BANDEIRAS

As bandeiras no mundo automobilistico tem um significado importantíssimo, são elas que transmitem as mensagens para os pilotos de uma forma clara e objetiva, independente da nacionalidade ou idioma na qual está sendo realizado o evento, pois as mesmas são padronizadas internacionalmente. As bandeiras são divididas em cores: amarela, vermelha, preta, branca, preta e branca, verde,azul, quadriculada, preta com símbolo laranja, amarelo e vermelho listrado.Para que o amigo leitor possa compreende-las, vamos esclarecer cada uma.

Amarela: Perigo na pista, diminua a velocidade. Proibido ultrapassagens num determinado setor ou em todo o circuito.

Vermelha: Prova ou treino interrompidos. Podendo ser temporariamente ou em defenitivo

Preta: Piloto desclassificado. O mesmo terá que se dirigir aos boxes.

Branca: Indicação de última volta ou se tiver com as indicações “SC” significa dizer que tem Safety Car na pista(carro guia ou madrinha).

Preta e branca: Piloto com condução anti-esportiva.

Verde: Pista livre, competição iniciada ou reiniciada

Azul: Se estiver parada significa dizer que algum piloto rápido se aproxima, se for agitada facilitar ultrapassagem. Serve mais para alertar que o piloto está para tomar uma volta dos líderes.

Quadriculada: Final da competição.

Preta com círculo laranja: Piloto com avarias no carro, se estiver representado perigo a outros pilotos terá que ir aos boxes para uma posssível avaliação.

Amarelo e vermelha listrada: Sujeira na pista (oleo, água, areia, pedaços do carro, etc.).

No GP Hungáro que corresponde a 11ª etapa do mundial de F-1 senti uma mistura de alegria e tristeza que há muito tempo não me invadia, confesso para vocês que uma das últimas vezes aconteceu quando Barrichello era da Ferrari. A largada extonteante saindo como saiu decidido, com coragem e muita garra permitiu que ele saisse da terceira posição do grid para a primeira, disputando lala a lado com Hamilton que sairia vitorioso. Daí para frente foi só alegria e não tinha mais para ninguém o Felipe liderou com maestria e sabedoria dignos de um campeão mundial. Mas a três voltas do fim da competição, ou seja, 13.143 metros, o motor de seu bólido “abriu o bico”.Inconsolado despede-se do seu vermelhão (carro) e mesmo de capacete era posssível perceber seus olhos marejados.Esquenta não amigão,sua hora vai chegar e você mais do que nunca vai ser Campeão Mundial. A vitória caiu direitinho no colo do Heikki Kovalainen piloto da McLaren que eufórico desabafou. ” Fiquei muito feliz com a primeira vitória, mesmo sabendo que tive muita sorte para vencer.Massa e Kimi estavam muito rápidos e poderiam ter conseguido um resultado melhor, mas tudo deu certo para mim.Desejava uma vitória há muito tempo pois sempre sonhei ser um piloto de F-1 e lutei muito para isso.Agora espero que esta tenha sido a primeira de muitas”. O outro piloto da McLaren, Hamilton, terminou na 5ª colocação, poderia até ter vencido a corrida, mas um furo no pneu dianteiro esquerdo na 41º volta o fez desistir de brigar por um pódio. Piquet mais uma vez entra na zona de pontos, terminado a prova na 6º colocação.Barrichello após fazer uma boa largada no ínicio da competição saindo de 17º para a 13º colocação e de ter enfrentado problemas durante os pit stops(principio de incêndio) conclui a prova num horrível último lugar(16º).Nakajima da Williams e Bourdais da STR também tiveram problemas com as bombas de combustível da fabricante Technique(única fornecedora).O pódio terminou com: Kovalainen(1º), Timo Glock(2º) e Raikkonen(3º).

ACONTECEU

Helio Castro Neves o “helinho” da equipe Penske venceu pela primeira vez nessa temporada uma etapa da F-Indy.O feito foi na 14º etapa do mundial no GP de Sonoma na California,EUA.Restam agora duas etapas para o fim do campeonato e o brasileiro tem chances reais de trazer o caneco de campeão da categoria.Atualmente é o vice lider com 533 pontos contra 576 do primeiro colocado o Neozelândes Scot Dixon da Ganassi.A pontuação da F-Indy é bastante diferenciada da F-1,vejam só: 1º 50; 2º 40; 3º 35; 4º 32; 5º 30; 6º 28; 7º 26; 8º 24; 9º 22; 10º 20; 11º 19; 12º 18; 13º 17; 14º 16; 15º 15; 16º 14; 17º 13; 18º 12; 19-33º 10 pontos.Ainda se contabiliza três pontos extras para o piloto que liderar o mair número de voltas.

CURIOSIDADES

Raul Boesel piloto brasileiro que disputou algumas provas nas temporadas de 1982 e1983 pelas equipes March e Ligier. Sua melhor colocação foi um sétimo lugar no GP dos EUA em 1983

Comentários

GP AUSTRÁLIA DE FÓRMULA 1

GUIA DA FÓRMULA 1 2024

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI
#192 Toda a F1 pergunta o que houve com a Red Bull

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 20 : STOCK CAR 2023, CORRIDA 2, ETAPA FINAL (INTERLAGOS, S

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 20 : STOCK CAR 2023, CORRIDA 2, ETAPA FINAL (INTERLAGOS, S
Clique na imagem e assista a etapa final

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23
Clique na imagem e assista no You Tube

CINEMA NO BLOG: O FANTÁSTICO PATINHO FEIO