencida por Hamilton da McLaren mas sua alegria duraria menos de três horas ápos o encerramento do GP já que a FIA(Federação Internacional de Automobilismo) puniu-o em 25 segundos devido a ultrapassagem sobre o Kimi Haikkonen da Ferrari que até então era o primeiro colocado. Explico: a três voltas do encerramento da prova de um total de 53, todos os pilotos usavam pneus slick(pista seca), porém uma chuva bem fininha resolveu dar o ar de sua graça. O astuto Lewis decidiu partir para cima do campeão Raikkonen para tomar-lhe a posição,daí lado a lado na chicane Bus Stop Hamilton resolveu atacar, ficou por fora do traçado e para não bater foi obrigado a cortar caminho, e saiu a frente do Finlandês até ai tudo bem, era só devolver a posição e tentar novamente no longo circuito de 7 km.



O inglês fez isso e devolveu a dita cuja-porém se aproveitando de estar um puco mais rápido que a Ferrari pois fez o traçado correto e saiu mais lento é claro- pegou o vácuo(ausência de ar) jogou do lado e contornou a outra curva La Source(a primeira depois da linha de chegada) a frente do finlandês. O Kimi tentou recuperar mas não conseguiu, teve que abandonar a prova já que bateu na mureta de proteção do circuito. Felipe Massa que vinha logo atrás cruzou a linha de chegada em segundo e Nick Heidfeld(BMW) em terceiro.Com a punição Hamilton caiu para terceiro, Heidfeld para segundo e Felipe para primeiro. Mas o maior prejudicado mesmo foi o campeão Kimi já que com a soma de 10 pontos da vitória poderia entrar mais próximo da briga pelo título.
A BMW e a Renault estão de parabéns pois foram muito astutos em trocar os pneus slick pelos os intermediarios assim possibilitaram a Nick Heidfeld(BMW) e Alonso(Renault) a conquistarem o terceiro(ápos a punição do inglês herdou a segunda colocação) e quarto lugares respectivamente e nos presenteando com belas ultrapassagens sobre os concorrentes que lutavam em se manter na pista molhada com pneus para pista seca.


Na F-Indy o campeonato chegou ao seu final, e que se sagrou o campeão foi Neozalândes Scoot Dixon da equipeChip Ganassi. O brasileiro Hélio Castro Neves o "Helinho" foi o vice campeão.No último GP do ano em Chicago disputado em circuito oval, quem fechou o campeonato com chave de ouro foi o nosso Helinho com uma diferença acreditem de apenas 04 cm em relação ao segundo colocado Dixon. A F-Indy é realmente a fórmula da emoção tudo isso ocorreu a 360 Km/h a um palmo de distância lateral de roda com roda. Dixon(Ganassi) campeão com 646 pontos, Helinho(Penske) 629 e Tonny Kannan(Andretti Gren) em terceiro com 546.


O Kart Baiano vem num bom momento.O campeonato contará com seis etapas,quatro disputadas no Kartódromo Ayrton Senna no munícipio de Lauro de Freitas distante 30 Km de Salvador e duas em Vitória da Conquista esta um pouco mais distante, 509 Km da capital(Salvador).
As entradas são gratuitas e quem não viu vá ver,garanto que vocês vão se surpreender com a velocidade dessas máquinas, que podem chegar a 120Km/h, pois emoção é que não falta e sem contar que é no Kart que a grande maioria dos pilotos aprendem os macetes da pilotagem e onde se revelam talentos(Senna, T.Kannan, Barrichello etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

TV MOTOR

TV MOTOR

ESPECIAL FAMÍLIA PIQUET - EPISÓDIO 3 - MOTORSPORT.COM BRASIL

PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

IMAGEM DA SEMANA - PEDRO PIQUET VIBRA COM PRIMEIRA VITÓRIA NA GP3

IMAGEM DA SEMANA - PEDRO PIQUET VIBRA COM PRIMEIRA VITÓRIA NA GP3
Julho 2018

Pedro Piquet celebrou sua primeira vitória na GP3, obtida na segunda corrida da quarta etapa do campeonato, disputada no circuito de Silverstone no último domingo (8). O piloto liderou um pódio dominado pela equipe Trident após superar o francês Giuliano Alesi na largada e pontear todas as 15 voltas da corrida disputada no interior da Inglaterra. O resultado ainda colocou o brasileiro no top-5 do campeonato, objetivo traçado antes da rodada dupla.


Fonte de pesquisa e reprodução: racingonline


POLÊMICA DA SEMANA - PILOTO DA F-2 É SUSPENSO APÓS "DIA DE FÚRIA" EM SILVERSTONE

POLÊMICA DA SEMANA - PILOTO DA F-2 É SUSPENSO APÓS "DIA DE FÚRIA" EM SILVERSTONE
Julho 2018

Santino Ferrucci, piloto protegido da Haas, recebe gancho de quatro provas após bater no parceiro de equipe e guiar pelo paddock segurando um celular


Piloto júnior da Haas na F1, Santino Ferrucci recebeu quatro corridas de suspensão da F2 após colidir com seu companheiro de equipe Arjun Maini ao fim da etapa de domingo, em Silverstone.


Ferrucci bateu na traseira de seu colega de Trident na volta de retorno aos boxes após a bandeirada.


Pelo incidente, ele recebeu uma multa de 60 mil euros e foi banido das próximas duas rodadas, em Hungaroring e Spa.


Além disso, o americano foi visto guiando sem uma luva entre os paddocks da F2 e F1, o que não é permitido. Nesta mão, ele foi visto segurando um telefone, e, por essas duas infrações, ele recebeu uma multa de 6 mil euros.


Ferrucci também foi visto forçando Maini, que também é protegido da Haas, para fora da pista na curva 4 na prova de domingo, sendo desclassificado da corrida.


A dupla também havia batido na corrida de sábado, sendo que Ferrucci recebeu uma punição por ter forçado Maini para fora da pista.


Gunther Steiner, chefe da equipe Haas na F1, confirmou que investigaria o incidente envolvendo seu pupilo.


“Estou ciente do incidente. Eu o vi na TV quando a corrida estava sendo mostrada. Não percebi, não ouvi o áudio, mas eu estava ciente de que havia problemas”, comentou.


“Eu disse que não vou lidar com isso hoje. Vou lidar durante a semana, então terei mais informações. Estou ciente de que algo aconteceu, mas, no momento, não tenho informações suficientes para comentar.


” Em sua conta no Twitter, a equipe Trident expressou apoio a Maini, acusando Ferrucci de “falta de espírito esportivo e, acima de tudo, com um comportamento não civilizado” por parte do piloto e de seu pai. Além disso, o time também disse que seus advogados lidarão com as implicações contratuais do ocorrido.


Fonte de pesquisa e reprodução: motorsport.com


GP COMPLETO

GP COMPLETO

VÍDEOS INTERESSANTES, EDIÇÃO Nº 26 - ENTREVISTA COM FELIPE MASSA, NA "MURETA COM RUBITO"

GP INGLATERRA 2005

CINEMA NO BLOG

CINEMA NO BLOG

EM CARTAZ

EM CARTAZ

SALVEM-SE QUEM PUDER - RALLY DA JUVENTUDE

BLOG NA TV - APAIXONADO POR F-1

BLOG NA TV - APAIXONADO POR F-1
GP Road America, F-Indy 2018

PROMOÇÕES/ CONCURSOS/ DINÂMICAS

SÉRGIO JIMENEZ - PILOTO STOCK CAR, VAI SORTEAR UM PAR DE ÓCULOS PARA OS FÃS QUE O ESCOLHEREM NO HER

SÉRGIO JIMENEZ - PILOTO STOCK CAR, VAI SORTEAR UM PAR DE ÓCULOS PARA OS FÃS QUE O ESCOLHEREM NO HER
Clique na imagem e saiba como participar.

MUNDIAL PILOTOS F1 2018

MUNDIAL  PILOTOS F1 2018

CLASSIFICAÇÃO APÓS GP INGLATERRA


1º Vettel, 171






2º Hamilton, 163





3º Raikkonen, 116



4º Ricciardo, 106



5º Bottas, 104
6º Verstappen, 104





7º Hulkenberg, 42





8ºAlonso, 40



9° Magnussen, 39



10º Sainz, 28



11º Ocon, 25





12º Perez, 24





13° Gasly, 18





14º Leclerc, 13





15º Grosjean, 12




16º Vandoorne, 8






17º Stroll, 4







18º Ericsson, 3





19º Brendon, 1



20º Sirotkin, 0






MUNDIAL CONSTRUTORES F1 2018

MUNDIAL CONSTRUTORES F1 2018
Classificação após GP Inglaterra



1º Ferrari: 287 pontos





2º Mercedes: 267





3º Red Bull- Tag Heuer: 199

















4º Renault: 70




5º Hass-Ferrari: 51





6º Force India-Mercedes: 49







7º McLaren-Renault : 48













8º Scuderia Toro Rosso-Honda: 19




9º Sauber-Ferrari: 16











10° Williams-Mercedes: 4